IBM anuncia que aplicativos Lotus terão suporte oficial no Ubuntu
O Betanews traz escassos detalhes sobre um anúncio feito pela IBM de que a sua “Open Collaboration Client Solution” vai ter suporte no Ubuntu a partir do lançamento do Notes 8.5, planejado para o segundo semestre de 2008. A empresa já havia anunciado anteriormente que haveria suporte nos sistemas operacionais baseados em Linux distribuídos pela Novell e Red Hat.
O conjunto de softwares inclui o Lotus Symphony, baseado no OpenOffice.org, e mais alguns nomes conhecidos no mundo corporativo, como o próprio Lotus Notes, o comunicador Sametime, o IBM WebSphere Portal e outros 3 aplicativos Lotus.
A representante da IBM ouvida pelo Betanews informou que outros detalhes (especificamente os relacionados a vendas e marketing) sobre a disponibilização nas plataformas Ubuntu ficam para o futuro. Eu visualizo facilmente quem é o público-alvo de uma oferta como esta nas duas outras distribuições Enterprise mencionadas, mas estou curioso para saber o que mais a IBM está planejando.
Saiba mais (betanews.com).
Show de bola a foto..rsss
A IBM sempre comete os mesmos erros de sempre. Nunca vai aprender não é ? Lembram do IBM DOs, OS/2 e outros mais ?
Opa ! Que legal !
A IBM é uma empresa que está no mercado a muitos anos e tem um belo know-how na área de software e OS, e este realmente é um grande passo e uma grande contribuição para os ambientes livres !
Maiores informações em: http://www-03.ibm.com/press/us/en/pressrelease/23370.wss
ND 8.5 : Previsto para o segundo semestre de 2008
> Melhorias no gerenciamento de identidades (diretórios)
> Permitir uso de outros diretórios
> Reduzir ainda mais o uso de storage
> Modernização das aplicações (com xPages, Web 2.0, etc.). Ajax, Widgets, stylesheets, typeahead na web, etc. Performance e menos uso do servidor por causa do Ajax! (cool!)
> Suporte a Mac OS X 10.5 (Leopard) e Ubuntu Linux
> iCal subscriptions e Federation (cool!)
> Single Sign On com Windows (sem precisar sincronizar senhas)
> Domino Attachment and Object Store (DAOS). Attachments para múltiplos recipientes vão guardar uma única cópia em repositório separado, ao invés de em cada caixa postal. (cool!)
> QuickTune: auto-análise e configuração para Notes.ini, Database settings e configurações de disco. Provê links para informações de melhores práticas online. Policies dinâmicas para grupos.
> Domino Designer no Eclipse, com direito a navegador de classes Lotuscript (cool!)
Pergunta: alguem ai ja consegui baixar esse Lotus para Linux?? Sei q sou oreia por não conseguir mas quem ja baixou passa ai o link pra noisssss. ;)
Muito boa essa notícia.
Excelente notícia. Isso facilitará a migração de muitas empresas que utilizam os softwares e ficam restritas ao ambiente Windows ou sob emulação.
Já tive experiência com Lotus Notes no Wine e funciona beleza, mas nativo para Linux é outra coisa…