Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Google Chrome: navegador open source do Google usando o Webkit

Leia também: Atualização: Google confirma que lançará amanhã seu navegador web.

Diversas fontes na web estão mencionando o Google Chrome, um navegador que o Google estaria prestes a lançar, em código aberto, usando o Webkit (descendente de código aberto do engine do Konqueror, e adotado pelo Safari), com uma implementação mais rápida do interpretador Javascript, e adotando diversos toques na interface (vários deles já oferecidos por navegadores ou extensões existentes) para facilitar a vida de quem usa aplicativos on-line.

A novidade que eu gostei mais foi que cada aba do navegador será um processo separado, facilitando o gerenciamento de uso de CPU e memória, eventualmente maximizando o aproveitamento de CPUs multicore, e evitando que uma aba voraz prejudique (mais do que o necessário) o desempenho das demais abas.

Aparentemente, não há confirmação oficial na web ainda, portanto trate como rumor. Mas já recebi algumas confirmações não-oficiais, portanto estou dando algum crédito. Vamos aguardar mais detalhes. Por enquanto, uma lista das características do possível novo navegador pode ser vista no link a seguir.

Saiba mais (blogoscoped.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-09-01

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    zer0c00l (usuário não registrado) em 1/09/2008 às 3:14 pm

    Em breve, em um android perto de vc.

    Ivan (usuário não registrado) em 1/09/2008 às 3:26 pm

    Bom, vai ser meio difícil eu desistir do Firefox por algum outro browser. A parada tem que ser REALMENTE boa e ter um diferencial significativo!
    Vamos esperar ansiosos!

    luiz (usuário não registrado) em 1/09/2008 às 3:33 pm

    Pra min soh pelo fato de usar WebKit ja sai na frente.
    Se usar padroes web (o que dificilmente nao ira usar) ja eh dois pontos.

    Allan Taborda (usuário não registrado) em 1/09/2008 às 3:42 pm

    Mais um concorrente na guerra dos browsers!

    Ricardo Carvalho (usuário não registrado) em 1/09/2008 às 5:09 pm

    Vou esperar uma confirmação oficial pra saber o que rola, se é só boato ou coisa do gênero, todos os feeds de blogs do Google ainda estão em branco sobre o assunto.

    O nome correto do navegador é “erro 403″ e o logotipo é = pokeball + logo do UOL.

    Luis Henrique (usuário não registrado) em 1/09/2008 às 5:46 pm

    O melhor seria o google adaptar isto ao Firefox, ao invés de criar um concorrente.

    Salvo engano, mudar profundamente o modelo de processos e alocação de memória, substituir o engine de renderização e o interpretador Javascript e alterar a interface com o usuário usando recursos built-in (e não extensões) é algo que seria melhor (do ponto de vista do desenvolvedor e do usuário) fazer como uma reimplementação do que como uma adaptação a um navegador existente.

    Ricardo Carvalho (usuário não registrado) em 1/09/2008 às 6:10 pm

    Fora o fato de diversos dos projetos e visões da Mozilla Corporation colidirem diretamente com projetos do Google (tipo Mozilla Prism e Google Gears que tem o mesmo público alvo entre os desenvolvedores).

    Ricardo Carvalho (usuário não registrado) em 1/09/2008 às 6:31 pm

    Está Confirmado

    Davimm (usuário não registrado) em 1/09/2008 às 8:01 pm

    Que muito loco… Mas vamos ver se irá mostrar o que nós desenvolvedores criamos.. hehehehe… É esperar… =D

    Cadu (usuário não registrado) em 1/09/2008 às 8:46 pm

    Muito interessante a arquitetura do navegador deles… muito mesmo… e parece que o Google foi muito ousado em deixar de lado um sistema baseado em eventos e construir um baseado em processos. Vamos ver no que vai dar.

    Agora, sobre contribuir com outro navegador… quando a coisa é ruim, às vezes é melhor jogar o código inteiro fora e começar do zero. E apesar de eu usar o Firefox, por favor não me digam que ele é perfeito. E de qualquer forma, eles vão provavelmente investir muito em melhorar o webkit, que pode ser usado em outros navegadores.

    Pois é, eles estão contribuindo para o WebKit. Não tem sentido dizer que não estão contribuindo com outro navegador.

