IBM anuncia versão de BI para mainframes que rodam Linux
“Mais um passo da Gigante IBM em busca do crescente mercado do Open Source. Mas no mercado de mainframes? Que a IBM ainda aposta forte nesse mercado todos sabemos, e é apostando no Linux que ela tenta manter esse Mercado pouco conhecido por muitos, e adorado por poucos.
“A IBM anunciou nesta segunda-feira (30/06) que o Cognos 8 BI (business intelligence) está agora disponível para mainframes System z rodando Linux. A intenção de tornar o sistema compatível com a plataforma aberta foi anunciada pela fabricante em fevereiro deste ano. … Para analistas de mercado, o movimento da big blue foi pragmático e esperado, depois do investimento de 5 bilhões de dólares feito na aquisição da Cognos. Além disso, vai de encontro ao desejo da companhia de manter a força de seus negócios com mainframes no momento em que o mercado se move para modelos como fazendas de servidores e computação em nuvem.“”
Enviado por Charles Valeze (charlesΘnetadviser·com·br) – referência (blog.netadviser.com.br).
Os mainframes são os highlanders da tecnologia…
concordo, mas se bem que a IBM é bem inteligente neste ponto, já que investindo em OpenSource, as aplicações poderão rodar em mais de uma plataforma, coisa que no proprietário geralmente nem é possível, vide o Windows que só roda em x86 e que ainda está caminhando aos x86-64, enquanto que muitas aplicações OpenSource rodam em mais de uma plataforma com o mínimo de restrições.
Por isso devemos aderir a campanha: eu nem irei mais escrever meus programas de alto-nível em assembly
onde se lê “vai de encontro”, leia-se “vai ao encontro”.
de = digladiar; ao = abraçar
att.
:o)