Gerenciador de pacotes Smart lança sua versão 1.0
Após 4 anos e meio em desenvolvimento, o Smart teve lançada sua versão 1.0. O desenvolvedor central, Gustavo Niemeyer, manda um grande agradecimento a todos que contribuíram ao longo da existência do projeto. (via blog.labix.org)
Parabéns!
Saiba mais (blog.labix.org).
• Publicado por Augusto Campos em
2008-08-14
Acho que chegou tarde. Com PackageKit sendo cada vez mais adotado, o SMART sumiu um pouco do cenário…
Mas não deixa de ser muito bom. Além de trabalhar com quase todos os formatos de pacotes que existem, tipo .deb, .rpm e .tgz.
Projeto desnecessário e redundante.
Gustavo deveria mostrar suas qualidades em um
novo projeto.
Rapaz o smart realmente faz o openSuse lembrar um debian, pois o packagekit achei um caracol de tão lento e sempre cai a conexão e eu quando mando repetir ele simplesmente recomeça tudo de novo, nem possui cache de dados, ao contrário do smart que realmente faz milagres, mas uma coisa que sinto falta do smart é seu suporte a repositórios yum que simplesmente nem existe, pois se tivesse seria perfeito, já que muitos repositórios do openSuse usando yum ao invés de yast2.
E uma coisa que achei o máximo do smart é que ele primeiro baixa todos os pacotes e depois os instalas, coisa que o packagekit, yast/yast2 e yum nem sonham em fazer.
Mas que é um dos melhores gerenciadores de pacotes que já vi depois do apt-get/aptitude, concerteza é.
(do site do PackageKit) “The actual nuts-and-bolts distro tool (yum, apt, conary, etc) is used by PackageKit”
Ou seja, PackageKit e Smart são coisas diferentes.
E com certeza o Smart fornece um dos melhores sistemas de resolução de dependência disponíveis. Está no mínimo pau a pau com os bons (apt) e anos luz de yum e companhia.
Tenta fazer um upgrade, por exemplo, de F8 pra F9 com Smart e Yum e veja a diferença.
Kudos ao Gustavo Niemeyer pelo excelente software que é o SMART, que é *o (meta-)gerenciador de pacotes para Linux, chegou a versão 1.0 com muito mérito.
Não entendi… Se o smart não possui suporte aos repositórios yum (??), como vou fazer um upgrade do Fedora (que usa o yum como gerenciador de pacotes) usando ele? Ou melhor, há alguma diferença de interação dos repositórios (rpm) do Fedora e os repositórios do Suse por exemplo que usam o zipper?
Dá pra usar o Smart com qualquer repositório padrão RPM, não precisa do suporte a Yum (que o Smart suporta sim ver http://labix.org/smart/faq)
Acompanhava o desenvolvemento do smart há tempos, mas ultimamente tinha parado. Se já no começo ele era muito bom, quero ver agora a versão final =D
Smart Rox.
demorou.
@Thiago
Eu já testei no SMART, contudo ele não roda os repositórios YUM, entrei nesse faq, e realmente mostra que ele aceita RPM-MD do yum, mas na prática eu ainda não vi isso, pois sempre tentava instalar alguma coisa do KDE4-Factory que é um repositório YUM, mas ele simplesmente ignorava.