Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Impressões de um usuário de Debian no mundo (K)Ubuntu

Segue relato de usuário familiarizado com o Debian que instalou recentemente o Ubuntu 7.04 para em seguida atualizá-lo para o 7.10, e registrou suas impressões.

“(…) Sempre usei uma disto Debian Based, mas só pequenas customizações. O Core, o Hard and Cold Core é o mais puro Debian. É claro que já experimentei outros. openSUSE, Slackware puro e based, Arch, Frugalware, Puppy, Gentoo, Fedora etc. Já fui do cara que trocava de disto toda semana. Semana passada descartei uns vinte CDs de distros velhas. Então resolvi usar Ubuntu por causa dos repositórios do KDE4, já que os do Debian estão bastante instáveis e mal amarrados. Pego um velho CD do Kubuntu 7.04, instalo e vou começar a atualização. (…)”

Enviado por Cochise (cochisepoetaΘgmail·com) – referência (cacosdemim.blogs.sapo.pt).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-02-12

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Pierre (usuário não registrado) em 12/02/2008 às 9:08 am

    Uma opinião sem nenhum embasamento técnico, simplesmente o “não funciona e pronto”. Parece que instalou mais para provar que segundo ele o UBUNTU não funciona bem do que realmente testar a distribuição. Respeito que ele deve ter opinião e suas convicções a respeito da sua distribuição favorita, todo mundo tem, é bem normal, mas comentários respeito, acho que a pessoa deve usar bastante traçar comparativos com outras e emitir um ponto de vista, pincipalmente porque relatos assim costumam gerar divergências, porque uma coisa é usar e relatar os bugs, outra é só colocar defeito e comentários vazios.
    E os pontos positivos? Não tem?

    Tenha paciencia.

    Não entendi bulhufas, aqui no resumo fala que instalou o Ubuntu, lah no artigo fala que usou o cd do Kubuntu, depois fala: ” (adoro essa filosofia Gnome de tirar as ferramentas tanto, mas tanto que uso KDE)” -se esta usando Kde o que tem a ver as ferramentas do Gnome?
    E ainda fala: “Ou seja, o KDE 4 que é cheio de svgs fica extremamente pesado”
    -hahaha não sabia que o kubuntu 7.10 vinha já com o Kde 4.

    Felipe Gomes (usuário não registrado) em 12/02/2008 às 9:34 am

    Primeira decepção, ver o BR-Linux publicar um post como esse totalmente absurdo do ponto de vista tecnico e usual. Um cara que se diz tão experiente em linux realizar uma paseudo-avaliação no minimo estapafurdia sem embasamento tecnico algum e sem demonstrar o minimo de conhecimento sobre software livre.
    Segunda decepção Um usuario que devia estar usando windows Me, vim falar de uma distribuição muito bem elaborada como o ubuntu que atingiu alguns objetivos que nenhuma outra distribuição conseguiu, nem mesmo distribuições otimamente elaboradas por empresas competentissimas como a Conectiva agora Mandriva, atingir um publico mais leigo mas que quer ter uma atitude politicamente correta de usar produtos que não só beneficiem grandes corporações e seus proprietarios
    Defesa do Ubuntu Primeiro devemos desconciderar as “decepções” do nosso ilustre lammer pois a Nvidia funciona sim no Ubunu 7.10 Gutsy Gibbon e se a instalação correr bem como as dos ultimos 7 computadores que instalei, pouca coisa restará a ser feita depois da instalação, o ALSA quando se faz o upgrade da versão 7.04 para a 7.10 realmente apresenta problemas, e existem diversos tutoriais bem simples na net para sanar este problema, quando se faz a intalaçao direta da versão 7.10 este problema com o ALSA não ocorre.
    Tenho experiencia com linux a 10 anos já usei diversas distros como hobbie e como profissional, acredito que algumas distros servem melhor algumas tarefas em deterimento de outras e acredito que o Ubuntu seja uma das melhores distros para desktop e usuarios que querem apenas realizar as tarefas de seu dia-a-dia no trabalho e emc casa, uso ubuntu 7.10 Gutsy Gibbon, em um notebook Dell Vostro 1500 com todos os recursos possiveis, não tenho Windows e não deixo de realizar nenhuma tarefa de minha competencia como gestor de TI de uma grande empresa, e tenho o Ubuntu 7.10 Gutsy Gibbon instalado no meu Asus EEEPC funcionando muito bem com muitos recursos que nem o windows pode oferecer.

