Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


IBM empenhada em oferecer desktops “Microsoft-Free”

“A IBM anunciou ontem em São Francisco, EUA, uma parceria com alguns dos principais distribuidores Linux para oferecer desktops absolutamente livres de softwares da Microsoft. O uso direto do termo “Microsoft-Free” é o que mais marca no anúncio, pois deixa bem clara a intenção da Big Blue de manter seu antigo parceiro longe de seus consumidores.

No acordo com Canonical, Novell e Red Hat, a empresa afirma que “juntará forças globalmente com seus parceiros de hardware para fornecer escolhas de computação pessoal livres da Microsoft”, e logo em seguida informa o motivo da parceria: os computadores virão “com Lotus Notes e Lotus Symphony no mercado mundial de um bilhão de unidades de desktops em 2009”. Os dois softwares, em conjunto, oferecem todas as funcionalidades de colaboração, mensagens instantâneas, e-mail, navegador, calendário e escritório, entre outras, e sua disseminação em desktops poderia representar importantes avanços na presença da IBM no mercado e também nas vendas do Lotus Domino, que integra o pacote Lotus no lado do servidor.”

Enviado por Pablo Hess (phessΘlinuxmagazine·com·br) – referência (linuxmagazine.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-08-07

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    João Marcus (usuário não registrado) em 7/08/2008 às 10:23 am

    Arrrrrrrrgggghhhhh
    Lotus Notes ninguém merece! Não vejo a hora de ver esse cliente Notes ser exterminado e dar lugar a alguma coisa que preste.

    Ark (usuário não registrado) em 7/08/2008 às 10:36 am

    O Notes é engraçado… a versão que eu uso no trabalho é ruim para o que se propõe: é um péssimo cliente de email. O pessoal usa muito mais pra ficar fazendo aplicações no estilo Microsoft Access (o que é uma droga).

    Se tudo der certo, será interessante ficarmos discutindo, num futuro não-tão-distante, quem é mocinho e quem é vilão na briga pelo monopólio.

    Lucas Timm (usuário não registrado) em 7/08/2008 às 10:54 am

    Ser livre, pra maioria dos usuários software livre, é não usar software da Microsoft. Não parece que vai ser muito diferente, também nessa vez. =D

    cardoso (usuário não registrado) em 7/08/2008 às 10:57 am

    Marketing puro. Ou a IBM vai parar de produzir software que roda em Windows? Em tempos de interoperabilidade, quando até o Ballmer tem que engolir e fazer parceria com a Novell, a IBM faz discurso isolacionista?

    Deve ser algum marketeiro do OS/2 que ainda sobrevive por lá…

    Marky (usuário não registrado) em 7/08/2008 às 10:57 am

    O pior, Ark, é que essas aplicações acabam “apodrecendo”, porque você precisa de uma equipe de pessoas especializadas em Notes para manter as aplicações. Como poucas empresas possuem uma equipe Notes, os bugs vão surgindo, as pessoas simplesmente aprendem a contornar os bugs, as necessidades vão mudando e não tem ninguém para adaptar o sistema, para fazer um relatório é um sofrimento só, etc…

    Aqui no meu trabalho temos um sistema de controle de pendências em Notes que poderia muito bem ser substituído por um Redmine, bastando a criação de algumas telas adicionais e alguns relatórios. Quer saber o histórico da solicitação? Não tem. Você simplesmente fecha a solicitação e escreve um texto lá. Quer anexar um arquivo? Cuidado, porque algumas vezes o Notes perde o anexo e você precisa pedir o reenvio do anexo por e-mail.

    Portanto, o cliente Notes é um péssimo cliente de e-mail, o calendário dele é horrível, e as aplicações são horríveis. Quer que o Notes preste pra alguma coisa? Contrate uma equipe para cuidar. É caro, você vai ter aplicações podres, e todo mundo vai amaldiçoar o cliente de e-mail. Mas seu chefe de cabelo pontudo vai amar :)

    Alexandre C. (usuário não registrado) em 7/08/2008 às 11:46 am

    A IBM usa o quê mesmo em seus Desktops corporativos ?

    Ric_NYC (usuário não registrado) em 7/08/2008 às 12:28 pm

    Cada um fazendo sua parte… Assim funciona.
    Hoje consegui ver os videos no site Terra. /
    Parece que eles mudaram os requerimentos pra tocar os videos.

    Obs: quando tentei tocar os videos a primeira vez veio a tela conhecida dizendo que os videos nao tocavam no Linux… Mas embaixo da mensagem tinha outra uma mensagem tipo: “Quer tentar tocar assim mesmo?”… Cliquei (O Ubuntu mostrou uma mensagem perguntando se eu queria baixar os codecs… Sim!) Dai os videos comecaram a tocar sem mensagem de erro.

    Apesar de não concordar com a posição da IBM, devo salientar que não é uma posição isolacionista da IBM. A Microsoft é que normalmente tem uma política isolacionista, com soluções Microsoft de ponta a ponta.

