Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Inclusão digital: para FGV, presença de PCs dobrará nos próximos 3 anos

O número está de acordo com uma estimativa divulgada nesta pela Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Até 2011, um em cada dois brasileiros terá um computador, segundo o estudo.

Com uma média de crescimento nas vendas de PCs de 16 por cento ao ano, índice considerado “conservador” pelos organizadores da pesquisa, a base instalada de microcomputadores deve dobrar dos atuais 50 milhões de equipamentos para 100 milhões.

“Como a população cresce algo como 2 por cento ao ano, teremos 200 milhões de brasileiros, o que equivale dizer que a penetração será de 50 por cento”, explicou o professor Fernando Meirelles, em entrevista à Reuters.

Hoje, a penetração dos PCs é de 26 por cento dos brasileiros, índice que este ano superou a média mundial, de 21 por cento. No ano passado, quando as vendas de microcomputadores no país saltaram 42 por cento, o Brasil ficou praticamente empatado com a média mundial, mas neste ano avançou cinco pontos percentuais.

Saiba mais (info.abril.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-05-12

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Milagre a ser creditado a… (dependendo de sua coloração política, coloque aqui Lula ou FHC).

    O Computador Para Todos tem importância capital no aumento desses números. Infelizmente, a esmagadora maioria botou Rwindows pirata por cima, muitos sem nem experimentar o Linux. Mas eu acho que todo mundo sabia que isso ia acontecer. Não há inocentes nesta história.

    De qualquer modo, parabéns para o Brasil!

    Arauca (usuário não registrado) em 12/05/2008 às 9:53 pm

    Sem dúvidas, a junção de cenário econômico favorável, com queda do dólar e expansão do crédito, e da política de diminuição de impostos para computadores (programa do computador para todos), incentivando o mercado formal, foram decisivos na expansão da inclusão digital.

    Sem flames, mas entregar o país numa fobia com a mudança de governo, dólar batendo nos R$4,00, não foi nada agradável. O cenário econômico atual, política de incentivos para o setor e a opção pelo software livre são, a meu ver, marcas da atual gestão.
    Lógico, dólar baixo assim, se não houverem medidas a fim de equilibrar as contas, daqui 1 a 2 anos teremos um cenário econômico ruim para o país.

    Arauca (usuário não registrado) em 12/05/2008 às 9:58 pm

    bahh, erro feio:
    houverem houver

Este post é antigo (2008-05-12) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.