Info: Laptop Jisus rodará Ubuntu
Da Info, em matéria do Juliano Barreto: “Parece que todo dia surge um novo concorrente para o subnotebook eeePC, da Asus, mas esse novo rival teve um inspiração divina, pelo menos no nome. Trata-se do laptop Jisus, que segundo um distribuidor holandês deve começar a ser vendido ainda neste mês, em encarnações coloridas (como vistas abaixo)”
“O Jisus rodará Ubuntu, terá tela de 8 polegadas e resolução 800×480 pixels, o subnotebook tem 512 MB de memória, 4 GB de armazenamento SSD, antena de Wi-Fi, duas portas USB, rede e saídas de áudio. Seu processador será da fabricante chinesa Loongson, terá arquitetura de 64 bits e clock de 1GHz. O preço estimado do lançamento é de 473 moedas… quer dizer, dólares.”
Saiba mais (info.abril.com.br).
Aleluia! (sem trocadilhos!)
Alguém finalmente enxergou que o Ubuntu é uma das melhores distribuições para qualquer nível de usuário, principalmente para os iniciantes.
Apesar de não usá-lo mais (agora uso Archlinux), é sim uma das melhores distribuição de Linux existentes.
Abraços.
Tem neguinho e branquinho metendo a faca nestes sub-notebooks, nas lojas daqui no RJ e este se chegar aqui, não será diferente.
O Asus eeePC só é vantagem comprar no Mercado Livre.
AI JISUS!
Outro notebook xexelento………………….xing ling da vida. O cara que tevea infeliz ideia de criar produtos assim merece uma surra.
Pelo menos é rosa e tem adesivos! hauahuah
Nossa vei,queta!
quem vai comprar um trem desse? só si for criança!
pensei ki o trem ia ser uns 100dolares,o coiso vai ficar no preço dos notebooks da positivo que eu vi no carrefour o.O
Estou pensando em usar…num sisteminha de comanda pra restaurantes, os garçons usam um PDA, os Notes ficariam no bar, caixa e cozinha, vamos ver, aquele lance de chamar o garçom apertando um botão é legal, mas tá tosca a aparência dos meus…apesar de funcional.
Notem que a arquitetura dele não é x86, é Loongson (com instruções compatíveis com MIPS), e o processador é desenvolvido na China.
Bem que alguma equipe brasileira poderia começar a desenvolver um processador brasileiro… seria um grande avanço para o País.
Ubuntu Catholic Edition deve ir muito bem nele.
Esses sub-laptops são bem interessantes, pra usar na vida cotidiana é muito bom, pena que o preço que eles chegam aqui é demasiado caro para um computador desse porte.
Tomara que com o aumento da concorrência eles cheguem as uns R$600, pelo menos.
Já existem muitos projetos de processadores brasileiros. Tem os processadores da Merlintec, projetados pelo Jecel, tem um processador de um professor da UFPR, mas que não estou achando o link agora, e tem também os processadores experimentais do Fernado Fernandes Neto, o vRISC e o AlphaCore. Isso só dentre os que eu conheço, deve ter muito mais.
O problema é depois montar o chip. Montar uma linha de produção é muito caro.
Deixando um pouco de lado o requisito de o projeto ser brasileiro, existem também arquiteturas que estão no mercado e que têm projeto livre. O mais notável é o UltraSPARC, da Sun. Todo o projeto Verilog do mesmo pode ser baixado no site OpenSPARC.
Bom, tenho que admitir que logo vou ter que comprar um desses pra minha filha. Ela tem ocupado tempo demais no meu desenhando no Gimp e com jogos de menina no Flash. Com certeza é melhor do que essas porcarias de “laptop da Xuxa” e similares.
Oh banjo,comparar com o laptop da Xuxa é brincadeira…
Mas eu não jogaria meu dinheiro fora pra compara esse projetos de notebook…
Quem aí falou que pode chegar a uns R$600,00 só deve estar maluco!!!! Aqui no Brasil, eles vendem nesses preços exorbitantes porque ninguém reclama e continuam comprando. E com certeza os que vendem no ML é Made in Paraguay…