    A IBM está sendo segregacionista. Qualquer um pode entrar, desde que não seja a Microsoft. :)

    marcon (usuário não registrado) em 7/08/2008 às 2:09 pm

    Eu acho muito bom isso, porque significa que o hardware vair ser todo suportado no linux. Compre o hardware e use a distribuiçao que mais gostar.
    Acho que todos os fabricantes deveriam ter ao menos um hardware `linux-friend`.

    Douglas Augusto (usuário não registrado) em 7/08/2008 às 2:48 pm

    Free as in free beer, not as in free speech

    Com esses monstrengos proprietários a “solução” da IBM não será apenas “livre da Microsoft”, mas também “livre da liberdade”.

    foobob (usuário não registrado) em 7/08/2008 às 3:06 pm

    É, a IBM não agrada nem a gregos nem a troianos. ;)

    Pessoalmente, eu acho bom mais um SO não-Microsoft na praça e com uma empresa de peso por trás. Concorrência faz bem para um mercado livre e saudável.

    klein (usuário não registrado) em 7/08/2008 às 3:52 pm

    quem sabe o GoogleApps não vem correndo por fora e dá alguma surpresa? se juntarem alguns serviços, chegariam beeem pertinho do que é necessário…..o Google Forms é um inicio….email e comunicador eles tem….e é tudo Online… :-) com uma boa API pra se Extender…

    cristo (usuário não registrado) em 7/08/2008 às 3:58 pm

    Gostei da atitude da IBM, mesmo que para priorizar os softwares dela, ela está certa.

    Marcos Alexandre (usuário não registrado) em 7/08/2008 às 4:55 pm

    Acho que sou o único que gosta do Notes? Pra documentos eletrônicos achei ele uma mão na roda.

    bebeto_maya (usuário não registrado) em 7/08/2008 às 5:16 pm

    Estou de acordo. Concorrência é ótimo…

    Na minha empresa usamos Notes, mas não acho ruim não (aqui têm equipe que cuida exclusivamente do Notes), se bem que eles também têm uma mania de desenvolver aplicações nessa plataforma, algumas realmente têm muitas oportunidades de melhorias, mas no geral não acho ruim.

    De qualquer forma acho positiva a atitude da IBM, ela vende o equipamento com um Linux da preferência do consumidor e integra com soluções de servidor com software IBM se o consumidor quiser, qual o problema? Compra quem quer e quem tiver dinheiro (não trabalho na IBM).

    Liberdade para escolher de quem comprar e rodar o que quiser isso sim é liberdade.

    Se fosse MS Exchange, já ficaríamos obrigados a usar um servidor Windows, e possivelmente obrigados a usar clientes Windows para acessar plenamente o caro servidor que foi comprado (vá tentar convencer o gerente a usar um outro cliente não certificado). Solução Microsoft é toda amarrada, aí vêm um cara criticar pq na maioria somos contra soluções Microsoft?!?!? Eu sou porque na maioria das vezes estas soluções obrigam a usar programas que não tenho e não quero comprar (ou piratear), se uma solução é livre acho ótimo, se é uma solução não livre (o que não é o caso aqui) mais não é da Microsoft, menos mal. É o que eu acho, não vejo problema nisso (se vc têm uma opinião diferente problema seu).

    Eu tive que comprar uma carro ano passado. Antes de escolher quais eu ia fazer testdrive fui acessar o site de diversas montadoras, não consegui acessar o da Renault do Brasil (o da França funcionava!) a partir do meu Firefox rodando no Linux, não insisti fiz os testdrive dos carros que queria e acabei comprando um carro que não foi um Renault, que nem estava na minha lista de possibilidades. Sabe aquela sensação quando vc entra numa loja e os vendedores lhe olham com uma cara de (esse cara vai querer ver um monte de coisas e vai acabar não comprando nada pois é duro, é perda de tempo atender esse aí)!?!? É o que eu senti quando acessei o site.

    No final teremos mais equipamentos com hardware aprovado para rodar Linux, com fornecedores preocupados em oferecer solução totalmente compatíveis.

    Só para complementar (caso alguém retorne a este post antigo) testei o site da Renault do Brasil hoje e verifiquei que ele está acessando normalmente a partir do Linux com Firefox. Talvez eu tenha exagerado em citar o caso, devia ter pego outro exemplo, pois poderia simplesmente culpar apenas o desenvolvedor do site e a empresa sem estender para a M$ em si…

    De qualquer forma, na época eu mandei um e-mail reclamando e mostrando a eles um apanhado que fiz dos meus acessos aos sites das outras montadoras e dos resultados onde o deles estava como menos acessível. Parabéns para todos nós que conseguimos mudar o pensamento estreito desse pessoal, como no recente caso do TV Terra negando acesso, da falta de colaboração da ATI… quem não chora não mama!

Este post é antigo (2008-08-07) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.