Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Info: O Banrisul trai o pinguim

Windows nas estações de trabalho, Linux na maioria dos servidores. Durante a atualização do parque de máquinas do Banrisul, o Banco do Estado do Rio Grande do Sul, o lugar de cada sistema operacional foi delimitado sem radicalismos, sob o comando do gaúcho Ney Michelucci Rodrigues, de 52 anos, diretor de TI do banco estatal. Com uma equipe de 600 profissionais na área de tecnologia, Rodrigues administra um orçamento de 125 milhões de reais por ano e mantém no ar uma rede de 401 agências e 290 postos de atendimento, além das contas de 2,89 milhões de clientes. Para muita gente, ver o Windows ganhando espaço no Banrisul pode soar estranho — o banco ficou conhecido como um fervoroso evangelista de Linux. A decisão causou polêmica na ala mais radical dos adeptos do software livre. Na entrevista à Info, Rodrigues explica os motivos da opção pelo Windows XP nos 10 mil desktops da instituição. (via info.abril.com.br)

Saiba mais (info.abril.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-10-21

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Sinceramente achei os argumentos da entrevista completamente sem sentido, concordo que manter uma versão antiga do conectiva é trabalhoso, mas para resolver isso comprar 10.000 licenças de windows é incoerente, mesmo financeiramente.

    Acho que a ASL deveria emitir uma nota se posicionando sobre o assunto, pois esse será um case largamente utilizado contra o Software Livre pela Microsoft, principalmente pelo pioneirismo do Banrisul e pela sua localização.

    Lamentável, deixa transparecer claramente que durante todos esses anos os tais 600 técnicos de TI do Banrisul estavam se lixando pro Linux, pois poderiam ter desenvolvido formas de atualização automática, um suporte mais eficiente e até mesmo uma distro própria ( se achassem interessante). Deixaram de lado e com o tempo arrumaram uma boa desculpa para migrar.

    Caio Ariede (usuário não registrado) em 21/10/2008 às 10:36 am

    Concordo plenamente com o comentário do pizza, li toda a entrevista, e ainda não entendi o real motivo.

    Com certeza vai ser um case contra o software livre.

    Obs.: 600 funcionários capacitados(?) na área de TI, que são incapazes de dar suporte a uma distribuição Linux, ou se quer fazer uma atualização?

    Bruno (usuário não registrado) em 21/10/2008 às 10:41 am

    Eu já havia lido essa matéria no site da INFO há alguns dias, e não sei se os amigos repararam, mas no rodapé da última página diz:

    “Publicado originalmente na revista INFO de julho de 2006″

    Ou seja, isso já aconteceu faz tempo, e o Linux continua aí, firme e forte.

    Então, tudo o que posso dizer é: Só lamento pro Banrisul.

    Flw!

    ejedelmal (usuário não registrado) em 21/10/2008 às 10:46 am

    É do PP, partido de direita

    Dado Dolabella (usuário não registrado) em 21/10/2008 às 10:59 am

    Você traiu o movimento, véio!!!

    Qual foi a repercussão com a comunidade linuxista nessa decisão de adotar Windows nos desktops? Foi negativa. Infelizmente, algumas correntes pró-software livre divulgaram de forma equivocada ou até intencional que o banco estaria abandonando o software livre.

    Quando o título da matéria é: O Banrisul trai o pinguim

    Porque não colocou uns chifrinhos na cabeça do entrevistado na foto, para ficar mais convincente? Oh não, aí pareceria que eles estivessem adotando FreeBSD ao invés de Windows :-)

    Charles C. Vaaleze (usuário não registrado) em 21/10/2008 às 11:14 am

    Como o amigo Bruno disse, essa é uma história antiga, porem não entendi a motivação de publicação dela no site da revista.

    “Publicado originalmente na revista INFO de julho de 2006″

    Ou foi publicidade financiada (M$), ou algum erro dos editores.

