Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


IBM reconsiderando sua cooperação com a ISO

À luz do recente episódio da aprovação do OOXML como padrão, a IBM lançou uma nova política interna que define as condições para suas contribuições a trabalhos relacionados a padrões abertos no futuro – as condições exigem que as atividades sejam desenvolvidas também com abertura, transparência, e participação dos interessados.

A novidade passa pela revisão de todas as participações da empresa em organizações e grupos relacionados, incluindo a ISO. (via heise.de)

Saiba mais (heise.de).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-09-24

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Bruno Fabricio (usuário não registrado) em 24/09/2008 às 4:00 pm

    Levando em consideração toda polemica sobre a aprovação do OOXML e agora com essa notícia.
    A IBM tem sua moral , ela é uma das grandes empresas no mundo de TI.
    Se mais uma outra grande endossar a IBM nessa retalhação contra a ISO.
    E outras empresas entrarem nessa , a ISO vai parar de funcionar na área de TI.

    cardoso (usuário não registrado) em 24/09/2008 às 4:48 pm

    Sugiro dar uma olhada em http://www.iso.org. São milhares de padrões e documentos, abrangendo grande parte do conhecimento humano. OOXML/ODF é uma partícula insignificante no pacote todo.

    A IBM está fazendo “mimimi” para aumentar a exposição do ODF. Padrão por padrão o OpenOffice salva em 22 formatos diferentes sem plugins.

    Deviam se concentrar em fazer produtos melhores, ao invés da choradeira. Lembrem-se, mesmo que o OpenXML morra HOJE, a Microsoft já disse que o Office vai falar ODF ANTES de falar a última versão do OpenXML.

    observador (usuário não registrado) em 24/09/2008 às 6:28 pm

    Cardoso, já que vc falou em “lembrar”, a microsoft já falou muita coisa nessa vida. E voltou atrás em boa parte delas.
    E falar por falar, até eu digo que vou fazer a fome acabar no mundo.

    “speak is easy, show-me the code”.
    te LEMBRA algo? rs

    cardoso (usuário não registrado) em 24/09/2008 às 6:41 pm

    Observador, me diz AONDE que a Microsoft não suportar o ODF no Office será interessante para ela E prejudicial aos outros. Menos, vai. Não faz sentido mercadologicamente.

    A “comunidade” pode fazer birrinha dizendo que “OpenXML é chato feio e bobo”, mas se um governo ou uma grande empresa coloca numa licitação que vai exigir suporte a ODF nas futuras compras (e muitos estão fazendo isso) a Microsoft VAI colocar o suporte, ou então não vende Office.

    Entendeu ou quer um powerpoint pra facilitar?

    Marcos Alexandre (usuário não registrado) em 24/09/2008 às 7:04 pm

    “Entendeu ou quer um powerpoint pra facilitar?”
    Quer um “Impress” para facilitar? hehehhe
    É cada vez mais comum receber documentos em formato OOXML. Com o tamanho do mercado do MS Office, independente de ISO, eles já são padrão de mercado.

    O problema é que a Microsoft vai implementar o ODF com alguma não conformidade e só vai ser completa no sentido da importação. Quem exportar para ODF com certeza vai perder algum recurso de edição importante ou vai sofrer alguma desformatação.

    Se ela tivesse realmente compromisso com o ODF não teria criado o OOXML e, pior, não teria feito o lobby e a pressão que fez na ISO para aprovar o seu “Padrão”. Também não teria saído do consórcio OASIS e poderia inclusive ter contribuído com algo no padrão ODF. Mas como ela sempre acha que não pode ceder nada, nunca participará de padrões compostos por consórcios de empresas/instituições (como ODF, OpenGL, etc). Ela faz o seu “padrão” e sempre implementa o padrão do concorrente com alguma desvantagem nos seus produtos.

    cardoso (usuário não registrado) em 24/09/2008 às 10:19 pm

    Marcos, eles são padrão de fato, mas os grandes clientes já deixaram claro que não querem ficar presos a um único padrão, ISO ou não. Eles vão investir no OpenXML sim, ele é muito melhor para suportar o legado, coisa que o ODF não faz direito. Mas se fizerem uma implementação porca do ODF, os mesmos clientes vão chiar.

    Não estamos mais falando de projetos de butique como o OpenOffice puro, estamos falando da IBM, com seu Symphony, que fala forte no mercado corporativo.

    É questão de sobrevivência. Manoel, a Microsoft está pouco se lixando pra compromisso com o ODF, e você também deveria. Tem que ter compromisso com seus clientes e com o que resolve o problema deles. Quem tem “compromisso” é homem casado com mulher feia.

    Empresas promovem suas tecnologias mas em última análise quem decide a compra é o cliente. Quem atende melhor, ganha. Não atendeu bem, não compro mais. O Ballmer pode quebrar quantas cadeiras quiser, se o suporte ao ODF for ruim, muita gente grande vai ficar insatisfeita.

    De resto, você tem muitas certezas sobre o futuro. Pode dar os números da Sena?

    Cardoso, é muito bonito esse papo de que quem manda é o cliente mas isso funciona bem apenas quando realmente há concorrência. Não esqueça de que o mercado de suites “Office” há muitos anos é praticamente um monopólio. Não há mais concorrência real nem entre os aplicativos equivalentes proprietários feitos somente para windows.

    O Vista é uma prova de que a MS nem sempre ouve seus clientes e apesar dos protestos vai sim conseguir empurrar goela abaixo dos seus reféns, digo, clientes que já possuem um legado grande de aplicativos win32.

Este post é antigo (2008-09-24) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.