Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Google faz concurso no Brasil para incentivar mulheres nas carreiras de TI

O Google Brasil anunciou nesta semana um concurso do qual somente estudantes do sexo feminino podem participar: o objetivo, diz a empresa, é incentivá-las e inspirá-las a seguirem carreiras ligadas à engenharia e ciências da computação. As dez vencedoras ganharão laptops e também uma visita ao escritório de engenharia do Google em Belo Horizonte.

Segundo o site oficial do concurso Brazil Women in Technology, a visita realizada pelas vencedoras ao Google em dezembro terá diversos workshops, palestras e atividades sociais. O concurso brasileiro, que tem apoio da Sociedade Brasileira da Computação, é inspirado no prêmio Anita Borg, que em muitos países premia mulheres envolvidas com tecnologia.

Ao contrário do que ocorre no verão grego, ambiente que ensejou o bastante difundido registro fotográfico que demonstra a aproximação espontânea e crescente entre o público feminino e o Unix, no Google o foco é a baixa presença de mulheres na tecnologia. “No Google buscamos talentos e notamos que há um baixo índice de mulheres na área de tecnologia. [Nesse mercado] há falta de incentivo para que as mulheres que iniciam faculdade ou cursos técnicos se formem, é um espaço em que ainda existe uma grande predominância masculina”, afirmou Patricia Prieto, gerente de captação de talentos do Google Brasil.

O pré-requisito para que as brasileiras participem é estarem cursando da graduação ao doutorado em áreas ligadas à computação. As inscrições devem ser feitas entre 21 de julho e 8 de setembro.

Saiba mais (g1.globo.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-07-17

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Bruno (usuário não registrado) em 17/07/2008 às 9:46 am

    Uma das grandes revelações de mulheres na TI é o caso da Sulamita, uma excelente profissional.

    Quando comecei fazendo faculdade , minha turma tinha 50 pessoas, 10 eram mulheres.

    Quando sai estava formando , no meu ultimo semestre vi que aumentou o número de mulheres nas salas do curso de sistemas de informação.

    Na minha pós só tem duas meninas em uma turma de 17.

    E o mais interessante e que a maioria das meninas que entram pra área de TI, muitas apostam no SL.

    Lucas Fernando Amorim (usuário não registrado) em 17/07/2008 às 1:00 pm

    Não entendo o porquê deste incentivo?
    Afinal a mulher pode decidir ingressar em tecnologia, tanto quanto um homem pode ingressar em psicologia.

    Concordo com o Lucas. Pra mim isso é sectarismo de gênero, conhecido como discriminação sexual, gerador de todo o preconceito.
    Se o google faz um concurso só pra mulheres, está incentivando a linha de pensamento geral de que mulher é diferente e precisa de concurso especial pra entrar em área de TI.
    Aumenta a tendência da mente coletiva de que lugar de mulher é na enfermagem.

    self_liar (usuário não registrado) em 17/07/2008 às 2:39 pm

    Vou incentivar alguns conhecidos a fazer moda .O mercado tá precisando e eles “dão” pro negócio.

    self_liar (usuário não registrado) em 17/07/2008 às 2:40 pm

    Quais seriam as verdadeiras intenções da Google??????????????

    a (usuário não registrado) em 17/07/2008 às 3:11 pm

    tomara q eles acabem com a piadinho do seno e coseno :p

    MaxRaven (usuário não registrado) em 17/07/2008 às 3:47 pm

    Opa, querem saber o pq disso, simples, coloca uma saia e vai pro mercado ver o que acontece.

    Não tem muito tempo, uma mulher era presidente de uma das maiores empresas de telecom aqui no Brasil, um outro presidente, de uma concorrente, ex-diretor de uma empresa estatal do mesmo ramo soltou uma frase parecida com esta:

    “Ela não sabe o que está fazendo, tinha de ser mulher, vai f*** todo o o mercado”

    Tudo porque, ela, ingressou com uma queixa na ANATEL pq esta empresa queria extender seus serviços, mas sem ter cumprido metas, que a empresa dela tinha sido obrigada a cumprir.

    Essas, e outras coisas, afastam sim as mulheres de muitos nichos do mercado de trabalho. Um conhecida, neste ultimo semestre saiu da faculdade de tecnologia que estava fazendo, foi fazer algo relacionado a humanas, segundo ela nem era por causa das matérias, mas sim pelo tratamento dispensado por professores e alunos do curso.

    foobob (usuário não registrado) em 17/07/2008 às 4:54 pm

    Gozado, há pouco tempo atrás li uma thread com cerca de 800 comentários no slashdot.org falando que estava pra passar alguma lei ou coisa que o valha no Congresso Norte-Americano para cotas de mulheres em cadeiras científicas nas Universidades. Google quer jogar mais lenha?

    Isso não faz sentido nenhum. Não faz sentido querer que todos sejam iguais, porque não são: todos temos habilidades e fraquezas diferentes e querer forçar um zagueiro de centroavante só vai dar merda.

    Sinto como se a onda politicamente correta seja uma forma de comunismo disfarçado.

    Felipe Albrecht (usuário não registrado) em 18/07/2008 às 1:38 am

    Aqui na sede do google em Mountain View tem muito mais mulheres que as maioria das empresas que ja trabalhei nos Brasil. No Brasil ha uma grande discriminacao de mulheres na TI, aqui tem menos mulheres sim, mas nao como no Brasil onde para cada 30 homens tem uma mulher. O Brasil tem muito a aprender ainda em relacao a mulheres e TI, por isto, e outros motivos, estao fazendo esta campanha.

    bebeto_maya (usuário não registrado) em 19/07/2008 às 6:27 am

    Vejam esse artigo do IT Carrers:

    http://www.convergenciadigital.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=12724&sid=46

    As mulheres trabalham melhor com relacionamentos humanos que os homens. Na prática, é uma aplicação das áreas de ciências humanas, publicidade e comunicação. Setores em que se destacam. Porém a patrulha do politicamente correto é incapaz de admitir que existem áreas onde os homens são melhores e vice-versa.

