InFog: Foto do Tux no boot das urnas eletrônicas
“Como sou mesário, liguei a urna e dei de cara com o Tux!
Acho que é meio difícil de explicar para os não envolvidos com o software livre a alegria de ver esse pingüim gordinho recebendo os votos em todo o Brasil. (via infog.casoft.info)
Saiba mais (infog.casoft.info).
• Publicado por Augusto Campos em
2008-10-08
tb sou mesario, gostei de ver o tux, mas queria quebrar a urna de raiva de trabalhar em nosso processo “democratico”.
Gustavo, eu também não acho muito legal levantar super cedo em um domingo para ir fazer esse trabalho, mas a visão do Tux foi bem legal =) (Depois foram quase 10 horas recebendo justificativas….)
InFog
Gostei muito de ver o linux sendo usado nas urnas, tb fui mesário.
Mas reparando na hora de ligar a urna, embora o SO seja linux e tendo visto o tux no boot… tenho quase certeza q vi alguma coisa no bootmanager relacionada com Windows CE … alguma pista do q seria? o boot manager eh proprietário? estranho…
Acredito que devemos aproveitar os anos restante do Presidente Lula, para exigir dele mais empenho no desenvolvimento do software Livre, pois sabemos que se a cambada dos capitalistas voltarem, tudo pode ir por agua abaixo. Devemos nos utilizar de todo canal de informação para pressionar também o Congresso Nacional, é claro!
Viva o TUX, Viva os mantenedores dos software livre, viva os hacker, viva a liberdade!
thiago,
Também tenho certeza de ter visto logo após ligar a urna a expressão “windows CE” no boot, mas logo sumiu e eu não ia ficar fazendo testes na urna. :)
Talvez seja justamente porque estão utilizando as mesmas urnas das eleições passadas.
Não modificaram o boot manager e ele continua reconhecendo como uma das opções de boot o windows CE, mas a padrão é linux.
Na minha cidade não tem segundo turno mas se alguém puder prestar atenção em sua cidade pra ver em que contexto exatamente aparece essa expressão seria interessante compartilhar.
Se for mesmo só configuração do boot manager, creio que para a próxima eleição (em dois anos) já resolvam.
@Jeronimo:
Linux != Comunista
http://geek.linuxman.pro.br/geek/fud
Eu como sou muito burro, esqueci de tirar fotos da minha.
Exatamente às 10h55m minutos, minha urna travou. No terminalzinho que fica na mão do mesário constava que o eleitor ainda estava votando, e no terminal grande tudo estava congelado.
Reinicializamos a urna (depois da autorização do juiz eleitoral) e então era possível consultar o processo de boot da pequenina.
Da primeira vez, ela travou ao esperar informações do “savd”. Não congelou, o cursor estava piscando e a tecla “Confirma” servia como enter, mas o processo ficou pendurado e não continuava o boot.
Do segundo reboot em diante, o processo de boot passava desse tal de savd, porém recebíamos um saudoso *KERNEL PANIC* em seguida.
Resultado ? Tivemos de trocar as urnas, depois de muito bafafá, fiscais enchendo o saco, eleitores xingando muito a gente e uma fila considerável se formando na porta da seção.
Foi engraçado :D
Depois disso nada aconteceu…
E também me lembro desse lance do Windows CE. Deve ser apenas algum texto que foi escrito em alguma EPROM ou algo assim e esqueceram de reescrever (ou iria significar mais custos e deixaram assim mesmo).
Que o segundo turno nos aguarde !
Linux != Comunista
Isso aí. Vamos deixar o sistema distante da política para não polemizar.
Ter um sistema de urnas eletrônicas eficientes estava mesmo incompleto sem um sistema operacional livre para dar mais transparência ao precosso. Espero que o código-fonte e os detalhes também estejam bem abertos e livres para todos os cidadãos.
Quanto mais olhos, melhor.
O software livre tem uma capacidade interessante de crescimento, evolução e adequação a usos exóticos.
É isso Jeronimo, concordo contigo!!
Sugiro fortemente que o br-linux.org, bem como o autor dessa “proeza” apaguem essa notícia de seus respectivos sites.
Não querendo parecer o que Stallman chamaria de “inimigo da Liberdade”, mas eu mostrei esse post para um amigo meu que foi mesário e ele disse, com todas as letras, que quem tirou essa foto da urna está “procurando sarna pra se coçar”.
Mesmo que a foto não tenha nenhuma informação relevante em relação aos candidatos, se o TSE tomar conhecimento disso, nosso mesário Linuxer poderá ter um grande problema.
Independente da opinião do seu amigo mesário, registro que se o TSE quiser que esta foto seja removida, basta me solicitar, fundamentando.
Mas também consultei informalmente a Justiça Eleitoral, e não creio ser o caso, especialmente por não ser imagem do procedimento de votação – caso em que haveria a vedação explícita da recente Res. TSE n. 22.947.
Pelo contrário, os servidores da Justiça Eleitoral têm orgulho da adoção do software livre nas urnas e se comprazem com a divulgação obtida, ainda que informal.
André,
Como o Augusto disse, basta o TSE pedir que a foto será retirada.
Mas não vejo motivo para isso já que o único partido que se pode ver na foto é o Partido do Software Livre e o único candidato é o Tux =)
A foto foi tirada perto de 7:30h, ou seja, bem antes do início das votações.
InFog
Eu fui mesário nas eleições passadas, porém na parte de justificativas…
Muito bom saber disso =]
alguma coisa no governo está sendo bom =]