    Existem diversas e exelentes distribuições Linux, eu gosto muito das Debian Based em geral,assim como me dou bem com Slakware e para servidores de WEB/Firewall não abro mão do Red Hat, e acho que a lugar para todas estas boas distros Mas devemos repudiar comentarios no minumo – para não ser ofensivo – levianas, de pessoas que não tem disernimento sobre assuntos que podem ter visões diferentes porêm sem querendo o objetivo comum que é o amadurecimento do linux independente de suas distros e do SL .

    Abraços
    Felipe Gomes

    É Augusto, você não foi feliz nessa materia não….!!
    Tá parecendo aqueles papos da entediante revista Caras onde o gringo mostra suas peripecias extremamente sem graça, ou aqueles papos de tietes da revista Contigo (outra bosta).

    Ah, tema para proxima matéria: “Miranda o inicio de uma tragetória: Do Conectiva 3 Guarani aos dias de hoje” :P

    Felipe, o BR-Linux publica e publicará a opinião dos leitores, mesmo quando não concorda com ela, sempre que considera o assunto interessante ou digno de reflexão.

    E foi bem o caso: eu discordo da crítica que foi feita, mas considerei digna de discussão. Claro que você pode se decepcionar com isso, mas esta é a política do site, e tem sido assim há uns 11 anos – e assim a comunidade pode comentar, concordar, discordar, refutar, etc.

    Se você preferir um site que só publica material quando concorda com ele, existem diversos na comunidade. Mas espero que o BR-Linux nunca venha a ser um deles, pois valorizo muito o senso crítico de todos nós.

    Indico ainda a leitura do título “Posicionamento do BR-Linux”, aqui, se você quiser saber mais.

    E Miranda, certamente eu fui feliz em publicar a matéria enviada pelo usuário sim, mesmo não concordando com ela. Permaneço feliz com ela até agora. Talvez você não esteja feliz em lê-la, mas aí é só pular para as outras 20 publicadas todos os dias…

    Eh Augusto só que se for para publicar matérias ruins, que publique as minhas, e não deixe as outras de fora só por causa desta porcaria.

    O problema levantado, se bem entendi, não foi o fato de concordar com a matéria ou discordar dela. Foi o fato de ser uma matéria rasteira, de baixíssimo nível técnico e com uma opinião ainda mais inflamatória do que a maioria dos “flames” de que tanto o br-linux reclama em seus FAQs.

    Tiaggs, nenhuma matéria ficou de fora por causa desta, e suas notícias enviadas são sempre avaliadas com atenção. Lembro de ter publicado ao menos uma delas, sobre o receptor de GPS do foguete brasileiro, que rodaria software livre. Patola, obrigado por oferecer sua interpretação complementar sobre a opinião dos demais usuários.

    É Augusto você é um camarada politico, admiro isso em você mas realmente essa matéria é como disse o Patola: “Foi o fato de ser uma matéria rasteira, de baixíssimo nível técnico e com uma opinião ainda mais inflamatória do que a maioria dos “flames” de que tanto o br-linux reclama em seus FAQs”.

    O flame war é inevitavél com uma matéria dessa.

    inevitável e não inevitavél, desculpa o erro.

    Miranda, eu não vou deixar de publicar um material que eu tenha considerado digno de reflexão, devido às opiniões alheias, ou por temer a reação do público – mesmo que eu discorde do conteúdo, como era o caso.

    Se é isso que você está aventando, não será atendido. Se não for, por favor esclareça o que você deseja.

    Então a que eu mandei domingo deve ter se perdido, vou dar uma melhorada nela e enviar de novo…..

    André Jaccon (usuário não registrado) em 12/02/2008 às 10:46 am

    Meu nome é André Jaccon trabalho como gerente de TI na revista PCMAgazine, aqui na editora usamos Debian desde 2002 tanto nos Desktops quanto nos servidores, a um ano e meio mais ou menos começamos a testar o Ubuntu nos Desktops, os usuários ( Jornalistas ) preferiram a distro por ter uma interface mais amigavél, e nós do depto. de TI preferimos por ser uma distro limpa, e com atualizações de software por períodos mais rápidos e maior compatibilidade com os diversos tipos de hardware da empresa, porém como desde o principio o Ubuntu era baseado nas versões Testing do Debian achamos melhor continuar com o Debian ( agora na versão 4.0) nos servidores, firewall e Web Servers.

    Em nosso conceito, Debian no servidor e Ubuntu nos Desktops e Laptops.

    Realmente, mesmo este meu comentário também não acrescentando nada à situação, e mesmo com todo o meu respeito ao site e aos que enviam notícias, esta notícia em especial não veio à acrescentar conhecimento ou iniciar discussões sadias, a não ser a se o texto foi ou não ruim.

    Particularmente gosto de textos opinativos, mas só quando tem algum embasamento técnico ou teórico. Não totalmente técnico a ponto de parecer um manual de video-cassete, mas nem tão pouco a ponto de parecer infundado.

