Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Iniciativa da VIA para desenvolvimento de drivers para Linux

“A fabricante de semicondutores VIA acabou de anunciar uma iniciativa para fomentar o desenvolvimento de drivers de código aberto para Linux. Em conjunto com a comunidade Linux, a empresa quer garantir o funcionamento de recursos de aceleração 2D e 3D, bem como a reprodução de vídeos, em plataformas de hardware dotadas de processadores VIA.”

Enviado por Rafael Peregrino da Silva (rperegrinoΘlinuxmagazine·com·br) – referência (linuxmagazine.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-04-12

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Andre Caldas (usuário não registrado) em 12/04/2008 às 7:15 pm

    Eu, quando comprei meu último computador, não sei exatamente o que comprei… mas lembro que fiz questão de dizer ao vendedor: “só não quero nVidia”.

    Parabéns, VIA! Se a coisa for pra valer, realmente, eu certamente vou recomendar.

    Agora… acho que, por compatibilidade com o Kernel, a licença deve ser GPLv2. Espero que seja: GPLv2 ou posterior.

    André Caldas.

    Chegou tarde.

    A Via criou uma péssima reputação no mundo do FOSS e fora dele. Hoje em dia, ninguém que tenha conhecimento de hardware de PCs, em sã conciencia, recomenda os produtos da Via.

    Esse esforço para a criação de drivers livres tem que ser muito boa para encobrir os pecados do passado que a Via carrega.

    Hugo (usuário não registrado) em 13/04/2008 às 12:08 am

    Ja quando eu comprei foi o inverso, “quero nvidia!, quero algo bom e quero que cada transistor do hardware que paguei funcione no meu SO”, por isso uso o driver proprietario.

    Caso eu fizesse questao de usar drivers livres eu nao gastaria dinheiro em hardware para subutilizalo… uma Trident 9440 ja daria conta.

    MaxRaven (usuário não registrado) em 13/04/2008 às 6:55 am

    Semana passada me vi em uma encruzilhada, comprar um equipamento de baixo custo, mas ótimo custo x beneficio com chipset VIA ou um outro, com o mesmo preço, mas que tinha a esta relação bem desfavorável, acabei comprando o que usa o VIA, mas não foi por causa do seu chip gráfico. A muito tempo a VIA anunciou algo parecido que acabou não dando em nada, então vou esperar para ver, até pq, naquela época, teve gente falando que o problema real nem era a falta de drive em si, mas o projeto dos chips que eram ruins, como não entendo de fazer, só de usar, não posso afirmar, apenas esperar e torcer.

    Com a economia que fiz dá até para pegar uma Nvidia das mais baratas, ai dá para ter um pc para mais uns 5 anos sem upgrade :D

    Isaac (usuário não registrado) em 13/04/2008 às 9:27 am

    A Via era a “rainha da cocada preta” nos anos de 1999/2001, mas devido aos chipsets bugados dela (série KT), foi deixada de lado pelo mercado e a NVIDIA deu uma rasteira nela com o chipset NFORCE 2.
    Se não fosse por isso, acho que ela estaria mandando nesta área ainda.

    MaxRaven, agora você ofendeu os proprietários dos “computadores de cinco anos ou mais”,, incluindo eu… hauahu Ah não, o meu tem “quase cinco”… ;-)
    O problema é que o mercado de placas de vídeo realmente potentes já está definido: ou se compra ATI, ou Nvidia, ou Intel.
    Meu PC (este de quase cinco anos) tem uma placa-mãe PC-Chips (que nunca me deu trabalho!) e vídeo onboard da VIA. Quando eu usava Windows, conseguia até jogar vários jogos antigos com este vídeo onboard, como shogo, max payne, dentre outros, mas não tinha estes recursos 3d quando estava no Linux (uma Pro Savage DDR, driver savage). Ou seja: o problema era com os drivers mesmo. Se a VIA fizer mesmo isto que está propondo, será possível rodar até alguns joguinhos para linux nestas máquinas mais simples, com proc onboard que normalmente vem com o Vista SE… Sim, pq o nego vê lá os efeitos do compiz, ouve falar também que o Linux é mais leve que o Windows, e vai tentar rodar o compiz num micro com uma placa de vídeo destas… Conclusão: além de o Linux ser ruim, os seus usuários são um bando de mentirosos ;-)

    PS: há tempos eu coloquei uma placa nvidia no meu pc. Impossível usar uma placa via no Linux.

    Estou utilizando atualmente um notebook com placa via on-board. Está funcionando até legal, desde que não se exija muito dela. Tipo, Google Earth e outros, pois o drive que utilizo é o vesa. Para as demais funções, como internet, editor de textos, vídeos e música funciona legal. A minha placa é uma chrome9, mas acho que não é aceleradora não. Tomara que com os drivers próprios da via melhore a performance, que já é razoável.

