Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


HOT Spot: Copacabana estréia Wi-Fi público dia 22

Uma rede Wi-Fi construída na orla da cidade do Rio de Janeiro começa a funcionar na terça-feira dia 22. A rede, que usa equipamentos da Motorola, oferecerá sinal de internet gratuito ao longo de toda a orla de Copacabana e vem sendo construída desde o final de 2007.

A rede foi projetada por engenheiros da UFRJ e sua construção foi financiada pela Secretaria de Tecnologia do Estado do Rio de Janeiro.

Saiba mais (info.abril.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-07-19

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Truco (usuário não registrado) em 19/07/2008 às 6:21 pm

    Fico imaginando essa cena.
    Uma pessoa com seu lap top na praia do Rio.

    Quer ser roubada neh?

    Alex (usuário não registrado) em 19/07/2008 às 6:30 pm

    O projeto foi patrocinado pela associação de trombadinhas do Rio? :-)

    Não sou carioca, mas devo dizer que muito dificilmente alguém será roubado na praia de copacabana. No RJ existe polícia onde existe turista, especialmente se for gringo.
    O que é duro de engolir nessa história é ver dinheiro PÚBLICO sendo usado para beneficiar uma pequena parcela da população (se é que esse projeto pretende atender a ela), ao invés de ser destinado a construção de telecentros em locais em que não haja acesso gratuito à internet.
    Mias uma manchete bonita para os jornais, porém mais um exemplo de política pública que só vem beneficiar as camadas mais abastadas da sociedade.

    Adoro essas imagens engraçadas que ilustram as matérias do br-linux :)

    Lucas Timm (usuário não registrado) em 19/07/2008 às 7:43 pm

    Existe um hot-spot maior que esse no Brasil? Voltando ao projeto de lei para crimes eletrônicos, comé que vão fiscalizar os dados de um hot-spot desse tamanho?? :-P

    ney frota (usuário não registrado) em 19/07/2008 às 7:56 pm

    na boa! acho isso foi so gasto errado do meu dinheiro! rio precisa muio mais que hotspot gratuito na orla!

    nao existe seguranca pra andar de laptop na orla de copacabana!

    tb acho despender dinheiro publico pra fornecer um mimo pra turistas ou 1% da populacao (as que tem dinheiro pra ter um laptop) é meio errado.

    se for pelo turismo, por seguranca, deveria ter internet no saguao dos hoteis. eles mesmo tem dinheiro e incentivo pra isso

    se for pra inclusao digital, deveria se ter um programa de apoio pra internet cafes em zonas especificas da cidade.

    acho isso foi so uma ideia bolada dentro de uma sala com ar-condicionado, fazendo os calculos de divisao das verbas entre os parceiros

    Juliano (usuário não registrado) em 19/07/2008 às 7:59 pm

    Quando eu li a matéria pensei a mesma coisa do que quase todo mundo que comentou, foi muito engraçado! vai ser bom para quem tem apartamento beirando a praia…e para os “manos”; gostaria muito que fosse diferente… mas infelizmente é nossa realidade.:-)

    argh (usuário não registrado) em 19/07/2008 às 8:35 pm

    Esqueçam inclusão digital caso a lei de crimes eletrônicos for aprovada.

    Troll Maldito (usuário não registrado) em 19/07/2008 às 8:52 pm

    Hahahahahaha! Quantos segundos um notebook dura no seu colo em Copacabana? :P

    Lucas Fernando Amorim (usuário não registrado) em 19/07/2008 às 9:10 pm

    Os trombadinhas vão poder se comunicar via web. XD

    Bruno (usuário não registrado) em 19/07/2008 às 9:11 pm

    Tenho que concordar rs a imagem da notícia está demais! :D

    Agora como foi dito acima , do jeito que rola arrastão nas praias do Rio.
    Eu fico pensando rs a pessoa senta , liga o notes e quando acaba de digitar o endereço da pagina rs antes de apertar o enter
    o notes já foi roubado rs

    eu não sou do Rio, mas fico pensando , mas acho que os hot spot deveriam ser colocados perto de colegios e faculdades.
    Ai sim seria um dinheiro bem gasto.
    Porque acesso a net em praia , e sem noção demais.
    Eu vou a praia pra me divertir , não é pra acessar net.
    E se precisar , tem os hoteis ou lan houses.