    Alex spenassato (usuário não registrado) em 21/10/2008 às 11:16 am

    ainda bem q nao tenho conta lá

    Uma vez falei brevemente sobre isso com o gerente da agência da minha cidade e ele primeiro disse “O Banrisul é uma das empresas que mais investiram e usaram em Linux” com um ar de ‘tá reclamando do quê, seu ingrato…’. Depois largou a pérola de que no Linux não dava nem para abrir disquete, que tinha de montar; daí percebi que eles realmente tinham uma distro muuuito, mas muuuuuuuito desatualizada. Insistir em dizer que eles estavam ultrapassados não foi uma boa idéia, então…

    Interessante um “estudo técnico” apontar que um banco com 600 profissionais de TI, mudar para uma distro paga gera menos custo, sendo que eles mesmos desenvolvem os aplicativos.. deve ser realmente muito custoso treinar o pessoal sobre o novo lugar do atalho daquele programa…

    “Sairia mais caro porque eu já tenho uma série de situações com contratos da Microsoft, como suporte de alto nível.”

    É claro, não podemos esquecer que a cada licença da Microsoft você ganha um técnico 24horas, pago pela MS, sempre ao lado do PC para responder suas dúvidas, resolver problemas no computador e ainda auxiliar os poucos 6 centenas de funcionários contratados para isso. Suporte de alto nível…..

    Ricardo Rothfeld (usuário não registrado) em 21/10/2008 às 11:23 am

    O que me parece é que o gestor do Banrisul só conhece o Conectiva Linux ao dizer que desktop em linux é pouco usado. Quem usa distros modernas como Ubuntu, OpenSuSE, Fedora e outras discordará imensamente deste argumento.
    Uso Ubuntu desde a versão 4 e nunca mais usei Ruindows no meu desktop, nem meu Pai, com 80 anos.

    jao (usuário não registrado) em 21/10/2008 às 11:56 am

    Eu fico meio imparcial axo que com os estudos que eles fizeram nao devem ter feito bo… o custo de licenças deles com a microsoft deve ter sido muito baixo, pois a microsoft com certeza prefere substituir um linux do que implatar um win do zero eh muito mais marketing pra eles e 10000 licenças deve dar pra negociar bastante. Axo que fizeram a coisa certa as pessoas são muito leigas em utilizar software livre. axei incrivel que eles utilizem ainda o openoffice pois muitos lugares nao se abituam com estes softwares.

    Pelomenos os servers ainda ficaram com Linux, que axo bem dificil de serem migrados.

    Não achei sem sentido a justificativa não. Como ele falou, queriam um único SO para todas a estações pra facilitar o suporte, e possuíam soluções que precisavam de Windows e que tinham suporte técnico satisfatório nessa plataforma.

    Pra mim, é mais um dos motivos que o marketing do Linux não deve ficar no custo de licença, como a maioria até hoje vende a idéia.

    Brincadeira essa entrevista, não ? O Conectiva Linux logicamente já está obsoleto há anos e se eles não quisessem ter muito trabalho de adaptação e reaprendizado poderiam ter migrado para um Mandriva Free, um Fedora ou OpenSuse que são gratuitos e muito parecidos com o Conectiva. E além da própria Conectiva (hoje Mandriva Conectiva), tenho certeza de que a Red Hat e a Novell ofereceriam condições adequadas para competir com a oferta da MS, caso desejassem um suporte.

    E desde quando os usuários das empresas usam o suporta de MS diretamente ? Pelo que eu sei quase todas as empresas têm alguma seção de suporte justamente para dar o suporte às máquinas windows. Servidores são outra estória.

    Usar linux nos servidores é mais do que óbvio e nem poderia mais ser usado como estudo de caso a favor do linux. Teria que ser muito burro para substituir um servidor linux por um windows quando não houvesse dependência de nenhuma tecnologia proprietária, mas aposto que o sistema de homebanking deles e muitos aplicativos internos devem estar sendo desenvolvidos em .Net para terem ainda tantos servidores windows.