    Isaac (usuário não registrado) em 13/04/2008 às 11:14 am

    Isto é verdade.
    Para quem usa Linux, a placa de vídeo tem que ser NVIDIA.
    Ninguém faz drivers melhores para Linux do que a NVIDIA (por enquanto).
    Os drivers NVIDIA têm desempenho quase igual ao do sistema do Bill Gayte$.
    Sei do que estou falando, pois sou ex-usuário da ATI.
    Vamos ver se a coisa melhora para o lado da Via.

    MaxRaven (usuário não registrado) em 13/04/2008 às 12:17 pm

    Tenchi, eu queria dizer que posso ter um pc para mais 5 anos sem me preocupar com nada, isso se não mudar td no caminho. O meu tem mais de 5 anos, só coloquei mais um pente de memória, meu Celerão 800 ainda está chutando muitas b… latas por ai :P

    Eu não jogo, meu jogo predileto só rodaria via Wine (Diablo1) e como já cansei de jogar, deixa ele lá na caixinha, então, tendo um suporte razoavel já ajudaria, mesmo sendo onboard, no meu pc tenho uma controladora SiS, outro treco feio de ver, fiz rodar um 3D basico no Xorg 6.X usando uns alternativos, mas como eles foram incorporados na serie 7.X nem precisa de mais nada, no máximo ajustar.

    Não dá para rodar compiz nem nada pesado, mas melhora o desempenho do sistema e é justamente esta minha bronca com o VIA, ele dá uma atravancada no sistema como um todo e espero que a escrita mude com esta iniciativa, mas no estilo São Tomé, só acredito depois de ver :p

    Minha placa mãe tem 6 anos (uma A7N-266VM) chipset nForce 1 (Ainda lembro quando a rede dava pau em 2003), meu processador 5 (um Atlhon XP 2600+) e de uns 2 anos pra cá, uma ATI 9600pro. No começo essa placa de vídeo era uma dor, mas de uns tempos pra cá os drivers da ATI melhoraram (Eu até jogo o True Combat: Elite) e como a ATI está liberando as especificações de todas as placas dela, acho que daqui a um ano eu vou poder jogar com o driver livre.

    A Nvidia que se cuide, com todo mundo liberando as especificações, o hardware dela será o menos indicado no futuro no Linux. Atualmente, eu recomendaria alguém comprar placa da ATI, pois os drivers já estão em desenvolvimento acelerado. Meu futuro PC (ano que vem, espero) será todinho AMD/ATI.

    MaxRaven (usuário não registrado) em 13/04/2008 às 7:39 pm

    Estava fazendo as contas aqui, oficialmente meu pc tem uns 7 anos, mas comprei usado, tinha um bem melhorzinho antes, usava uma radeon 9550 naquele, mesmo td mundo falando que era ruim, me dei bem com ela em diversas distros, mas a que se dava melhor a época era o kurumin, rodei UT, Quake e uns aplicativos graficos, mas logo me desfiz da maquina.

    Contudo hoje, com todas as noticias que tenho visto da AMD/ATI não me arriscaria não, demissões, CEO pedindo as contas, prejuízo direto, sem contar que está comendo poeira dos concorrentes, tenho medo por ela, até pq gostava dos processadores AMD (a anterior era um Atlhon XP TB), mas veja a concorrência, até a Nvidia está falando em lançar um produto nos moldes do EeePC, sem contar a Intel querendo passar o trator por cima de todo mundo.

    “Eu tenho medo!”
    Regina Duarte sobre AMD/ATI

    Fábio Rabelo (usuário não registrado) em 15/04/2008 às 8:54 pm

    Eu diria que muitos dos comentários não “pegaram na veia” do motivo pelo qual a VIA esta tomando esta atitude !
    Na verdade é muito simples, Mini notebooks, tipo eePC …
    A VIA tem uma familia completa de chips de baixo consumo que se adapta perfeitamente a esta aplicação, mas para que um notebook baseado nesta familia tenha sucesso é PRIMORDIAL que o suporte ao Linux seja perfeito !
    Neste exato momento o meu gateway/firewall/proxy/cobaia residêncial é baseado exatamente nesta familia da VIA, uma motherboard EPIA com duas placas de rede, um único slot PCI ( desnecessário, pois a própria motherboard já tem duas portas de rede !!! ) um processador Nehemia de 1 GHz e um monte de recursos muito interessantes no chipset, entre eles acelerador de criptografia ( de tira MUITO da carga da CPU principal e tem PLENO suporte ao Linux a muito tempo, desde o Kernel 2.6.12 !!! ) aceleração de multimedia ( MP2/3/4, ogg, Xvid/Divx e vários outros que tambem tem pleno suporte ao Linux desde o Kernel 2.6.14 ) e que consome apenas 7 watts NO MÁXIMO, o típico é de apenas 3 watts …
    O que faltava ?
    Exatamente o suporte à controladora de vídeo ( que é uma UniChrome8 ) e é exatamente isto que a VIA tentará com esta “nova” inciativa …
    Esperem o que vai acontecer com os drivers de Linux para estas placas VIA em bem pouco tempo … e principalmente espere este mini notebooks chegarem ao mercado !!!

Este post é antigo (2008-04-12) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.