    Além disso, a VM de JavaScript é lançada como um componente separado, fácil de ser reutilizado. E segundo a tradição da Google, provavelmente vai ser lançado sob licença BSD ou Apache 2.0, de forma que qualquer projeto de software livre ou mesmo proprietário possa utilizar.

    marcus goncalves (marck) (usuário não registrado) em 1/09/2008 às 10:30 pm

    Para o linux , além do konqueror existem outros browsers baseados no webkit como o Foxkit ( http://www.kde-apps.org/content/show.php/Foxkit+Web+Browser?content=82962 )ou o Eureka ( http://www.kde-apps.org/content/show.php/Eureka+Web+Browser?content=84590 ) Então para mim o google não esta fazendo mais que trocar alguns itens visuais .
    **Ja usei o Safari no windows e o achei muito mais ágil e leve que o FF veremos como este browser se sairá.

    abrs

    Na verdade o Konqueror não usa o WebKit (pelo menos não ainda). O WebKit foi forkado do KHTML, mudou bastante, e o projeto KDE relutou por certo tempo em adotar as mudanças de API do WebKit.

    Temos outros navegadores WebKit como o Arora e o Epiphany, mas ainda são bastante experimentais. Acredito que o Google Chrome, quando sair o Beta, esteja bem mais estável, mesmo devido à tradição de Betas da Google.

    Além disso, o Google não trocou apenas alguns itens visuais. Eles realmente colaboraram com a comunidade, com idéias novas e relevantes. Lendo os quadrinhos é possível ver várias delas.

    A V8 é uma máquina virtual JavaScript com JIT e otimizações interessantes (hidden classes) que parece ser bem rápida. E a Google vai liberá-la sob uma licença opensource permissiva (BSD ou Apache 2.0, provavelmente) para que ela se torne padrão e possa ser usada em todos os browsers.

    Outra inovação arquitetural implementada no Chrome, bastante complexa e interessante por sinal, foi o isolamento de cada aba em um processo diferente. Isso realmente vai aumentar a segurança e a estabilidade do browser, além de eliminar completamente o problema dos memory leaks.

    participem (usuário não registrado) em 2/09/2008 às 1:26 am

    http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=67815377

    Comunidade no ORKUT

    participem (usuário não registrado) em 2/09/2008 às 1:27 am

    http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=67815377

    PARTICIPEM DA NOVA COMUNIDADE

    Google Chrome

    Marcelo (usuário não registrado) em 2/09/2008 às 8:57 am

    O ponto não é fazer um browser, e sim consolidar o framework. Google está abrindo caminho para seus aplicativos.

    Adelar da Silva Queiróz (usuário não registrado) em 2/09/2008 às 12:11 pm

    Mais um browser para aquecer a concorrência. :)

    Marcus Vinicius (usuário não registrado) em 2/09/2008 às 3:24 pm

    Muito tem se falado a respeito do Chrome, o novo navegador do Google.

    Só hoje eu li posts em vários blogs e sites de tecnologia, mas poucos se preocuparam em destacar as principais armas do Chrome que prometem fazer a diferença quanto ao desempenho e usabilidade dos outros browsers.

    Veja os principais recursos e uma breve explicação sobre cada um deles em :

    <a title=’Google Chrome’ href=’http://www.prosadigital.com/noticias/saiba-mais-sobre-o-chrome-o-novo-navegador-do-google/’http://www.prosadigital.com/noticias/saiba-mais-sobre-o-chrome-o-novo-navegador-do-google/

    Hunf. Acho que perdi a noção do que “open source”. Ao pé da letra a pré-definição para algo ser opensource é o fato de seu código-fonte estar disponível. Será que este navegador será tão opensource quanto hoje é o Android?
    Tá, sei que há muita coisa que o google produz que é opensource (mas os principais programas são fechados, mas é melhor parara de chorar), mas é engraçado quando o google diz que lança um novo programa (ferramenta, framework, biblioteca, sei lá) opensource, mas ninguém vê o código-fonte… Acho engraçado.
    Não é uma crítica, pois na maioria dos casos ele libera o código só depois, mas está na cara que o “navegador open source” é mais para chamar a atenção.

    Ah, e existem vários navegadores baseados na webkit, como o midori (em gtk, agora “faz parte” do xfce (goodies.xfce.org/projects/applications/midori), o arora (em qt), o epiphany e o konqueror4, que já podem utar tanto gecko/khtml quanto webkit.

    Acho que pelo fato de ao qt4 trazer nativamente a possibilidade de usar webkit teremos uma proliferação de browsers baseados nesta engine (criar um navegador no Qt Designer pode ser feito em quatro cliques! hauahuahau).

    Creio que não está tão na cara assim, Tenchi.

    Para mim, parece muito mais claro que a disponibilização deste navegador, e de componentes como o novo interpretador Javascript, usando uma licença aberta e permissiva (estilo BSD) que permita a adoção por outros projetos faz muito sentido para os interesses comerciais do Google. Não é só para aparecer.

