Fust deve financiar inclusão digital, diz MCT
Ministério da Ciência defende uso de fundo público para financiar inclusão digital no Brasil.
O secretário de TI do Ministério do Planejamento apresentou proposta de alteração do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust), em audiência pública da Comissão Especial de Redes Digitais de Informação, da Câmara dos Deputados.
O objetivo da audiência foi discutir o acesso dos estudantes da rede pública à internet. Para ele, qualquer infra-estrutura que for implantada com recursos do fundo tem de ser de uso público, possibilitando o compartilhamento e o estímulo à indústria nacional.
Quanto às cotas regionais, setoriais e àquelas destinadas a segmento específico, o secretário destacou que a lei deve definir conceitos gerais de aplicação de recursos. “É fundamental que haja um compartilhamento da infra-estrutura. Hoje existem tecnologias muito baratas”, destacou.
Segundo ele, para que se faça inclusão digital é preciso investir mais em infra-estrutura. Atualmente, o país tem 3.570 municípios sem infra-estrutura de banda larga, conforme dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
Saiba mais (info.abril.com.br).