    Ah Augusto, não há como possibilitar ao usuário usar ou não este esquema de pré-visualizar o comentário? Porque ele fica extremamente pesado no firefox (ao menos aqui no meu PC).

    Grato ;-)

    Tenchi, imagino que haja solução sim, possivelmente usando extensões como o Greasemonkey. Se você for pesquisar sobre isso e encontrar uma boa solução, depois me envie, e eu divulgo aos demais leitores!

    Seguinte, minha gente.
    Sei compilar e instalar um kernel na mão.
    Tenho quatro anos de experiência no linux.
    O que quis fazer é um comentário sobre uma experiência pessoal.
    Se realmente quisesse insistir no kubuntu tera baixado os sources do kernel e instalado na mão. O que quis dizer que tem algumascoisas inexplicaveis como por exemplo retirar a ferramenta e configuração de audio do alsa (e lembre-se que o ubuntu assimilou bastante da filosofia gnome) ou deixar um kernel defeituoso no main, ao invés de atualizá-lo.
    Quanto ao fato do driver nvidia não funcionar, indica alguma fala no controle de dependências, porque eu tina o linux image, linux headers e linux sources, além de um linux extramodules ou coisa parecida, todos eles com a mesma versão.
    Não usei o Kubuntu apenas para dizer que não gosto ou que é ruim, mas para instalar o kde 4 e consegui. Estão de parabéns. mas não vou gastar tempo e energia fazendo uma coisa que deveria ser automática.
    Sei que com dedicação e empenho resolveria esse problema, mas se estou usando uma distro que diz ser a mais fácil de usar porque as coias não simplesmente funcionam?

    Embasamento tecnico?
    1 – Manter atualizações críticas em um repositório backports ao invés de atualizar o main.
    2 – Dependências desencontradas de modo que com todos os pacotes com a mesma versão um módulo compilado não sobe.
    3 – Sistema de versões com nomes estáticos.
    4 – retirada do utilitário de configuração do alsa

    Isso são opiniões técnicas sobre o sistema.

    Poderia falar também do instalador que já travou na hora de importar usuários, e que não tem a opção de desativar essa importação me forçando a reeeditar a tabela de partições, ou o fato de arrastar ícones dos menus para a área de trabalho não funcionar, o que me forçou a escrever manualmente o arquivo .desktop apontando para media://, mas aí estaria implicando com essa distro, reclamando de detalhes.

    Me foquei em infraestrutura de sistema. Kernel, módulos, som.
    Imaginei que boa parte das pessoas não gostaria desse texto, mas publiquei assim mesmo porque vejo um monte de loas à facilidade do *buntu e nessa minha experiência ele se mostrou mais problemático que frugalware ou mesmo gentoo.

    AAAAmmmm?

    “Sei compilar e instalar um kernel na mão.”

    Acho melhor nem comentar nada sobre isso pra não ofender ninguém… :P

    Todas as avaliações de sistema operacionais são superficiais.. TODAS… alguém realmente imagina que tudo é testado?? O GoblinX teve duas avaliações bastante positivas publicadas esses dias, o que apenas significa que naqueles poucos instantes que foi utilizado não acarretou problemas. Para se avaliar uma distribuição tem que instalá-la ou usar os recursos do livecd durante muito tempo.

    Cadu, você nunca compilou um kernel na mão?
    Deixa eu te passar a receita:
    - 250 gramas de gcc;
    - 1 Kg de cógigo-fonte;
    - Para o recheio, três colheres de patches à gosto.

    Primeiro espalhe 50g de código-fonte numa mesa. Em seguida, acrescente o compilador. Mexa bem a massa com as mãos, e vá acrescentando o resto do código-fonte até desgrudar. Mas vá colocando aos poucos para não dar kernel panic.
    Quando a massa já tiver desgrudado da mesa, coloque-a no forno e coloque na temperatura bzImage por quinze minutos – varia conforme a potência do seu forno.
    Em seguida retire do forno, e recheie com os patches. Coloque no forno novamente na temperatura make modules, até a massa ficar bem firme.
    Desenforme e aplique o make modules_install.

    Quem tiver uma receita melhor, pode passar. Essa daqui foi receita de família.

    Viu, não foi tão difícil compilar seu kernel na mão, não é?