    JPayne (usuário não registrado) em 21/10/2008 às 12:35 pm

    Pra mim, em se tratando de um banco, eles querem mais é saber do dinheiro, é tudo uma questão de negócios… Se esse cara consegue 10000 licenças da microsoft pra colocar XP pra todo mundo e o pessoal parar de reclamar, é isso que ele vai fazer. Concordo plenamente que manter Conectiva nos dias de hoje em desktop não dá. Mas se ele já usa Openoffice, poderia muito bem migrar tudo pra uma distro atual (Mandriva, Ubuntu, etc) com atualizações frequentes e desktops 3D que ninguem iria reclamar !!!

    O XP mais cedo ou mais tarde vai morrer, e o primeiro passo vai ser quando a microsoft parar de soltar atualizações pra ele (eles adiaram algumas vezes, mas um dia vai ter de acontecer) e quando isso acontecer ele vai ser obrigado a comprar sei lá qtas mil licenças do Vista ou do Windows 7 para que o pessoal pare de chiar no ouvido dele.

    Ele optou pelo conforto de não ter ninguem reclamando no ouvido dele, do que pelo tecnologicamente melhor. Instalar o linux nas estações ia forçar ele a ter de aguentar os 600 funcionários dele dizendo que é tudo culpa do linux e etc.

    Ioca100 (usuário não registrado) em 21/10/2008 às 12:44 pm

    É, com a crise financeira mundial, foi uma excelente escolha, depois o BC injeta um dinheirinho lá.

    João Marcus (usuário não registrado) em 21/10/2008 às 1:04 pm

    Os motivos da migração são normais, não tem nada de incrível. Só uma coisa é certa: A distribuição deles estava MUITO desatualizada, o que me leva a crer que alguém fez uma besteira fenomenal ao não criar um plano claro de padronização e atualização do SO. Para resolver o problema, decidiram migrar para Windows, mas vão ter o mesmo problema no futuro, só que daí o problema vai ser com o Windows.

    Cristiano (usuário não registrado) em 21/10/2008 às 1:16 pm

    Quando se trata de prestar um bom atendimento e cuidar do dinheiro dos outros, as questões xiitas/ideológicas sobre uso ou não de software proprietário devem ficar em segundo plano, afinal tratasse de um banco e não de uma rodinha de nerds discuntindo qual OS é melhor.
    E as aatualizações do XP ainda vão longe, a maiora dos netbooks que estão vendendo como aguá hoje em dia, vem com esse sistema operacional.

    Ricardo Rothfeld (usuário não registrado) em 21/10/2008 às 1:55 pm

    Olha, realmente, ter ficado com conectiva até agora demonstra uma total falta de planejamento e atualização. Que a Micro$oft deve ter dado um preço ridiculamente baixo para as licenças, isto está claro, mas alegar que é melhor migrar para o XP porque o parque de máquinas estava defasado(segundo a reportagem)é uma desculpa um tanto o quanto fraca, já que todos sabemos da necessidade de hardware de um XP comparado a um Linux bem configurado.
    Na realidade, concordo plenamente com o JPayne, o caminho das pedras utilizado foi esse. Além do fato que o XP logo logo será descontinuado e aí a micosoft vai empurrar algum Windows Bisca ou pior para eles.

    Fernando (usuário não registrado) em 21/10/2008 às 1:55 pm

    Meu

    1º Noticia antiga……

    2º O valor de 10.000 licenças pagam muiiittttoooooo bem insigne da vida( “http://www.insignesoftware.com/default.php” )para fazer uma distro para eles ou um SUSE da vida (que tal o casa das casas bahia), para dar um sporte que eles querem, ridiculo, alem que se existem softwares que não rodam em ambinete linux para que serve o terminal server do windows 200X. ou um gogogloba da vida tambem.
    Será que ” 600 técnicos ” pensaram é melhor as atualização do windows do que qualquer coisa…duvido.
    Alguem levou o seu ai, pode ter certeza.