    Rafael (usuário não registrado) em 19/07/2008 às 11:12 pm

    Só tem uma coisa nessa história que gera uma raiva terrivel: pq lançar wi-fi gratis em um local onde a população tem dinheiro para pagar?…
    Dinheiro publico no lixo, como sempre.

    Cara, sinceramente.. Por mais que possa ter policial lá..

    Você teria coragem de levar um MacBook Pro de 9 mil reais na praia?!?

    Vagner (usuário não registrado) em 20/07/2008 às 12:51 am

    Tudo bem que wifi esta deixando de ser exclusividade dos notebooks, algunmas tranqueiras usam ja Wifi, mas ainda até hoje não engulo a ideia de internet na praia, no máximo usaria um celular comum e não to falando de nada muito moderno, celular simples dos que toca e vc fala e nada no maximo cerve de relogio e despertador

    Wallacy (usuário não registrado) em 20/07/2008 às 12:54 am

    Estava passeando com o iPhone da minha irmã, e precisei saber um endereço. Claro que a primeira coisa que pensei é ir no Google Maps disponivel no iPhone e verificar o endereço correto, já que ele mostra até o CPE do local pesquisado.

    Bem, infelizmente não tinha nenhuma rede Wi-Fi para eu usar. E logo veio um monte de gente dizer que o Brasil não presta, que lá fora que é bom pois lá tem internet gratis em tudo quanto é canto, etc. etc.

    Quando eu penso nesse projeto, sinceramente usar notebooks é a ultima coisa que me passa na cabeça! Hoje em dia qualquer celular vagabundo faz isso, e nem to falando de “WAP” e sim “Internet” de verdade!

    Sobre esse pejeto, em minha opnião é muito bom! MUITOS turistas, MUITOS mesmos, tem o facil acesso a internet como um dos primeiros itens em suas listas de prioridades para decidir um “local” para viajar! Só o “aumento” do turismo no local já pagaria a conta desse tal HOT Spot, sem contar que os vendedores locais poderiam se beneficiar de tal conexão também.

    Treinamento de policiais é mais importante? Sim, é! HOT Spots em lugarem mais pobres (para aumentar o numero de usuarios do orkut) é importante, Sim (dependendo da abordagem, não muito), existem muitas outras coisas importantes? Com certeza, porém não da para simplesmente ignorar todo tipo de evolução assim! Olhar para esse HOT Spot e ficar reclamando que pessoas não vão levar notebooks para a praia, etc é muita falta de visão! Até porque realmente não vão, porém com certeza esse não é o unico uso!

    Acredito que não seja possivel resolver qualquer problema em qualquer pais (não estou falando só dessa Wi-Fi, que é até uma ideia meio boba) só olhando para trás e sim olhando pela frente!

    Tem uma frase muito interessante que diz: “Se o conhecimento pode criar problemas, não é através da ignorância que podemos solucioná-los.”

    Essa é geralmente muito associada aos problemas onde pessoas consideram só os “maleficios” de qualquer “plano” para por na balança! E não é bem assim que funciona, mensuar os beneficios é tão ou mais importante. É quase como algumas areas de midia está fazendo com a lei seca, sempre discutindo os “maleficios” de tal lei, e esquecendo os beneficios da mesma.

    Por muito tempo foi (e é) dito que o brasil é muito tolerenta, etc, etc… E isso fica bem claro quando todo mundo resolve achar uma solução que prejudica o menor numero de pessoas possiveis, e não o que beneficia a maior quantidade de pessoas, assim são as leis brasileiras, existem diversas brechas todas para tentar “magoar” o menor numero de pessoas possiveis, e por ai vai… Lá fora, quando uma lei é muito rigida é Cool, aqui é abuso. Lá abusar da tecnologia para melhorar a economia é Cool, aqui é burrice. (Japão é um bom exemplo, lá tem te duto porém tem algumas camadas sociais que são literalmente podres).

