Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


gnupdf: em busca de participantes para o projeto

“Se você quer contribuir para o Movimento do Software Livre, esta pode ser uma boa oportunidade. O projeto GNU está precisando de hackers com bom conhecimento na linguagem C para desenvolver o GNU PDF. Segundo o post no GNU Planet, não é necessário nenhum conhecimento prévio no formato PDF. Além disso, eles estão precisando de Web Designers e escritores de manual.”

Enviado por asm (alexandredesmotaΘgmail·com) – referência (planet.gnu.org).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-11-24

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    zer0c00l (usuário não registrado) em 24/11/2008 às 1:09 pm

    Claro xpdf e outros derivados que tem até no Gnome, não são puro o bastante, vão fazer mais uma lib (incompleta) de PDF. E dá-lhe Linux! LOLjskdajsdklsds

    zer0c00l (usuário não registrado) em 24/11/2008 às 1:12 pm

    Mais uma piadinha… Vai ficar tão bom quanto o GNU/Hurd!

    David (usuário não registrado) em 24/11/2008 às 3:07 pm

    iniciativas assim, na minha opnião, matam a comunidade. Desperdício de esforço/desenvolvedores em MAIS UM programa de pdf.
    Tantos projetos importantes precisando de desenvolvedores. O windows 7 batendo a porta… tsc tsc tsc

    Clésio Luiz (usuário não registrado) em 24/11/2008 às 3:10 pm

    Desde o K/Ubuntu 8.04 eu notei que os leitores de PDF no Linux finalmente estão mais rápidos que o Adobe Reader. É impressionante a diferença de desempenho. Tem porém, alguns casos onde a fonte fica meio ruim, inferior a mostrada no Reader, mas no geral eu já não sinto falta do leitor oficial da Adobe.
    Falta ver se PDFs mais sofisticados, como aqueles que tem objetos 3D embutidos no arquivo, estão sendo visualisados corretamente no Linux. Como eu nunca peguei nenhum, não deu para testar ainda.

    leandro (usuário não registrado) em 24/11/2008 às 3:36 pm

    Esse esforço de criar um pdf “livre”, controlado pelo projeto GNU parece ser desnecessário, haja vista as várias opções livres para a produção de um arquivo no formato pdf.

    Acho que seria melhor direcionar os esforços para implementar metarquivos no Xorg, como o EMF+, formato nativo da microsoft que apresenta vantagens para a criação de gráficos portáveis. O openoffice, por exemplo, oferece bom suporte á leitura desse formato, mas não há opção livre em X.org que permita criar esses arquivos com funcionalidades mínimas.

    O projeto GNU PDF tem o propósito de implementar um suporte livre, de qualidade e completo para PDF, em conformidade ao PDF 1.7 e sendo compatível com PDF/A-1 (ISO 19005-1:2005), ISO 32000, Extensible Metadata Platform (XMP), XML Forms Architecture v2.4 (XFA), PDF/X…

    Não é um “outro projeto para leitor de PDF”, mas um conjunto de bibliotecas, utilitários e etc para manusear o formato PDF e que leitores e outras ferramentas para PDF poderão tirar proveito.

    Douglas Augusto (usuário não registrado) em 24/11/2008 às 6:08 pm

    David (usuário não registrado) em 24/11/2008 às 3:07 pm

    iniciativas assim, na minha opnião, matam a comunidade. Desperdício de esforço/desenvolvedores em MAIS UM programa de pdf.
    Tantos projetos importantes precisando de desenvolvedores.

    Primeiro, como o usuário ‘semente’ expôs, não trata-se de um “Yet Another PDF Reader”.

    E, ainda que fosse outro programa ordinário de PDF, repetidamente vejo pessoas considerarem programadores voluntários como robôs, como se seus esforços pudessem simplesmente ser direcionados para onde terceiros acham que devem ser. Não, não é assim que funciona.

    Se fulano aceitou este convite do projeto GNU então é porque ele obviamente não considera sua contribuição como um desperdício, do contrário ele não aceitaria. Para este fulano, não trabalhar no GNU PDF não significa que ele automaticamente trabalharia em outro projeto “mais necessitado”.

    A idéia de direcionamento de esforços pode até funcionar para programadores pagos, onde o salário é normalmente a maior motivação, mas não se aplica aos voluntários. Nesse caso outras motivações estão em jogo.

    Marcus Jabber (usuário não registrado) em 25/11/2008 às 7:49 am

    Para quem nao conhece o Okular eh um pdf que vem no KDE 4 que, na minha opinião, supera o Adobe em muitos aspectos.

    Abraços!

Este post é antigo (2008-11-24) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.