Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Gerenciador de pacotes Smart lança sua versão 1.0

Após 4 anos e meio em desenvolvimento, o Smart teve lançada sua versão 1.0. O desenvolvedor central, Gustavo Niemeyer, manda um grande agradecimento a todos que contribuíram ao longo da existência do projeto. (via blog.labix.org)

Parabéns!

Saiba mais (blog.labix.org).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-08-14

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Jefferson (usuário não registrado) em 14/08/2008 às 10:51 pm

    Acho que chegou tarde. Com PackageKit sendo cada vez mais adotado, o SMART sumiu um pouco do cenário…

    Mas não deixa de ser muito bom. Além de trabalhar com quase todos os formatos de pacotes que existem, tipo .deb, .rpm e .tgz.

    geek (usuário não registrado) em 15/08/2008 às 9:42 am

    Projeto desnecessário e redundante.
    Gustavo deveria mostrar suas qualidades em um
    novo projeto.

    cristo (usuário não registrado) em 15/08/2008 às 10:16 am

    Rapaz o smart realmente faz o openSuse lembrar um debian, pois o packagekit achei um caracol de tão lento e sempre cai a conexão e eu quando mando repetir ele simplesmente recomeça tudo de novo, nem possui cache de dados, ao contrário do smart que realmente faz milagres, mas uma coisa que sinto falta do smart é seu suporte a repositórios yum que simplesmente nem existe, pois se tivesse seria perfeito, já que muitos repositórios do openSuse usando yum ao invés de yast2.

    E uma coisa que achei o máximo do smart é que ele primeiro baixa todos os pacotes e depois os instalas, coisa que o packagekit, yast/yast2 e yum nem sonham em fazer.

    Mas que é um dos melhores gerenciadores de pacotes que já vi depois do apt-get/aptitude, concerteza é.

    Thiago (usuário não registrado) em 15/08/2008 às 10:31 am

    (do site do PackageKit) “The actual nuts-and-bolts distro tool (yum, apt, conary, etc) is used by PackageKit”

    Ou seja, PackageKit e Smart são coisas diferentes.

    E com certeza o Smart fornece um dos melhores sistemas de resolução de dependência disponíveis. Está no mínimo pau a pau com os bons (apt) e anos luz de yum e companhia.

    Tenta fazer um upgrade, por exemplo, de F8 pra F9 com Smart e Yum e veja a diferença.

    Rudá (usuário não registrado) em 15/08/2008 às 10:31 am

    Kudos ao Gustavo Niemeyer pelo excelente software que é o SMART, que é *o (meta-)gerenciador de pacotes para Linux, chegou a versão 1.0 com muito mérito.

    mas uma coisa que sinto falta do smart é seu suporte a repositórios yum que simplesmente nem existe, pois se tivesse seria perfeito, já que muitos repositórios do openSuse usando yum ao invés de yast2.

    Tenta fazer um upgrade, por exemplo, de F8 pra F9 com Smart e Yum e veja a diferença.

    Não entendi… Se o smart não possui suporte aos repositórios yum (??), como vou fazer um upgrade do Fedora (que usa o yum como gerenciador de pacotes) usando ele? Ou melhor, há alguma diferença de interação dos repositórios (rpm) do Fedora e os repositórios do Suse por exemplo que usam o zipper?

    Thiago (usuário não registrado) em 15/08/2008 às 12:10 pm

    Se o smart não possui suporte aos repositórios yum (??), como vou fazer um upgrade do Fedora (que usa o yum como gerenciador de pacotes) usando ele?

    Dá pra usar o Smart com qualquer repositório padrão RPM, não precisa do suporte a Yum (que o Smart suporta sim ver http://labix.org/smart/faq)

    João Dalvi (usuário não registrado) em 15/08/2008 às 4:02 pm

    Acompanhava o desenvolvemento do smart há tempos, mas ultimamente tinha parado. Se já no começo ele era muito bom, quero ver agora a versão final =D
    Smart Rox.

    demorou.

    cristo (usuário não registrado) em 18/08/2008 às 8:06 am

    @Thiago

    Eu já testei no SMART, contudo ele não roda os repositórios YUM, entrei nesse faq, e realmente mostra que ele aceita RPM-MD do yum, mas na prática eu ainda não vi isso, pois sempre tentava instalar alguma coisa do KDE4-Factory que é um repositório YUM, mas ele simplesmente ignorava.

Este post é antigo (2008-08-14) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.