    3º Deixar ficar desatualizado desse jeito, acho que é minimo relaxo.

    4º o banrisul é uma instituição publica ( se não me engado ) cade as prestações de contas e a licitação disso ai, que ver não é direito do cidadão?

    Thiago (usuário não registrado) em 21/10/2008 às 2:01 pm

    Acho que o Banrisul usa o Linux do pior jeito possível, como uma espécie de “windows de graça”. Por mim, deveriam trocar todo o parque para rwindows duma vez. O linux não precisa desse tipo de usuário “sanguessuga”: eu duvido q eles tenham contribuído com uma só linha de código para algum projeto de software livre!

    Creio que software livre é uma via de mão dupla, vc recebe liberdade e entrega contribuição ao próximo!

    []s

    Thiago

    Fernando (usuário não registrado) em 21/10/2008 às 2:09 pm

    opa

    para não deixar casos de sucesso M$

    http://www.microsoft.com/brasil/Casos/interna.aspx?id=337

    thiago , concordo com você uso o linux aqui na empresa tambem, como não manjo assim para ajudar no kernel ou tipo assim, contribuo respondendo nos foruns da vida, para gente que esta começando.

    Bruno (usuário não registrado) em 21/10/2008 às 2:12 pm

    Confesso que ainda lí outros comentários mas o tom da entrevista parece um tanto, marketeira. Não sei como um integrador sairia mais caro já que parte do pessoal (35% conforme a entrevista) já fazia uso.

    Curioso (usuário não registrado) em 21/10/2008 às 2:34 pm

    Moro no Rio Grande do Sul e como o Banrisul é um Banco do estado, quando o governo muda, muda a diretoria do Banco.

    Foi isso que aconteceu em 2006 saiu PT entrou PSDB e ai começou a migração, estranho né.

    Apenas política, o dinheiro é do povo mesmo.

    weber jr (usuário não registrado) em 21/10/2008 às 2:35 pm

    Pessoal. Calma, é o de sempre.

    Um governo faz, entra o outro e desfaz.

    Essa notícia é velha mesmo. Repercutiu muito por aqui no RS.

    Aconteceu também na PROCERGS(Companhia de processamento de dados do RS). A PROCERGS estava gradativamente colocando software livre onde era possível. Quando entrou o novo governo, colocaram um novo presidente, começou a trocar tudo de volta por software proprietário.

    Detalhe: os presidentes escolhidos pelos últimos dois governos são sempre ex(ou atuais) donos de revendas de produtos MS, com parceria e tal. Coincidência começarem a surgir esses estudos de “Linux não presta, etc” ?

    Outro detalhe: Anda uma crise danada na PROCERGS, troca presidente toda hora, denúncias de corrupção. Estranho, né…

    Enfim, como falei no início, não percam o tempo pensando se foi falta de algum recurso, falta de preparação,etc… Tudo a nojenta e velha política junto com a corrupção.

    O resto é só artemanha.

    Jeison JD (usuário não registrado) em 21/10/2008 às 2:57 pm

    Os questionamentos do entrevistador foram superficiais, as respostas do entrevistado foram evasivas e nada se esclareceu.

    Falar sobre custos sem mostrar números é algo que deveria ser evitado.

    Abraços

    Ricardo Rothfeld (usuário não registrado) em 21/10/2008 às 3:03 pm

    “Os maiores retornos, entretanto, não são quantificáveis. O incremento em segurança, performance, layout e satisfação da equipe com um ambiente adequado, são fatores importantíssimos e não tangíveis”, diz Keller. “Foi um projeto estratégico”, complementa Michelucci. “A continuidade e o sucesso do Programa Banrisul 2010 tinham como pré-requisito uma estrutura tecnológica adequada nas agências.”

    Fala sério !!! Segurança?? Performance?? Layout?? Ambiente adequado?? adequado para quem ??

