Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


iPod Shuffle sem iTunes

“Com o lançamento do iPod Shuffle de 2GB (nova geração) alguns novos compradores podem ficar frustados ao descobrir que muitos programas nativos do Linux não funcionam com ele, ou podem até mesmo danificar seu firmware, sendo necessário consertá-lo pelo iTunes. A solução que eu encontrei foi utilizar o script em Python iPod Shuffle Database Builder. Simplesmente copie as músicas para o aparelho e execute o script!”

Enviado por Marcus VBP (marcusviniciusbpΘgmail·com) – referência (marcusvbp.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-04-04

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Isaac (usuário não registrado) em 4/04/2008 às 6:34 pm

    Prefiro mil vezes meu tocador mp4 xing-ling da Powerpack ao IPod “caixa-preta” da Apple.
    Conecto ele no Mandriva via usb, na mesma hora é reconhecido e passo as músicas para ele através do Amarok.
    Simples, fácil e direto.

    Na verdade, nós, usuários de software livre, devemos evitar comprar iPods, MP3 players, MP4 players e dispositivos similares, pelo fato do formato da mídia armazenada ser proprietário. Se usarmos tais aparelhos, estaremos nos contradizendo e indo conta a Liberdade que tanto zelamos. Infelizmente, ninguém ainda fez um ogg player ou algum dispositivo que reproduza formatos livres e, portanto, devemos resistir à tentação de comprar esses dispositivos fabricados pelos – como diria Stallman – cúmplices do inimigo.

    Na verdade só o nome que andam dando por ai eh mp4, mp3, na verdade poderiamos chamar de player multimidia mas sabe como é né….o meu xing-ling toca ogg com perfeição.

    Se eu não me engano, o modelo mais comum desses MP3 Players ching ling toca ogg vorbis. Procurem no Mercado Livre por “ogg” e verão que tem um monte deles pra vender, é o modelo mais barato e vem em diversas cores, de um fabricante genérico.

    É um modelo que tem em todo lugar e é vendido em supermercados com diversos nomes. Alguém aí teria um desses e poderia dizer se ele realmente toca ogg vorbis? Nos anuncios do ML os vendedores dizem que sim.

    E eu compraria um iPod, sem peso na consciência: A bateria dura bem mais e a auto-equalização (também devido a qualidade dos fones de ouvido) que ele proporciona das músicas, sempre na medida certa, fazem o produto valer muito a pena. Os deméritos ficam por conta do sincronismo “oficial” só com o iTunes e o preço.

    Agora, quem já viu o código de fonte dos players xing-ling? Tão caixas-pretas quanto um iPod, com a vantagem de serem mais compatíveis a outros formatos. E a maioria roda Ogg Vorbis. Senti frésias de contradição no ar.

    bebeto-maya (usuário não registrado) em 4/04/2008 às 11:45 pm

    É uma vergonha por parte da Apple, isso sim. Enquanto interopeabilidade tem sido o mote mesmo dos inimigos do Linux, aka Microsoft, a Apple lança produtos fechados e incompatíveis, mesmo utilizando como base de seus sistemas variantes do sólido Unix.

    Gostaria de lembrar a toda poderosa maçã, qe usuários de Linux podem ter alto poder aquisitivo, e constituem um público razoável em outros países, que não os EUA.

    Você tem um iPod Shuffle que não carrega mais a bateria e agora, não passa de uma pendrive?
    Pois é. Realmente, não há como trocar a bateria, segundo confirmação da assessoria da Apple. O que é possível fazer é trocar o iPod inteiro, sob cobrança de reposição.

    Para isso, o usuário deve se dirigir ao Centro de Serviço Apple chamado ServComp, que fica em São Paulo. O técnico da empresa, Murilo Leite, informou que o conserto em caso de falha de software fica em 85 reais e a reposição do iPod branco, comprido e de 1 GB custa 397 reais.

    Nos Estados Unidos, o MP3 player custa 79 dólares e, se você não terá oportunidade de comprar fora do Brasil, saiba que aqui o iPod Shuffle de 1 GB custa 599 reais (o preço do de 512 MB é 459 reais, segundo o site da Apple).
    Fonte: UOL

    Isto é uma demonstração cabal de como somos tratados e de que não devemos comprar este lixo proprietário. Eu possuo um genérico de 4GB que toca Ogg (inclusive) e a bateria dura bem mais do que a destes do Sr. Jobs, sem dúvida.
    Morvan - Linux user 433640#

    Eu já faço diferente: tenho um xing-ling que toca ogg. Até agora não percebi nenhuma vantagem no iTunes. Eu mesmo às vezes somente monto a mídia, crio uma playlist com um comando find redirecionando pra um arquivo e executo a playlist com o mplayer. Quando preciso copiar um arquivo pro MP3, copio na base do cp mesmo. Nunca senti necessidade em utilizar o itunes.

    Mas que o ipod tem qualidade superior, ninguém pode negar. Mas boa parte de seu sucesso não veio da sua qualidade, mas sim por ser mais uma moda criada pela Apple.

    Ah, timm. Se não me engano, o firmware dos xing-lings (é o mesmo para todos, inclusive os “MP4″) é opensource. O link: http://www.s1mp3.org/ Só não sei se é um firmware “alternativo”, ou se é o original (falsificado X original?).

    O link: http://www.s1mp3.org/ Só não sei se é um firmware “alternativo”, ou se é o original (falsificado X original?)

    No meu manual do xing-ling da Foston (sim… veio um manual junto; sim, eu li o manual) se não me engano estava apontando exatamente esse site que você passou como lugar para atualizações de firmware. Porém eu nunca fiz.
    E ele toca Ogg Vorbis normalmente. O Foninho é de baixa qualidade, mas basta substituí-lo para ficar perfeito.

    Isso mesmo, Tenchi, Lucas_de_marchi e demais.
    O sítio informado por vocês é um repositório de FW de aparelhos, genéricos ou de grife. Tem ainda o PendriveNet, ótimo repositório para FirmWares e dicas de extração / gravação e o MP4Playerss, Dica de Recuperação de MP3/4 com Defeito. Esta página do sítio, apesar da lentidão, vale a pena, pois as instruções estão em bom português.
    Abraços,
    Morvan

Este post é antigo (2008-04-04) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.