Instalando o DBDesigner no Linux
“O DBDesigner é uma ferramenta visual integrada ao MySQL e de código aberto. Instalar e configurar essa ferramenta poderosa para o ambiente LAMP inicialmente me pareceu uma tarefa difícil, mas depois desse tutorial ficou mais simples!”
Enviado por Rafael Gomes (linux·rafaΘgmail·com) – referência (techfree.wordpress.com).
• Publicado por Augusto Campos em
2008-05-28
Há um fork d’ele no SourceForge:
http://sourceforge.net/project/showfiles.php?group_id=177293
Eu acho que nunca vi um programa tão útil e tão mal feito ao mesmo tempo.. bem paradoxal isto não acham?
Eu queria implementar um novo baseado em QGraphicsView e que se integrasse com o Migration do rails, mas o tempo é curto nestes tempos de TCC :P
Eu não vejo a hora do MySQL Workbench se tornar urilizável.
Tentem as ferramentas do MySQL http://dev.mysql.com/downloads/gui-tools/5.0.html
Faceis de instalar e funcionais. :)
“Eu não vejo a hora do MySQL Workbench se tornar urilizável.”
pode esperar sentado caro colega, já faz um bom tempo que isso era para ficar pronto e até agora nada
Achei que já tinham abandonado isso
Na verdade a versão para windows foi lançada a pouco tempo, a promessa é que a versão para linux seja lançada este ano.
DB designer, apesar de eu utilizar ele, esta bem defassado,
mas pensem pelo lado bom, a Mysql AB contratou o cara e daqui a pouco nos teremos as melhores ferramentas de modelagem de banco de dados para linux tambem
Esse tipo de ferramenta faz muita falta não existir alternativa no Linux. Onde trabalho, rodamos o Power Designer via Wine.
Como programo e kylix, entrei em contato tanto com a equipe quanto com o fork, mas nenhum respondeu. Mas o ideal seria mudarem pra alguma outra linguagem, já que o Kylix foi descontinuado há anos.
Concordo com tudo o que foi dito. Infelizmente até hoje eu ainda não vi uma ferramenta de modelagem de banco open-source realmente boa. Ficamos presos ao DBDesigner. Aqui onde trabalho o pessoal tem uns scripts que lêem o XML do DBDesigner e gera os DDL’s para diversos tipos de bancos (Oracle, Mysql, Postgre, etc…).
Alguém tem alguma sugestão de ferramenta de modelagem de banco Open Source ?
Pra acesso a dados eu utilizo o Squirrel SQL Client, que além de ser open-source, ainda suporta vários bancos (qualquer banco que tenha um driver JDBC).
Vocês já tentaram o Poseidon ou o visual-paradigm?
Talvez possam ser úteis.
Quando ao Kylix, por que não usar o FreePascal.org, xharbour.org ou xbasic.org?
Parece-me que o maior problema é estarmos atrás da “última linguagem”, a mais “atualizada” e não optarmos por uma Plataforma de desenvolvimento que nos atenda.
Tenho este problema agora, estou procurando por uma solução que seja duradoura, isto é, daqui a cinco anos, embora a linguagem possa estar “ultrapassada” e continuará a ser útil, e “não trocar” não seja um problema de mercado ou tecnológico para mim ou para os clientes.
Vocês já conheceram o http://www.cduce.org/ocaml.html?
Estou usando o MySQL Workbench, e apesar de pesado e não salvar o projeto em arquivo XML (e sim em formato binário), tem funcionado bem pros meus usos. Só senti falta da especialização das tabelas.
MySQL Workbench
é exatamente a continuação feita pela mysql AB do dbdesigner, ou seja foi feita pra subustitui-lo alem de contar com suporte de desenvolvimento do proprio pessoal que trabalha com o mysql, o que é uma grande vantagem,
ele ainda conta com plugins que podem ser inseridos apartir de scripts numa liguagem nossa brasileira de nacensa LUA
http://www.mysql.com/news-and-events/press-release/release_1500.html
aqui pra quem quiser ver que o Mysql Workbench tambem é open-source.
Só espero que a Sun não faça nenhuma bobeira com o mysql e estrague ele, de outro lado foi bom ela ter comprado a AB
Eu escrevi um post no meu blog ensinando a instalar e configurar o DBDesigner no Ubuntu 7.10 Gusty.
Confiram: http://blog.diogosantos.com/2008/05/instalando-dbdesigner4-no-ubuntu/
um abraço!
O componente de acesso a banco do DBDesigner não está atualizado para o MySQL 5. Por isso funções que acessam ao banco, como engenharia reversa, só funcionam se for criado um usuário com senha no padrão antigo de criptografia. Isto é frustrante… A ferramenta tem várias coisas legais, mas como foi descontinuado não é possível corrigir suas falhas… nem vale a pena trabalhar com uma linguagem morta (Kylyx).
“Vocês já tentaram o Poseidon ou o visual-paradigm?
Talvez possam ser úteis.”
São ferramentas de modelagem de objetos, e não de modelagem de dados.
“Quando ao Kylix, por que não usar o FreePascal.org, xharbour.org ou xbasic.org?”
O projeto está parado e portar pra qualquer um desses é quase o mesmo trabalho que desenvolver tudo em outra linguagem. É simples portar aplicativos pequenos, mas quando chega alguma coisa realmente complexas, nenhum deles conseguiu importar legal.
“Parece-me que o maior problema é estarmos atrás da “última linguagem”, a mais “atualizada” e não optarmos por uma Plataforma de desenvolvimento que nos atenda.”
O problema não é bem “não estar na última”, mas estar em uma linguagem descontinuada, cheia de bugs e com pouquíssimos usuários que ainda trabalham nela pra te dar algum apoio técnico se precisar. O Kylix utiliza a qt2 e possui vários bugs sérios que precisavam ser corrigidos. Era uma excelente ferramenta mas não “pegou” e foi descontinuado. A Borland não entendia do mercado Linux e não tinha dinheiro suficiente para bancar um projeto de longo prazo. Na época entrou em uma crise financeira muito grande e só não quebrou graças à MS.
“aqui pra quem quiser ver que o Mysql Workbench tambem é open-source.”
Sim, mas só tem versão Windows e roda em .NET 2.0
“Só espero que a Sun não faça nenhuma bobeira com o mysql e estrague ele, de outro lado foi bom ela ter comprado a AB”
A Sun inclusive abriu código que antes era fechado. Apesar das empresas ainda continuarem independentes, o driver JDBC do MySQL vem melhorando sensivelmente. Além disso, o NetBeans já vem com o opção de instalar uma versão do banco para desenvolvimento.
O próximo passo da Sun é treinamento e certificação, área que ela é forte e onde ganha dinheiro com ferramentas Open
Source.