    Por afirmações como estas é que acredito que o weber jr tá certo !
    A maior piada foi dizer que o problema de reconhecimento de novo hardware foi resolvido com o XP… kkkkkkkkkkkkkkk é piada né? Tenho algumas histórias para contar sobre a total falta de reconhecimento de novo hardware pelo XP e total reconhecimento pelo Linux. Sugiro que façam uma migração fisica de um HD com XP de uma máquina para outra completamente diferente no seu hardware e ver o que acontece, ao mesmo tempo façam o mesmo com uma usando o Ubuntu, por exemplo… Aí é que a porca torçe o rabo.

    Klaus Schneider (usuário não registrado) em 21/10/2008 às 3:17 pm

    Pouco convincentes os argumentos. O CIO diz que não vai lhe custar nada colocar 10.000 estações windows… até pode ser que o contrato atual que ele possui garanta isso, mas daqui 5 anos ou menos, ele vai ter que comprar 10.000 licenças de windows vista, por conta da atualização do software, por causa do EOL.

    São duas possibilidades: ou esse cara ta ganhando algum por fora da M$, ou ele é um ignorante que não conhece planejamento estratégico e TCO.

    “Tenho algumas histórias para contar sobre a total falta de reconhecimento de novo hardware pelo XP e total reconhecimento pelo Linux.”
    Assim como exitem várias histórias do contrário. Ainda mais se eles tem parque padronizado, não deve ser problema. Sobre atualizações, empresas grandes com grandes parques não costumam atualizar com frequencia e nem podem, visto que é um custo excessivo. E o suporte não necessariamente é ao sistema operacional, mas pode ser a ferramentas que só se usa no Windows, como várias que tem por aí.

    O objetivo do banco é ganhar dinheiro, e se eles conseguem isso com solução Windows, não vão trocar por quest~çoes ideológica, infelizmente.

    Mas que seja anotado como lições aprendidas para não perder outro cliente da próxima vez.

    Cleverson Evandro (usuário não registrado) em 21/10/2008 às 3:58 pm

    Bom, ainda bem que a linguagem de programação que escolhi roda bem nas duas plataformas, esse é mais um dos motivos que me levam a programar e estudar muito a linguagem Delphi 7.

    Ah, certamente, sendo desktop, foi melhor colocar o Windows, para as pessoas não terem problemas de adaptação. Afinal, é muito mais fácil saber Windows tendo utilizado o conectiva do que saber outro linux tendo usado o conectiva. É óbvio.

    Mas uma coisa é certa: o jogo paciência do GNOME ou KDE é bem melhor que o do Windows XP. Sò isso já vale como um bom argumento para utilizar Linux nestes locais.

    No site linkado pelo colega acima, do caso de sucesso citado no caso da Microsoft. Em um trecho lá diz: Em relação à segurança, o Banrisul passou a ter gabinete lacrado, firewall, antivírus, bloqueio de portas USB e eliminação de mídias removíveis, além de gerenciamento remoto das estações. Outra vantagem é a facilidade na instalação de imagens em estações de trabalho. O Banrisul passou a utilizar pen drive e, com isso, reduziu o tempo de baixa de imagem em 50%, e até 80% em alguns casos.

    Ora, aqui one estudo fazemos a instalação de um laboratório de 30 máquinas em pouco mais de uma hora, graças aos sistemas de imagens que temos para o Linux. Conhecem o SystemImager? Pois é, ele usa bittorrent para enviar os arquivos às máquinas. O que isto significa? Que a partir do momento que uma máquina tem um pacote de dados, ela também transmite às outras máquinas este pacote, o que garante uma enorme diminuição do tráfego de rede. E, como bittorrent não corrompe os pacotes de dados, a instalação ocorre perfeitamente, melhor ainda se as máquinas tiverem o mesmo hardware.

