ITI negocia inclusão da ICP-Brasil nos navegadores Web
O Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) tem buscado os fornecedores de navegadores da internet (browsers) para inclui-los na cadeia de certificação da ICP-Brasil. Isso porque os navegadores trazem em sua instalação original um conjunto de certificados de autoridades reconhecidas em todo o mundo, mas ainda não possuem o certificado da AC Raiz e os de suas Autoridades Certificadoras subseqüentes.
A proposta está sendo negociada com quatro fornecedores de navegadores: Microsoft (Internet Explorer), Fundação Mozilla (Firefox), Apple (Safari) e Opera Software (Opera).
Desde junho, o ITI está em contato com esses fornecedores, sendo que o assunto está mais adiantado com a Microsoft e a Fundação Mozilla. Cada um dos fornecedores tem um conjunto de regras específico. A Microsoft já incluiu em seu browser, há cerca de dois anos, o primeiro certificado da AC Raiz que tem vigência até 2011. O pedido, dessa vez, é para atualização do navegador pelo novo certificado da AC Raiz. A Fundação Mozilla também aceitou receber o pedido. Ambas estão em processo de análise.
Já a Opera Software e a Apple estão em processo de negociação com o ITI para, depois, poderem receber o pedido e analisarem. Além disso, fornecedores de outros produtos, como Adobe e Sun (Java) estão interessados em adotar o certificado da AC Raiz e, portanto, já foi iniciado o processo. (via softwarelivreparana.org.br)
Saiba mais (softwarelivreparana.org.br).