Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Gerenciando processos: interagindo com o comando top

“Este artigo vem trazer à tona os recursos menos utilizados e conhecidos do comando top. Seu papel principal é exibir os processos que estejam sendo executados em um sistema Linux. Ele fornece uma visão dinâmica destes processos, atualizando a lista a cada 3 segundos, por padrão. O que menos usuários – e mesmo administradores – sabem é que os dados exibidos, sua ordem e aparência são configuráveis. E esta configuração pode persistir mesmo após uma reinicialização do sistema. Além disto, o top tem uma interface para manipulação de processos.

A página de manual (manpage) do comando top não é das mais claras. Este artigo propõem-se a esclarecer de forma didática as diversas opções de utilização do comando top em Linux.”

Enviado por Cid R Andrade (falecomΘcidandrade·pro·br) – referência (blog.cidandrade.pro.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-09-17

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Laércio (usuário não registrado) em 17/09/2008 às 8:51 am

    Uma outra opção é o htop, um gerenciador de processos alternativo, com uma interface mais amigável para o usuário. Eu o considero bem mais fácil de usar que o top.

    Assim como o Laércio, eu considero o htop muito superior ao top. Sua interface baseada em ncurses, colorida, com suporte a mouse etc etc oferece uma flexibilidade e interatividade muito melhor que o do arcaico top.
    10 em cada 10 servidores que ponho no ar, a instalação do htop é obrigatória e galera que trabalha comigo já ficou até viciada nele e quando entram em um novo console e não o encontram reclamam que falta o comando.

    De qualquer forma isso não tira o mérito do artigo escrito pelo prof. Andrade que está muito bem escrito. A leitura é recomendada.

Este post é antigo (2008-09-17) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.