InfoWorld: ReiserFS vai continuar, mesmo sem Hans Reiser
Leia também: Vídeo: Hans Reiser considerado culpado pelo assassinato de sua esposa.
A InfoWorld deu continuidade à cobertura sobre a condenação de Hans Reiser, consultando Alexander Lymin e Edward Shishkin, dois dos atuais desenvolvedores do ReiserFS. Eles foram diretos: “não há necessidade de drama”. O desenvolvimento do sistema de arquivos continua, embora com menos recursos disponíveis do que os envolvidos gostariam.
Saiba mais (informationweek.com).
• Publicado por Augusto Campos em
2008-05-02
Alguém aí esperava que dissessem: “Não, não vamos mais desenvolver o reiser nem recomendamos a ninguém utilizar um sistema de arquivos com o nome de um assassino. Ele provavelmente pode matar seu disco rígido”.
Por incrível que pareça, houve
ramaqueles que disseram que não iriam mais utilizar este sistema de arquivos.Eu uso – no desktop, nada profissional – o reiser desde que comecei a utilizar Linux, e este FS nunca me deu trabalho, tanto no desligamento indevido do sistema quando na questão de desempenho.
E, por falar nisso, chegaram a encontrar o corpo da mulher do Hans?
Eu pelo contrario tenchi, com a repercussão das noticias vi um artigo que comparava a velocidade entre o ext3 e ReiserFs e vi que em alguns aspectos a diferença e brutal em tempo de acesso, não tive duvida a próxima partição que criei foi ReiserFS….
desconsiderem o excesso de “vi” no comentário anterior hehe.
Talvez o Reiser não possa desenvolver na cadeia. Com isso, o sistema de arquivos pode perder o brilhantismo acrescido por seu idealizador.
Pensando em opções, o xfs parece uma boa. Aliás, foi o único que vi com suporte a quotas nativo em sí e tempo real. Aplicar quotas no reiserfs ou no ext3 é bastante problemático, uma vez que existe a necessidade de remontagem do sistema de arquivos para a leitura de consumo da quota. Não entendo porque o xfs é pouco comentado.
XFS não é tão comentado por causa de uma de suas características: ele usa extensivamente cache de escrita, só gravando quando há enchimento do bufeer ou solicitação explícita de SYNC. Isso implica que uma eventual queda do sistema sem SYNC implica em perda de dados. Por isso mesmo que o próprio sistema visa: se não usa nobreak, nem tenta usar :) . Agora, o XFS é rápido demais em escrita, justamente por isso.
Além disso, cada sistema tem um comportamento dependendo do tamanho dos arquivos que manipula, do número de arquivos em cada ponto da árvore, mais leitura ou mais escrita, entre outras. Não existe O sistema de arquivo, existe o sistema de arquivo que melhor se adequa à SUA necessidade.
Flávio
Deviam assassinar ambos.
Vejo vcs falando do reiser antigo. Existe hoje o reiser v4, que da um coro em qualquer outro com seu sistema de arvores B.
Mó pena, realmente to muito triste com isso ……..
FlavioMachado,
Nunca tive perda de dados com XFS em 5 máquinas nas quais instalei. Nunca usei nobreak.
Eu procurei em fórums antes de começar a usar o XFS, e todo mundo dizia que nunca tinha havido perda de dados com XFS, enquanto já tinha ocorrido perda com ReiserFS.
thotypous, se você acha que o XFS é seguro, continue usando… afinal o risco é seu. Mas que esse sistema de arquivos é menos inseguro que o ext3 e reiser isso é fato concreto, e não deveria ser utilizado por quem não tem fontes redundantes de energia.
Bem ! Eu também nunca tive problemas com o ReiserFS, considero um ótimo sistema de arquivos ! Boa velocidade, ótima integridade !!! Nunca utilizei o XFS embora esteja planejando testar o ZFS!
conforme segue !
http://youtube.com/watch?v=1zw8V8g5eT0
Pessoalmente a mensagem deixada seria ! LIBERTEM HANS REISER ! E APOIO AOS DESENVOLVEDORES RESTANTES !
ReiserFS, gosto realmente de usar esse sistema, rápido, seguro, já apaguei dados sem querer 2 vezes e dei um recover, recuperando tudo o que precisava… até onde sei não temos isso no EXT3 e de acordo com a palestra no FISL9, nem o EXT4 vai ter também… dados são coisas preciosas demais e não podemos se dar ao luxo de perder algo, mesmo que acidentalmente, tem que existir um jeito de “retroceder”.
o XFS parece ser bem legal também.. agora o que mais me deixa curioso é o FS que a Oracle está desenvolvendo para o Linux.
vale lembrar que o fs da oracle é para sistemas distribuidos.
Seria mesmo uma pena se o linux não poderia perder uma “killer application” como o ReiserFS… :-)
Ops, acabou indo errado.
Seria mesmo uma pena se o linux perdesse uma “killer application” como o ReiserFS… :-)
Vcs tão condenando o cara por ter matado a mulher dele, vcs não conhecem a mulher dele!
Quem está condenando ele?