    Em fim, falei até demais! Porém queria deixar claro o porque gostei dessa iniciativa, acredito que nenhum avanço tecnologico é ruim, quando existem pessoas capadez de fazer proveito de tal tecnologia. Por acredito que seria muito melhor, discutirmos os beneficios de tal tecnlogia, se o dinheiro gasto para isso compensa tais beneficios, se os rendimentos indiretos de tal programa é maior ou menor que os gastos diretos, se o marketing de tal programa vai render frutos lá fora, etc.. etc…

    Acredito que é um bom projeto, queria saber mais sobre os valores de tal programa, até para formar uma opnião mais solida sobre os reais beneficios de tal programa!

    Esse é basicamente um projeto teste, a escolha de Copacabana tem seus problemas, mas a idéia do governo é fazer uma rede pública na baixada fluminense onde a inclusão digital é menor, e depois prosseguir por outros bairros e cidades do Rio de Janeiro.

    Ninguém tem que ir para a praia usar o notebook, de suas casas podem usar a rede, além disso a inclusão digital já começou porque Copacabana também tem favela e gente pobre sem acesso a internet.

    A iniciativa é muito boa e quero logo ter aqui no meu bairro.

    GoblinX, um livecd brasileiro com base Slackware

    O Navegante (usuário não registrado) em 20/07/2008 às 8:42 am

    E Wifi na praia vai aumentar o fluxo de turistas??? Que idéia mais descabida.
    O Rio precisa de outras coisas para acabar a sua guerra civil.
    Segundo as estatisticas morre mais gente assassinada no Rio do que na guerra do IRAQUE. E isto nao tem wifi que conserte.
    Isto é o que vai acabar com o turismo no Rio.

    alepaes (usuário não registrado) em 20/07/2008 às 9:53 am

    [flame-on]

    Só não podem usar links da Telefónica, senão os yankies vão ter que amargar 2 dias sem internet !!! :P
    [flame-off]

    Wallacy (usuário não registrado) em 20/07/2008 às 11:53 am

    E porque não? Eu mesmo costumo pesar esse tipo de coisa no meu roteiro. Já deixei de viajar para muitos lugares por coisas assim. Alguns amigos da Alemanha já deixaram de vir aqui por causa da dificuldade que teriam de se manter online fora do hotel.

    E pode até não aumentar, porém descabido em minha opinião é esse enxoval de critica que tem toda hora por qualquer coisa que não seja comprar cestas básicas.

    Bruno (usuário não registrado) em 20/07/2008 às 12:10 pm

    Eu não quero que comprem cestas basicas, quem quizer que compre.

    Agora não entendo isso desse hot spot na praia , que eu saiba a praia é pra se divertir e curtir.
    Quer net que fique no hotel, ou quer ficar 24 horas por dia on line?
    Então não vai pra praia ora.

    Estão querendo laptos pra crianças de escolas publicas?
    Então comecem a colocar hot spots perto de escolas publicas , universidades federais e bibliotecas publicas.

    Isso de ter colocado hot spots na praia é totalmente inutil.
    Quer net vai em uma lan house ou fique em hotel, que segurança vc vai ter lá na praia?
    Sempre teve arrastão e outros crimes proximos e dentro da praia.

    Quando tiver hot spots perto de faculdades , bibliotecas e escolas , ai sim podem fazer a gracinha de colocar na praia.

    Isso de turistas querer acesso a net em plena praia, então porque vieram ?
    Fique no hotel poxa!

    Eu acho um absurdo essa historia.
    Mas fazer o que, o povo da politica sempre faz caca.

    Quem tem que bancar são os hotéis e restaurantes da região, mas para variar o governo é novamente responsável por tudo… depois reclamam da carga tributária.