    Desculpem, mas eu não pude agüentar. Ao autor do comentário, não leve a mal, não aceite como ofensa; foi uma brincadeira ;-)

    Pierre (usuário não registrado) em 12/02/2008 às 1:01 pm

    “Eu tambem sei compilar um kernel na mão e graças a isto minha entrada no céu já esta garantida. :)”

    Mas deixando de lado a brincadeira, sem desmerecer seu elevado nivel técnico, sua avaliação não foi das melhores. E no fundo tem um pouco de paixão o que é normal na maioria dos usuários linux, inclusive o que esta escrevendo este post.
    Para mim, assunto encerrado, achei valido a noticia ser postada sim, pois mostra outros pontos de vista, mesmo que não seja o que queremos ler.

    flamer (usuário não registrado) em 12/02/2008 às 1:09 pm

    Vocês compliam o kernel na mão. Pô, eu compilo de cabeça. Fala sério.

    Se eu quisesse experimentar e analisar o KDE 4.x, creio que eu provavelmente usaria um Live CD que já o trouxesse pronto para uso, ou se preferisse tê-lo instalado, instalaria antes a versão corrente de uma distribuição em que houvesse suporte dos desenvolvedores ou dos empacotadores.

    Talvez eu optasse por instalar uma versão antiga de uma distribuição, para depois fazer o dist-upgrade, mas apenas no caso de o meu interesse não ser tão propriamente ver o KDE 4.x funcionar, mas sim verificar quantos obstáculos adicionais eu poderia encontrar.

    Aliás, creio não ser novidade que é freqüente que os usuários que optam por fazer dist-upgrade acabam com um sistema diferente daquele que as pessoas que instalam “do zero” têm, especialmente no desktop. Eu tinha o hábito de fazer upgrades de distribuição no desktop, mas já o perdi lá pela década de 90. Isso não é desculpa para que as distribuições não se esforcem para que o dist-upgrade funcione bem (algumas até são bem-sucedidas nisso), mas creio que a maioria dos usuários experientes que eu conheço preferem fazer reinstalação em seus desktops. Com honrosas exceções, sempre.

    Quanto a outras falhas relatadas, que aconteceram para o avaliador mas não são relatadas por muitos outros usuários, creio que deve haver uma explicação lógica, mas a análise do caso seria mais direta se a abordagem de instalação fosse outra, a não ser que o objetivo seja demonstrar que alguns recursos não funcionam bem nesta situação específica (distribuição em versão antiga e/ou com upgrade), caso em que eu não duvido que de fato várias coisas funcionem diferente do que deveriam.

    Finalmente, sobre a dicotomia apontada entre as “loas à facilidade do ubuntu” e a experiência apresentada, eu de fato não disponho de dados, mas estaria disposto a apostar que a ampla maioria das pessoas que tecem loas à facilidade do Ubuntu, ou de outras distribuições no desktop, não instalam versões antigas para realizar o upgrade completo quando querem testá-las, ou até nem mesmo realizam este tipo de upgrade. Mesmo quando sabem compilar o kernel na mão. Nada contra quem faz upgrades de versão, o que eu acredito é apenas que a maioria das pessoas que busca uma distribuição de Linux pelo critério da facilidade de uso não pratica isto.

    Fora isso, também acredito que cada pessoa deve usar as distribuições que preferir, e acredito que se eu fosse usar uma distribuição da qual eu não goste, provavelmente teria condições de reclamar dela bastante, também, justificando cada ponto.

    Deixa eu me esclarecer Augusto (pra finalizar), só achei meio “nada a ver” o texto porém ao ler os comentários posteriores aos meus vi que foi ate produtivo o “contexto”.

    Quem sou eu pra dizer que texto a, b ou c é alguma coisa, bom ou ruim, acredito que você é um camarada competente e não é à toa o sucesso do site.

    Vida longa ao br-linux!!!!

    Luís (usuário não registrado) em 20/02/2008 às 2:23 pm

    Olá!
    De fato o texto provocou uma reflexão sobre o assunto. E considero que todas as opiniões são válidas. O problema é que aqui a maioria dos leitores são usuários são Debians “extremistas”. Quando comecei a usar Linux, em 1999, também instalava todos os tipos de distribuições, desde o Calderia Open Linux até o Mandrake, incluindo várias distros “Debian Like”. Não gostei de nenhuma delas pois não permitiam a personalização da máquina como desejava. Já há quase 4 anos uso o Gentoo e considero-o a distribuição mais próxima do sistema Bazaar, sem extremismos ridículos como não permitir a presença na árvore de pacotes certos programas (o mplayer ficou banido do Debian por 4 anos! – ridículo). Instalo o Gentoo tanto em notebooks, desktops quanto em Clusters para processamento de alto desempenho.
    Usuários Debian, aceitem a realidade: nem todo mundo gosta ou se dá bem com essa distribuição. Esse comportamento de vocês remonta o fascismo da Microsoft.
    Augusto, você está de parabéns por permitir a pluralidade! Em breve pretendo contribuir com textos sobre software livre também.

Este post é antigo (2008-02-12) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.