    Tenho a impressão, também, de que o Google nunca afirmou que o Android *é* código aberto. O que eu tenho lido, e até ajudei a noticiar (e espero ter sempre preservado a informação da forma como a entendi, é que o Google declara que lançará o Android como código aberto. E acredito que o fará, mesmo.

    Código aberto e desenvolvimento aberto são duas idéias diferentes, e embora o Google não pratique muito o desenvolvimento aberto, acredito que o licenciamento do código será, sim, aberto – e com a expectativa de que os componentes sejam aproveitados por mais projetos.

    Moleque (usuário não registrado) em 2/09/2008 às 5:47 pm

    Moleque irritante: “Já baixei, já instalei”, he, he, he…

    Hermes Alves (usuário não registrado) em 2/09/2008 às 6:41 pm

    Neste blog http://googlechrome.argohost.net/ tem mais informações sobre o Google Chrome.

    foobob (usuário não registrado) em 2/09/2008 às 6:45 pm

    “a Google”

    *a* Google?! francamente…

    “vai liberá-la sob uma licença opensource permissiva (BSD ou Apache 2.0, provavelmente) para que ela se torne padrão e possa ser usada em todos os browsers.”

    ahã, a Microsoft vai adotá-la — e parar com sua mania de reimplementação — como vem adotando todos os outros padrões e implementação abertos por aí…

    foobob (usuário não registrado) em 2/09/2008 às 6:53 pm

    “Comunidade no ORKUT”

    Isso é realmente deplorável…

    Eder (usuário não registrado) em 2/09/2008 às 7:03 pm

    Google Chrome Bug

    Aos que testaram irão perceber que ele cria um processo para cada aba.
    Tente finalizar um destes processos e veja o resultado ele fecha a pagina e coloca uma mensagem dizendo “Ah não! Houve um problema ao processar a pagina”.
    Ao navegar a uma URL do youtube habilitei a opção console javascript e cliquei em varios links(com javascript) e ele congelou TOTALMENTE.

    Para uma versão beta 0.2 nota 9

    tenchi, o código foi disponibilizado desde o início em: http://src.chromium.org/viewvc/

    Acho que o código estava no ar antes mesmo do build. Eu encontrei essa página alguns minutos depois das 16h, quando saiu o build, e já estava lá todo o código.

    Eu também fiquei com receio de que demorassem para levar o código a público, como estão demorando com o Android, mas foi realmente rápido. Eles estão de parabéns dessa vez.

    O site do projeto opensource por trás do Google Chrome é http://www.chromium.org.

    Quem quiser conversar com os desenvolvedores pode acessar a rede de IRC Freenode e entrar no canal #chromium. Existe ainda um #chromium-linux dedicado exclusivamente ao port para Linux.

    Mario Lacroix (usuário não registrado) em 2/09/2008 às 9:20 pm

    Pelo que eu entendi, e relembrando as aulas do Tanenbaum, o Chrome não é só um browser… estão fazendo um “sistema operacional virtual” para as aplicações web.
    Esse é o grande diferencial, que fez com que fosse necessário reescrever o código todo, incluindo as características de controle de memória e processos…
    Se essa idéia pegar (e acredito REALMENTE que vai pegar!), e estiver bem alinhada com as idéias do google (!) de criar não só um office, mas um conjunto de aplicações completas na web-cloud, eles podem desbancar fácil com a venda de novos sistemas operacionais (Porque comprar um MS Windows 2011, se o meu velho windows 95, meu iPhone, e minha geladeira rodam o Chrome?).

    Pensando dessa forma, o Chrome é o novo conceito de S.O. que todos vão usar, e os plugins são o novo conceito de softwares, o seus arquivos e configurações estarão na rede, e tudo isso (claro!) pode ser acessado de qualquer lugar.

    Já posso imaginar o primeiro plugins que vai ser inventado:
    ChMem = ele grava o estado do Chrome e u usuário pode fechar as janelas e continuar navegando depois de onde parou;
    Não duvido nada de termos também coisas mais evoluídas como um ChAccess (DB em mysql na rede com interface do Access…); ou os clássicos plugins ChSkype, ChMediaCenter, e quem sabe até um futuro MS-ChIE (URGHH!)

    Agora quem tiver criatividade, expanda isso que eu falei para dentro das empresas…
    Benvindos ao futuro! 10E100 vai (já!?) dominar a rede.

    foobob (usuário não registrado) em 2/09/2008 às 10:13 pm

    Mario Lacroix (usuário não registrado) em 2/09/2008 às 9:20 pm:
    “Pelo que eu entendi, e relembrando as aulas do Tanenbaum, o Chrome não é só um browser… estão fazendo um “sistema operacional virtual” para as aplicações web.”

