Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Implantação de Software livre na PGE do Ceará

“Seguindo o incentivo do Governo do Estado do Ceará, a PGE – Procuradoria Geral do Estado – está tomando uma decisão histórica: implantar Software Livre em todas as suas estações de trabalho. O grande diferencial dessa ação é a inclusão da área de Desenvolvimento nesse processo, o que possibilitará desenvolvimento de software do governo em ambiente livre.

Os trabalhos foram iniciados em outubro de 2007, sob a coordenação de Alcy Pinheiro (Coordenadoria de Tecnologia da Informação da PGE) e apoio irrestrito do Procurador Geral, Fernando Oliveira. As orientações externas à procuradoria foram de Francisco Carlos (Chiquinho), Assessor Especial de Tecnologia da Informação do Gabinete do Governador; e Osman, diretor de Segurança da Informação da Etice – Empresa de Tecnologia da Informação do Estado do Ceará. De lá para cá, o progresso tem sido contínuo, em virtude do esforço e comprometimento de uma equipe formada por cerca de 30 profissionais.

A distribuição Linux adotada para rodar nos desktops foi a OpenSuse 10.3, enquanto no servidor foi instalado o Suse Enterprise 10. “Isso trouxe uma maior facilidade na implementação e administração do servidor”, comenta Catulo Hansen, analista de suporte. As aplicações estão rodando sob o Mono que é uma implementação livre do Framework .NET.”

Enviado por Luanna Carneiro (luanaΘpge·ce·gov·br) – referência (pge.ce.gov.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-04-08

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Wit (usuário não registrado) em 8/04/2008 às 10:23 pm

    Tinha que usar o Mono? Ou seria uma estratégia para o caso de voltar para o “Windows World”?

    guto carvalho (usuário não registrado) em 9/04/2008 às 7:23 am

    Luanna Carneiro,

    A notícia é excelente, mais um caso de adoção de tecnologias livres na esfera governamental. Por favor mantenha a gente informado ;)

    Parabéns ao PGE do Ceará!

    Wit, talvez estejam utilizando mono por ser um framework mais próximo do que eles estavam acostumados, o mono é um projeto livre que está permitindo estive tipo de adoção/migração.

    Em tempo acredito que a equipe de desenvolvedores vai acabar conhecer outros frameworks e linguagens para trabalhar.

    python com turbogears ou django
    ruby com rails

    e assim vai, de acordo com a demanda e evolução da equipe ;)

    ;)

    Concordo, Luanna Carneiro; parabéns, mesmo.
    Acompanhei um pouco de perto, pois sou facilitador na SEPLAG (Secretaria do Planejamento e Gestão) e, no intuito de prospectar experiências letivas, dirigi-me até lá (en passant, muito bem tratado, por sinal). Questionei também a adoção de certas estratégias, como o Mono e o ASP, por exemplo; Catulo Hansen, analista de suporte, explicou-nos que era uma estratégia de adoção, pois todo o setor de desenvolvimento lidava com esta cultura do ASP e do .Net e assim seria mais transparente, mais “indolor” a transição. Devo ressaltar que todo o parque de máquinas deles está utilizando SL, segundo Catulo. Por isso, reitero os parabéns.

    Morvan, usuário Linux #433640.

    David Ferreira (usuário não registrado) em 9/04/2008 às 10:05 am

    Blz!
    Pessoal vcs não tem idéia de como é difícil implantar alguma coisa de software livre dentro do estado, digo isso pq trabalhei durante entre 2004/2006 com quase todas essas pessoas citadas na nota na antiga SEAD, e considero um grande avanço.

    Não é fácil vc conseguir sair de ‘softwares tradicionais’ que o governo usa a anos para soluções livres, o Alcy e o Osman estão de parabéns, assim como as outras pessoas envolvidas que nem foram citadas ;)
    Não é simples você trocar um oracle por um postgresql, um ambiente microsoft por um gnu/linux, digo isso pq infelizmente a plataforma proprietária tem uma vantagem aqui no Brasil com relação ao suporte, pois poucas são as empresas (se eh que tem alguma) que ofereça de fato um suporte especializado nesses ambientes e que realmente pode-se garantir um serviço de qualidade, só observar quantas empresas brasileiras ou cearenses são parceiras novell/suse ? quantas são parceiras do postgresql?? da plataforma mono ??
    São alguns fatores que muitas vezes pesam para a mudança de plataforma e que os amigos da etice estão de parabéns por dar os passos iniciais e vencer essas barreiras

Este post é antigo (2008-04-08) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.