    “Treinamento de policiais é mais importante? Sim, é! HOT Spots em lugarem mais pobres (para aumentar o numero de usuarios do orkut) é importante, Sim (dependendo da abordagem, não muito), existem muitas outras coisas importantes? Com certeza, porém não da para simplesmente ignorar todo tipo de evolução assim! Olhar para esse HOT Spot e ficar reclamando que pessoas não vão levar notebooks para a praia, etc é muita falta de visão! Até porque realmente não vão, porém com certeza esse não é o unico uso!”

    É seu Wallacy, então a internet de graça em bairro nobre é usada para coisas úteis, em bairro pobre e para orkut ?
    O preconceito é uma coisa sutil, especialmente o social.

    Ah, só pra completar, eu concordo com você que o hot-spot é importante . Mas repito que quem deve bancar não é o estado.

    fulano detal (usuário não registrado) em 20/07/2008 às 1:19 pm

    “HOT Spot: Copacabana estréia Wi-Fi público dia 22″

    e os corajosos que quserem usar seus laptops e smartphones pra acessar net na orla ou em estabelecimentos na orla que se cuidem …

    Gustabo (usuário não registrado) em 20/07/2008 às 2:25 pm

    Eu não levo nem meu celular pra copacabana, quanto mais um notebook. rsrs!
    E tb, praia nao e lugar d notebook neh. cheio de mulher, sol quente, mar… note pra q???
    Mas acredito q a ideia seja promover o wifi e os envolvidos no projeto.

    Fernando F. (usuário não registrado) em 20/07/2008 às 3:17 pm

    Como carioca e morador da area posso dizer com pesar e sem o menor peso na consciencia: so louco vai ficar dando sopa pela Av. Nossa Senhora, Barata Ribeiro ou adjacencias portando um notebook, smartphone ou qualquer coisa do genero.
    Infelizmente os responsaveis pelo projeto e os governantes se esqueceram da triste realidade em que vivemos.

    Marcos Alexandre (usuário não registrado) em 20/07/2008 às 4:04 pm

    ” Só o “aumento” do turismo no local já pagaria a conta desse tal HOT Spot, sem contar que os vendedores locais poderiam se beneficiar de tal conexão também.”

    É isso aí! O pessoal pode não concordar, mas é fato que isso conta pontos pros turistas e não é difícil o gasto se pagar com o resultado. O retorno que pode dar é maior que o gasto realizado, sobrando mais dinheiro pros outros investimentos que o pessoal tanto defende. Isso é visão estratégica.

    Valessio Brto (usuário não registrado) em 20/07/2008 às 5:31 pm

    1. Espero que a galera que fez esse projeto pensou em equipamentos anti-marisia; porque se não, se durar mais que 01 ano o funcionamento disso, massa…
    2. Espero que estes equipamentos estejam em lugar bem alto e seguro, porque se a galera souber que uma antena omni/wifi com potencia dbi, varia de 400 pila até mais de 1.200 pila… vão fazer que nem no interior da bahia que povo sobe em poste para tirar Cobre…
    3. Espero também que tenham pessoas pensando em replicar o sinal, não somente Orla, mas levar da orla para pontos especifico dentro da cidade; e que Orla seja somente o começo
    4. Espero muito que isto não tenha sido feito pensado em turista; pois esses caras vem para cá fuder com o Brasil e o dinheiro deles é merreca.

    Valessio Brto (usuário não registrado) em 20/07/2008 às 5:33 pm

    O dinheiro que se investiu nisso; fosse transformado em ponto de cultura e acesso para familias de baixa renda; O retorno é bem melhor para o Brasil e o rio como todo…
    :/

    Wallacy (usuário não registrado) em 20/07/2008 às 7:45 pm

    maiconfaria,

    Na verdade não. Em qualquer lugar tem muito disso.

    Já fui em alguns telecentros e vi os “instrutores” coçando a pança enquanto tinha muita gente em orkuts, chats, etc… Sem fazer nada! O Problema nesse caso nem é de ser pobre ou não, e sim que o cara já insere o cara na vida digital sem muito planejameto.