    É, nada muito novo. O browser é um ambiente programável portável, como os velhos ambientes Smalltalk e Lisp. Como o Emacs. E também, em certa medida, como Java.

    É claro, o browser é apenas bem mais importante por rodar a plataforma mais incrível e versátil já criada: a web.

    O SO subjacente já é coisa do passado. Logo, logo a Microsoft vai estar distribuindo o Windows de graça, na esperança de que IE continue sendo a plataforma web padrão. esperança vã…

    “(Porque comprar um MS Windows 2011, se o meu velho windows 95, meu iPhone, e minha geladeira rodam o Chrome?).”

    Boa lembrança a do iPhone. Com certeza a escolha do WebKit ao invés do Mozilla também tem esse público como alvo.

    “os plugins são o novo conceito de softwares”

    Não. Os plugins são apenas drivers. Aplicações são aplicações ajax e web mesmo.

    “o seus arquivos e configurações estarão na rede, e tudo isso (claro!) pode ser acessado de qualquer lugar.”

    Meus arquivos, não. Não se mete onde não é chamado…

    orochimaro (usuário não registrado) em 3/09/2008 às 9:54 am

    foice a tempo que o googl:x queria inovar, a personalidade mais forte de um dos socios reprimiu as vontades do outro que não queria nem anuncios no buscador, mais como tudo na internet e dinheiro ( e se vinher um pouco pra mim eu não reclamo) a google deixa de inovar para ganhar dinheiro, lembram de alguem que fez isso M$, devemos muito a M$ talves quase tudo mais não podemos fechar os olhos pro mundo, se quiser troca windows por linux ou mac, e com a google o que fazer trocar de internet hummmmmmmmmmmm??
    ja estou analizando o Chrome e ja achei um erro critico e alem disso quero saber se não e igual ao iphone que fica me vigiando, olho aberto meu povo de boa intenção o inferno ta cheio.

    Gabriel (usuário não registrado) em 3/09/2008 às 6:38 pm

    orochimaro,

    O google sem anuncio? Como que ele vivia?

    Vendendo pamonha?

    O Google sempre usou anuncios para sobreviver.

    E eu acho uma boa, um monte de navegadores, fica um brigando com o outro, e sempre ficam inovando, uma prova disso foi no tempo em que o IE dominava, ficou anos na versão 6, e quando lançou o firefox a microsoft acordou, mas acordou tarde!

    Você falou tanta asneira por frase que eu nem consigo comentar!

    OK, é o google mais uma vez provando que estou errado… hauahuahau

    Haha.pf (usuário não registrado) em 4/09/2008 às 8:38 pm

    Olá…
    Pra quem está tendo problemas com a instalação pelo instalador online existe a opção de baixá-lo completo e instalar… segue o link da página:

    http://www.chromebrasil.com.br/baixar-instalador-offline-do-google-chrome/

    Att.

    Bruno (usuário não registrado) em 8/09/2008 às 8:34 am

    Eu estou usando o Chrome!!
    Realmente está cumprindo o que promete, bem rapido.
    Sobre os plugins, está começando agora como beta, mas tem o principal que a maioria precisa Flash.
    Eu entrei no site e apareceu que precisava do tal plugin do flash, para a minha supresa ele baixou e instalou.
    Se é o mesmo webkit que fez o Safari, será que ele não pode baixar plugins do browser safari?
    Pergunto isso pelo motivo de ter baixado e instalo o do Flash.
    Mas posso entender que o Google lançou seu navegador já com algumas parcerias , creio que pode ter mais plugins ai para instalar.

    Um recurso muito bacana que achei é o historico, ao invez de guardar como o Firefox, IE , Safari e outros , ele guarda como se estivesse visualizando as abas minimizadas.
    Achei esse recurso bem bacana.

    Não sei se aconteceu com mais alguem , mas tentei utilizar esse Google Gears e não tive sucesso.
    Fui no site para instalar , dizia que já estava , mesmo assim tentei instalar novamente e nada.

    No site da IDGNow eu li que poderia fazer o uso do Google Gears e utilizar certos serviços offline bastanto apenas instalar o serviço pelo browser Chrome. Não deu certo, não aparecia a opção de instalar como descrito na nóticia do IdgNow.
    Fui novamente no Gears para instalar e nada.

    Alguem teve esse mesmo problema?

Este post é antigo (2008-09-01) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.