Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


IBM investe na EnterpriseDB

“A IBM, está financiado o desenvolvimento do banco de dados relacional de Código Aberto PostgreSQL, ao investir na EnterpriseDB, empresa que comercializa uma versão comercial do PostgreSQL, o equivalente à quantia de US$ 10 milhões. O EnterpriseDB Postgres é, atualmente, o concorrente direto do banco de dados (proprietário) da Oracle e a IBM, além de querer uma fatia desse mercado, também quer possibilitar ao PostgreSQL competir com o MySQL pela dominância do mercado de banco de dados de Código Aberto.

Por mais de uma década, o PostgreSQL tem sido a pedra angular do mercado de banco de dados de Código Aberto. Já há alguns anos, a EnterpriseDB apareceu como a principal empresa a suportar e guiar o PostgreSQL. Com o atual investimento da IBM, a EnterpriseDB ampliará seus esforços para que o PostgreSQL possa competir com o MySQL no mercado de banco de dados de Código Aberto, e a Oracle, no mercado de banco de dados proprietário.

A IBM já possui um banco de dados proprietário, o DB2, e o mesmo já concorre tanto com o PostgreSQL quanto com os bancos de dados da Oracle. Avisando os mais afoitos, Andy Astor, CEO da EnterpriseDB, informou que não tem interesse em vender a EnterpriseDB para a IBM, e que o investimento da empresa na EnterpriseDB não deve levar ninguém a essa suposição. O que aconteceu foi que o EnterpriseDB atualmente emergiu como o concorrente direto do banco de dados proprietário da Oracle, e a IBM quer um quinhão desse mercado.

O estopim que levou a toda essa negociação entre as duas empresas parece ter sido a aquisição da MySQL pela Sun — pela quantia módica de US$ 1 bilhão. É interessante notar que a única outra empresa a dar suporte de maneira significativa ao PostgreSQL é a própria Sun. Ao adquirir a MySQL, a Sun colocou Marten Mickos, CEO da MySQL, como líder do grupo de banco de dados da Sun, o que inclui o PostgreSQL. É bem provável que isso tenha desagradado os usuários e desenvolvedores de PostgreSQL dentro da empresa, e é fato que não agradou ninguém dentro da EnterpriseDB. O próprio Andy Astor disse ter ouvido muitas reclamações de usuários de PostgreSQL no que tange à aquisição da MySQL pela Sun, já que a Sun, além de manter o PostgreSQL, possui membros estratégicos da de sua equipe na liderança do desenvolvimento do próprio PostgreSQL. “Nós teremos de esperar para ver o que vai acontecer”, disse Astor.”

Enviado por Rodrigo Amorim (ramorimΘlinuxnewmedia·com·br) – referência (linuxmagazine.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-03-30

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    kayo (usuário não registrado) em 30/03/2008 às 1:31 pm

    “… já que a Sun, além de manter o PostgreSQL, possui membros estratégicos da de sua equipe na liderança do desenvolvimento do próprio PostgreSQL.”

    eu nunca tinha observado dessa maneira o mundo do software livre e as empresas privadas :)

    Não vejo como uma ameaça essas movimentações da Sun. Talvez até uma oportunidade para maior integração entre os bancos de dados abertos. Mas com certeza a IBM foi esperta ao detectar esse desconforto do pessoal do PostGres e começar a apoiá-lo.

    Eu por exemplo prefiro o PostGresQL, por ser livre e robusto (é o que dizem), mas acho que ele ainda têm o que aprender com o MySQL. Passo anos e anos sem mexer num MySQL, mas nunca esqueço os práticos e mnemônicos comandos “show databases“, “show tables“, já no PostGresQL …, dt (é isso mesmo?)

Este post é antigo (2008-03-30) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.