    Na matéria do G1 eu grifei esse texto:
    há falta de incentivo para que as mulheres que iniciam faculdade ou cursos técnicos se formem, é um espaço em que ainda existe uma grande predominância masculina”

    Ora, eu nunca encontrei uma única Universidade ou Curso técnico, em toda minha vida de estudante, que discriminasse mulheres, muito pelo contrário. Não entram porque não querem, têm profundo desprezo por NERDS e essa gente biruta… Culpar a sociedade por todos os males é o típico ardil politicamente correto.

    anonimoo (usuário não registrado) em 20/07/2008 às 12:38 am

    É no mínimo contraditório acreditar que a área de tecnologia não é “natural” para as mulheres e ao mesmo tempo afirmar que não há discriminação. Pessoas que pensam assim são as mesmas que fazem o mercado de trabalho discriminatório, quando acreditam que “se ela errou, é porque é mulher”, “não vou explicar como faz, porque ela não vai entender”, mas são condescendentes com os erros masculinos.

    Como o preconceito é algo intrínsico aos olhos do preconceituoso, talvez não valha nem a pena indicar-lhe a ler mais a respeito.

    Por fim, esse concurso do Google não existe só no Brasil.

    bebeto_maya (usuário não registrado) em 21/07/2008 às 3:30 am

    Caro sr. Anonimoo (por favor se identifique). Ninguém disse que não é natural, entretanto se a sua mente maniqueista nutrida a filmes Hollywoodianos é incapaz de perceber que as diferenças entre nós (não sei se você sabe mais existem diferenças básicas entre homens e mulheres) é o que nos fortalece enquanto indíviduos.

    Não tente me higienizar chamando-me de preconceituoso, é uma calunia e agressão sua…É típico da mentalidade reducionista preconceituosa pressupor que um pensamento assim leva a outro assado, como “Pessoas que pensam assim são as mesmas que fazem o mercado de trabalho discriminatório,[...]”

    Como o preconceito é algo intrínsico aos olhos do preconceituoso, talvez não valha nem a pena indicar-lhe a ler mais a respeito.

    Concordo. Aplique isso na sua vida.

    bebeto_maya (usuário não registrado) em 21/07/2008 às 3:31 am

    Caro sr. Anonimoo (por favor se identifique). Ninguém disse que não é natural, entretanto se a sua mente maniqueista nutrida a filmes Hollywoodianos é incapaz de perceber que as diferenças entre nós (não sei se você sabe mais existem diferenças básicas entre homens e mulheres) é o que nos fortalece enquanto indíviduos.

    Não tente me higienizar chamando-me de preconceituoso, é uma calunia e agressão sua…É típico da mentalidade reducionista preconceituosa pressupor que um pensamento assim leva a outro assado, como “Pessoas que pensam assim são as mesmas que fazem o mercado de trabalho discriminatório,[...]”

    Como o preconceito é algo intrínsico aos olhos do preconceituoso, talvez não valha nem a pena indicar-lhe a ler mais a respeito.

    Concordo. Aplique isso a sua vida.

    Yoda (usuário não registrado) em 21/07/2008 às 2:44 pm

    O bebeto_maya não sabe se comunicar, mas tem razão.

    Há mais homens que mulheres no mercado de TI porque os homens tem uma tendência natural para o mercado, seja por causa da cultura, criação ou maior aceitação.

    A maioria das mulheres costuma rejeitar sumariamente esse tipo de atividade, se concentrando muito em áreas humanísticas e biológicas, haja visto o grande número de mulheres na saúde e ciências jurídicas. Hoje elas estão dominando certos ninchos do mercado porque praticamente todas correm para eles.

    Daí ocorre essa relação completamente desproporcional de homens/mulheres. A maioria dos homens que nasce com tendência ao pensamento lógico é incentivada para a matemática, engenharia e afins. As próprias mulheres desestimulam-se em relação a essas áreas.

    Um exemplo: minha noiva possui raciocínio lógico-matemático. Ela aprende muito fácil as matérias dessa área, no entando formou-se em Direito. Eu também possuo tal raciocínio e escolhi engenharia.

    Sempre querem afirmar que as mulheres são “pressionadas”, mas todos são pressionados em todas as áreas. Todos estão sujeitos aos mais diversos e deploráveis tipos de preconceito. Aqueles que desistem por causa de “pressão” não podem se considerar merecedores. O que quero dizer com isso? Aquelas mulheres q desistiram do curso porque um ou outro idiota não as tratou bem não contam como “futuras profissionais de TI”, não nasceram para a coisa.

    Elias Amaral (usuário não registrado) em 21/07/2008 às 8:39 pm

    O incentivo é bem vindo =) mas eu achava que era ilegal discriminar contratados por sexo, a não ser que isso tenha relação direta com a natureza da profissão (eu acho que não pode sequer _anunciar_ vagas de emprego discriminando por sexo, quanto mais abrir um concurso..)

    Enfim, ilegal ou não, não tenho certeza se é adequado incentivar dessa forma.. oportunidades iguais faz bem a ambos os sexos o.o

Este post é antigo (2008-07-17) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.