    E eu também não acho que o governo que deve bancar…

    Bruno,

    Não sei você, porém eu uso muito internet fora de casa. Ficar no hotel não é pratico. A ideia não é “trabalhar” na praia, e sim fazer coisas simples, completar uma transação bancaria, etc.

    Como eu disse, esse projeto e nada é quase a mesma coisa. Porém não da para negar que tem gente que vai se beneficiar, principalmente turistas mal acustumados a ter acesso livre em qualquer lugar!

    Revoltado (usuário não registrado) em 20/07/2008 às 10:02 pm

    Já notaram a pegadinha que o Augusto fez no título da matéria?

    RJP (usuário não registrado) em 20/07/2008 às 11:19 pm

    Algumas considerações:
    - P/ quem n conhece como é Copacabana, é um bairro “aprisionado” entre montanhas e o mar. Logo, tradicionalmente todos os testes de dispersão de sinais de telecoms ocorrem lá.
    - N é só notebook q tem Wi-fi. Meu Palm (um T|X) tem Wi-fi, e ele tem 2 anos e meio comigo. Eu já acessei redes Wi-fi abertas dentro do Camelódromo da Uruguaiana, por exemplo. C/ tanto smartphone c/ wi-fi hj em dia… Vai ser útil.
    - N vai beneficiar somente quem está NA praia. Beneficiará quem está em todo o bairro. Ou vcs acham q Copa só tem a praia, Avenida Atlântica, o Copacabana Palace e a boate Help?
    - Sim, acaba soando eleitoreiro e demagógico, mas o vice-governador cobriu a cidade onde ele foi prefeito (Piraí) com uma rede wi-fi, e é fato, a cidade acabou se desenvolvendo: A rede municipal trouxe empresas novas p/ lá. Ajudaria o candidato a prefeito do partido do governo do Estado? Dificilmente, a parcela da população que iria votar por causa disso é muito pequena. Não compensa, seria melhor investir em algo q renda + em moeda eleitoral.
    - Ao contrário do q a imprensa prega o tempo todo e um bando de invejosos acreditam piamente, não tem arrastão nas praias do Rio todo dia. Aliás, o último faz um bom tempo. Como diz um amigo meu, paulistano: “O Rio não é + violento do q São Paulo ou qualquer outra capital. O problema é q no Rio, os bandidos são + pirotécnicos!”
    - Copacabana continua sendo a “princesinha do mar”, mas lá só vem velhinho… E velho quer saber de rede sem-fio? =)

    edempoa (usuário não registrado) em 21/07/2008 às 12:26 am

    Só eu que fiqui imaginando as pernas da gringa depois de bronzeadas com o desenho do notebook? =P

    Hughs (usuário não registrado) em 21/07/2008 às 8:10 am

    Manos via msn :-)

    - Traficante 1: Aew mano ten ums cara bem vistidu na aria !
    - Traficante 2: To ligadu tovendo ums turista bem vistidu
    - Traficante 1: Papo retu neles ae truta.

    Trombas via msn:

    - Tromba 1: Nuss to vendo a tia di colar di ouro !
    - Tromba 2: Pressaum na tia eu vo pela esqerda e tu pela direita

    UHuhauhaUHAUHAUHUHA

    Marcelo (usuário não registrado) em 21/07/2008 às 10:40 am

    A reportargem diz que a rede será na orla. Pelo que me lembro, atingirá o bairro inteiro, até depois da Toneleros. Nisso, pega 3 favelas (chapéu mangueira, cantagalo e o lado de copa do pavão/pavãozinho.) Tem também aquela pequena na saída do tunel velho. Só aí já é gente carente pra caramba. As LAN houses dessas comunidades não precisam mais usar gato do velox pra acessar a internet. Os estabelecimentos comerciais “do asfalto” que não têm acesso, poderão passar a ter, beneficiando não só os turistas. E, quem mora lá e paga caro pelo velox também. Aliás, será que qdo um monte de gente de copa começar a ligar para cancelar, eles vão dar desconto?

Este post é antigo (2008-07-19) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.