    Agora, a única maneire que arrumaram de as máquinas não pegarem vírus foi cortando qualquer contato com o mundo (a não ser pela rede interna da empresa). É como dizem: a maneira mais eficaz de não contrair uma doença venérea é manter a castidade :-)

    Esta semana tem um evento aqui chamado FITEM (alguém aí?) e um dos minucursos necessitava do Windows instalado. E lá foi o escravo (eu) fazer as instalações.. hauahau

    Instalar a coisa uma a uma? Que nada. Temos ferramentas opensource excelentes, da qual a que utilizei foi o ntfs-clone, que cria clones de partições do Windows. Já havia tentado só com o dd, mas a coisa fica porca demais.

    Como temos três tipos de máquinas, fiz a instalação nativa do Windows em um de cada modelo. A partir daí inicia-se a cópia.

    Criação da imagem:

    # ntfs-clone /dev/sda2 -s -o /tmp/imagem-do-windows.img

    Opcionalmente compacta-se a imagem, com o comando:

    # ntfs-clone /dev/sda2 -s -o – | gzip -f > /tmp/imagem-do-windows.gz

    Aí eu só copio esta imagem para as outras máquinas. Ah, via pendrive? Talvez. Mais legal é fazer via rede já descompactando na máquina destino:

    # dd if=/tmp/imagem-do-windows.gz | ssh root@IPMAQDEST “zcat | ntfsclone -r -o – | dd of=/dev/sda2″

    Só não me lembro se o ntfs-clone já tem uma opção para mandar direto para o dispositivo… Mas não importa. Importa que a coisa funciona.

    Funciona tão bem que em pouco tempo (na verdade demorei três dias para fazer todas as máquinas, pois fazia poucas por dia, já que o laboratório não pode ficar muito tempo parado já qu eo povo usa).

    Lógico que chega a haver alguns problemas numa máquina aqui e acolá, já que se trata do Windows. Ás vezes o vídeo de uma máquina não funciona, e vc tem q reinstalar o driver de vídeo, mas no mais dá tudo certo.

    Aí, como as máquinas estão em dual-boot, é só colocar o Windows no gerenciador de boot (grub), o que é algo tão difícil que nem a Microsoft sabe fazer, e no fim tá tudo funincionando bem.

    Ah sim, como é uma instituição pública, é lógico que o Windows é licenciado :-)

    Eu sou um leigo em se tratando de servidores web, banco-de-dados, etc. Confesso. Mas não imagino como deve ser a manutenção de um servidor Windows. Algo sem aquela flexibilidade que temos no Linux, sem scripts, sem ssh, sem vim, sem arquivos de configuração. Tudo clicando em botões… Argh!

    Alguém poderia me dizer como é a manutenção e gerenciamento, por exemplo, se um servidor Web da Microsoft? É por ignorância minha mesmo. Queria saber para ao menos ter um embasamento na hora de falar mal (ou não) do Windows.

    Outra coisa é em relação co reaproveitamento do hardware. Windows tem remote Desktop? Grandes coisa. O Linux também tem, mas não é por aí. Já tive muita dor de cabeça para compartilhar impressoras em pequenas redes de Windows (mas não minha), e mesmo o processo sendo relativamente simples, clica aqui, abre aquele programa escondido num menu que saiu dos quintos dos infernos, etc, mas esta semana tive mais contato sobre o uso do XDMCP e compartilhamento de impressoras com o Cups no Linux. O que posso dizer? É simplesmente lindo ver a coisa simplesmente funcionando. Você tem que editar umas poucas linhas de algums poucos arquivos de configuração, mas a coisa funciona perfeitamente! Achei incrível! Lógico que foi uma coisa bem básica, mas foi uma boa diversão para mim.

    Para mim o Linux é muito mais fácil que o Windows, e vejo que erros como este que ocorreu na Banrisul é causado por desconhecimento que os administradores tem das tecnologias atuais. O cara, quanto mais envolvido na tarefa de administrar a empresa menos sabe de tecnologia. É fato. Ah, coisas que só a Microsoft faz por você.

