Imitação do Eee PC sai por US$ 100
“A JoinTech, uma pequena integradora de Hong Kong anunciou um Netbook peculiar, o JL7100, que custa apenas 100 dólares. Este preço é o valor para vendas no atacado, em lotes de 10.000, mas o fato de ter atingido a marca mágica dos 100 dólares tornou o mini-notebook uma celebridade instantânea.
Como você pode ver, a aparência é exatamente a mesma da do Eee 701. Não se trata de mera coincidência, realmente copiaram o Eee de forma deliberada, usando uma tela de 7″ com resolução de 800×480 e imitando até mesmo a posição das portas e das teclas do teclado, mas, como toda imitação, ele tem a tradicional aparência de produto barato e as especificações são diferentes das do original.
A diferença básica é que ele não utiliza um processador x86, mas sim um processador ARM 9 de 400 MHz, fabricado pela Samsung. Se você está chegando agora, os processadores ARM são chips RISC de baixo consumo, popularmente usados em celulares e palmtops.
Em vez de rodar Linux ou windows XP, ele roda o Windows CE 5.0 (a versão do Windows destinada a palmtops), com as versões poket do Office, IE, e outros aplicativos, sem possibilidade de instalar outros sistema operacionais.”
Enviado por Carlos E. Morimoto (morimotoΘguiadohardware·net) – referência (gdhpress.com.br).
Rocks! Uma imitação do eeepc com ARM… Quero um desses!
Porque não pode instalar outros sistemas?
Tem Debian para ARM, não?
Em vez de rodar Linux ou Windows XP, ele roda o Windows CE 5.0 (a versão do Windows destinada a palmtops), com as versões poket do Office, IE, e outros aplicativos, sem possibilidade de instalar outros sistemas operacionais.
Caramba, quero ver quem ai ser o primeiro a tentar colocar Linux no bixin – e conseguir… :-)
Agora, com Windows CE, MS Office e IE? Por US$ 100,00 deve ser tudo legalizado, como todo bom produto clone – não clone da merca Clone :-)
Asus EEE no Carrefour por 899…
tenchi pode ter certeza que sempre tem um corajoso pra tentar colocar o linux ou outro so num novo brinquedo desses. Mas pelo que entendi só se for pra colocar um linux pra palm nele.
Mas não acho que esse seja um concorrente de peso para os Eee pc.
Uma coisa é verdade , que o governo está dando bobeira está rs
Com o projeto do negroponte não saindo exatamente como deveria.
Eu se fosse do governo iria comprar Eeepc de 7″ para os alunos.
Mas para os professores um de 10″.
Nós até pensamos , mas o governo não rs
Estão aparecendo várias dessas imitações do EEE PC com hardware de PDA. Só que essa versão é provavelmente a mais limitada. Tem outros com memória de 128, enquanto esse tem apenas 64. Apesar das limitações, acho que é uma tendência esses dispositivos tomarem o lugar de alguns dos chamados netbooks mais baratos. A Asus, depois do EEE PC de 7 polegadas agora só lança versões com tela de 8,9 e 10, com preços consideravelmente maiores. E os outros fabricantes vão na mesma balada, ninguém se interessando em bater ou até mesmo igualar o preço do primeiro EEE PC. Assim sendo, acaba sobrando espaço para esses sub-sub-notebooks. Pelo menos em preço eles ganham.
O CE é excelente para uso casual e de rua. E a bateria deve durar horrores. Se chegar a preço bom, muito me interessa.
Vejam pelo lado bom, na próxima promoção do Br-Linux o Augusto pode dar 3 EeePC, só que os genéricos :-)
De resto acho que meu celular faz mais coisas que ele heheh
Ahhhh não estou nem ai, só sei que um laptop desse para a tarefa básica da massa do povo brasileiro, que se resume basicamente em Orkut, MSN, música e filme, tá muito bom, no Linux isso quer dizer: Firefox, Amarok ou XMMS, um Kaffeine, Gnash, está perfeito, se conseguirem colocar isso em um laptop desses, eu diria que é perfeito para aquela situação em que um laptop de 15 polegas é um trambolho.
Eu tenho um iBook de 12 polegadas mas acho ele grande e pesado comparado com esses novos.
Pode vir que eu compro!
Ah, se tivesse wireless…
Bom, pelo tamanho do disco se der para instalar um DSL já tá ótimo =P
tem que colocar o negroponte para falar com estes caras. finalmente o notebook de 100 dólares para as crianças existe :)
Tem gente que fala e tem gente que faz…
Deve ser tranqüilo rodar Linux e NetBSD nessa máquina.
Se for colocar Linux, é melhor fazer uma instalação personalizada com BusyBox do que ficar colocando distros prontas, aproveita melhor o espaço.