Hello World em 366 Linguagens Diferentes
“Hello World” é um programa básico normalmente utilizado de forma didática para ensinar os fundamentos de uma determinada linguagem de programação.
A página Hello World Collection tem uma compilação de 366 programas Hello World linguagens diferentes. Desde linguagens comuns como BASIC ou C++, até linguagens obscuras.
O blog DosesDiárias tem também uma compilação das linguagens mais curiosas na página além de algumas outras curiosidades como o Hello World Poliglota”
Enviado por Fabio A. Mazzarino (fabio·mazzarinoΘgmail·com) – referência (dosesdiarias.seucaminho.com).
Caramba!
Se pra essas linguagens:
Assembler-Z80-Console e C++-Epoc
para um “simples” Hello World, foi necessário toda aquela codificação, imaginem num sistema completo, o quanto não seria necessário codificar! :D
Não é a toa que estou estudando Python. Sua simplicidade é gritante!
Abraços.
Essa aqui é mais útil:
http://99-bottles-of-beer.net/
Afinal, é um algoritmo mais complexo. :)
A melhor notícia nerd do dia!;)
fala sério…..
tanta notícia mais útil por aí………..
É bem interessante, mas é muito relativo “366 linguagens“, pois por exemplo sqlplus não é uma linguagem de programação, e sim um utilitário da oracle.
Mas valeu a idéia .. gostei bastante ! hehehe
Nerds never die… !
Tem também um site de avaliação de linguagens muito interessante:
http://shootout.alioth.debian.org
Aqui vai um link para um post em espanhol sobre Hello world! (bom, neste caso ‘!Hola mundo!’) em 50 linguagens de programação e com gráficos de consumo de memória e de CPU para cada programa.
De Ada a tcl, passando por Cobol, APL, Rexx, Delphi, python, java, etc. O autor não dá detalhes sobre a CPU usada nem as versões dos compiladores, mas mostra o código usado em todos os testes.
É um bom exercício – despretencioso – sem intenção de definir parâmetros definitivos.
Avelino Bego:
Normalmente qdo uma linguagem exige muita burocracia para fazer um Hello World não é necessário burocracia proporcional para um programa maior. Oq acontece é que a burocracia do HelloWorld é a mesma de um programa grande.
Engraçado, são tantas as linguagens usadas e que muitas delas teve focos tão específicos que nem se quer são usadas no dia a dia, e outras morreram.
Mas ontem hoje e sempre ainda está C/C++ (essas ai são meio difíceis de serem substituídas)
Sérgio Berlotto:
A rigor SQL tb não é uma linguagem de programação, nem HTML. Existem alguns requisitos básicos para que uma sintaxe possa ser chamada de linguagem de programação, tais como estruturas condicionais e de loop.
Ainda assim, chamamos de linguagem para facilitar.
Sobre o assembler Z80, o cara viajou legal… ele fez um esquema pra gerar a imagem dos caracteres.
Num programa normal bastariam algumas poucas linhas (umas 5 talvez).
Bahh, isso me faz lembrar do meu antigo expert (MSX). Ô tempinho bom aquele.