    Leitura recomendada:
    Como remover o Linux e instalar o Windows:

    http://support.microsoft.com/kb/314458/pt-br

    Adilson dos Santos Dantas (usuário não registrado) em 21/10/2008 às 5:06 pm

    Que coisa. Não era mais facil atualizar e colocar uma distribuição mais moderna???

    Já fiz uma atualização em uma empresa anos atrás. Lá era tudo Kurumim com diversas versões e troquei pelo Kubuntu. Já o servidor deixei com Opensuse já que o Sarge não suportava o hardware da controladora sata.

    E deu muito certo :)

    Isso varia da cabeça e, as vezes, do bolso de quem coloca em operação essas migrações.

    Realista (usuário não registrado) em 21/10/2008 às 5:10 pm

    Quem trabalha em TI (meu caso) sabe como o mercado tá cheio de lammers amantes da MS. Se a interface gráfica do Win não carrega, entram em pânico, pois não sabem o que fazer. Esse tipo de proficional (o erro ortográfico foi proposital…) é um acomodado, ignorante, e NÃO quer aprender pn!
    Os usuários desktop não querem aprender sobre nada novo ? É um banco estatal, abram um concurso exigindo conhecimentos básicos sobre Unix/Linux e quem se recusar a abandonar a diliça do Win…simples: RUA!
    Mas vão fazer isso ? De jeito nenhum, preferem morrer do que abandonar a m*** do Win…
    M** mesmo, um profissional de TI de verdade sabe que o Win não presta, não sejam hipócritas (ou politicamente corretos).

    E o que vocês esperavam da INFO ? Lá é como em todo lugar, um monte de tapados que amam o Win…

    Jairo Girotto (usuário não registrado) em 21/10/2008 às 6:03 pm

    essas estatais são usadas para financiamento de campanhas politicas pelos diversos partidos que chegam ao poder no governo do estado RS.
    Os gaúchos sabem do confronto entre o vice-governador(Feijó) e Cesar Busatto ex. secretario de Governo e o presidente do Banrisul (o vice gravou uma conversa em que o secretário afirma que as estatais são fontes de arrecadação de campanhas politicas). Então pessoal não esperem qualquer decisão técnica em licitações na área de TI.

    foobob (usuário não registrado) em 21/10/2008 às 6:10 pm

    lamer:
    “a linguagem de programação que escolhi roda bem nas duas plataformas, esse é mais um dos motivos que me levam a programar e estudar muito a linguagem Delphi 7.”

    que piada…

    Windows XP? Hoje?!! (ou ontem, dado que a notícia é velha)… CRÉÉÉUUU…

    Jonata disse:
    …Interessante um “estudo técnico” apontar que um banco com 600 profissionais de TI, mudar para uma distro paga gera menos custo, sendo que eles mesmos desenvolvem os aplicativos.. deve ser realmente muito custoso treinar o pessoal sobre o novo lugar do atalho daquele programa…

    1) Jonatas, o custo de um software não é somente o custo da licença.

    2) Nós não conhecemos o contrato firmado com a Microsoft. Para 30.000 licenças, com certeza a Microsoft ofereceu um bom serviço “Premium” de consultoria, implementação e suporte.
    3) Na empresa onde eu trabalho, os profissionais de TI não sabem absolutamente NADA de Linux. Nesse caso a utilização do Linux seria infeliz, pois o custo de gerenciamento seria absurdamente alto.

    No mais, eu estou pouco ligando para o Banrisul… Êta banco ruim!
    Agências em estado precário, péssimo atendimento, funcionários lentos… Típica coisa de orgão público.

    Se eles quiserem utilizar Windows 3.11 nas estações de trabalho, boa sorte para eles.

    Se o cliente deles não está satisfeito com o Windows no Banrisul, então que cancele a conta.

    Att,
    Renato

Este post é antigo (2008-10-21) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.