Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Greenhouse: novo IDE para o Qt

A Qt Software anunciou o Greenhouse, novo ambiente integrado de desenvolvimento (IDE) para desenvolvedores Qt. Desenvolvido tendo em mente os usuários habituados ao vi e Emacs, ele vai rodar em Linux, Mac OS X e Windows, pode (opcionalmente) ser controlado puramente pelo teclado, e deve ser lançado, em versão alfa, nas próximas semanas, com licenciamento ainda indefinido – embora os desenvolvedores prefiram que seja GPL. (via heise.de)

Saiba mais (heise.de).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-10-21

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Será que vão abandonar o kdevelp e o qtdesigner?

    David (usuário não registrado) em 21/10/2008 às 3:47 pm

    Desenvolvido tendo em mente os usuários habituados ao vi e Emacs

    O escopo é meio restrito não? A comunidade fazendo um esforço pra atrair desenvolvedores jovens e os caras olhando pro passado…

    vi tem quantos anos, 30?
    emacas uns 20?

    …O.o

    emacs tem mais que isso, David. O Emacs que temos hoje (GNU Emacs) é mais novo, mas não é o original, que rodava no Unix.

    http://en.wikipedia.org/wiki/Emacs

    20 anos tem o Windows! Aliás, bem mais que isso. E como Windows é pós advento do Unix, dá pra ter uma idéia.

    Mas não vejo a notícia como “olhar para o passado”. A produtividade ao se trabalhar e ter todos os recursos acessíveis somente pelo teclado é muito maior do que toda hora ter que clicar com o mouse num botão ou menu que nem sabemos onde se encontra. Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. O mouse é para mim algo que serve mais para usar programas (navegar, jogar, etc) do que para criar programas, muito menos código. A não ser que seja programação gráfica, como Delphi, QtDesigner,Glade, WxSmith, etc.

    Porque – em minha opinião – arrastar um botão não é, de maneira alguma o verdadeiro programar. O que se faz é, no máximo, criar uma interface (que teimam em querer que um protótipo resolva todos os problemas :-)). Toda a verdadeira lógica de um programa está no código, escrito ainda por meio do teclado.

    IDEs poderosas são boas? Sim. Não dá para comparar o desenvolvimento de um sistema completo feito no NetBeans, Eclipse, MonoDevelop ou VisualStudio com um programa utilitário escrito no vim ou emacs. Só se o Emacs também criar diagramas UML. Aí a coisa muda… hauahuahauhau

    E é muito bom conciliar as duas coisas, sabia?

    Ah, e para quem conhece, o vim é extremamente poderoso e tem recursos inimagináveis. E para isso nem precisa ter aquele monte de botões e menus!

    cristo (usuário não registrado) em 21/10/2008 às 5:13 pm

    Realmente o vim é muito poderoso, se bem que faz falta no eclipse os atalhos que existem no vim.

    Mas em contrapartida o vim não tem a mesma quantidade de recursos que o eclipse possui.

    Não vejo o vim como sendo coisa do passado. Ele funciona muito bem pro que se propõe a fazer. Assim como interface gráfica é indispensável pra se programar hoje em dia.
    Agora isso de fazer a ide pensando nos usuários habituados ao vi? Nada a ver, acho que nem vai emplacar

    Paulo Cesar (usuário não registrado) em 22/10/2008 às 3:11 pm

    Pessoal por favor, leiam direito as coisas antes de sair comentando qualquer coisa..

    A notícia fala que a Trolltech (Nokia) está fazendo uma IDE simples, leve, integrada com as ferramentas de desenvolvimento Qt e que pode ser usada totalmente pelo teclado (aí a alusão ao Vim e ao Emacs)

    Ninguém disse que vai ser baseada em Vim ou em Emacs, mesmo porque os dois são bem diferentes, a idéia deles é fazer uma IDE que os usuários destas ferramentas se sintam confortáveis

    E o QtDesigner não vai ser abandonado, de fato, ele recebeu várias melhorias nessa nova versão 4.5

    E o KDevelop não tem nada a ver com a trolltech, então não sei porque achar que ele vai ser abandonado.. Embora está demorando tanto para lançar a versão KDE4 dele que eu já praticamente desisti do mesmo..

    Pessoal discute por bobeira, tá louco..

    Marcos Alexandre (usuário não registrado) em 22/10/2008 às 4:16 pm

    Pelo que entendi lendo melhor a notícia é isso mesmo, é uma ferramenta voltado pra quem gosta do vim e do emacs, não pra concorrer com as ferramentas RAD.

    Não sabia que o KDevelop não era da Trolltech

Este post é antigo (2008-10-21) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.