Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Fuctura anuncia que vai lançar oficialmente o Ubuntu em Pernambuco nesta quinta

Ou ao menos é o que diz o release. Vale lembrar que o Ubuntu chegou ao Brasil em outubro de 2004.

“Depois de quase um ano da chegada oficial do sistema operacional de código aberto Ubuntu ao Brasil, acontece em Pernambuco o lançamento do software, nos próximos dias 25, 26 e 27 de setembro, por intermédio da Fuctura Tecnologia. A entrada do sistema no País se deu no final de 2007 com o estabecimento da operação comercial da Canonical, empresa sul-africana patrocinadora do projeto e representante comercial da distribuição, que veio atraída pelo alto crescimento de vendas de PCs no mercado nacional.

Para a apresentação oficial do sistema operacional, basesado no Linux, está confirmada a participação do diretor de Negócios da Canonical para América Latina, Fábio Filho.

O diretor da Fuctura, Diógenes Souza Leão, explica que o lançamento do Ubuntu no Estado, que é o terceiro maior pólo de Informática brasileiro, marca a expansão do uso pessoal e comercial do sistema operacional livre na região. “É um evento muito importante para o setor de TI de Pernambuco, pois, além de destacar o fortalecimento da marca no Estado, possibilitará aos profissionais do setor, formadores de opinião e usuários esclacerem dúvidas sobre funcionamento do sistema diretamente com o Fábio, que hoje é o principal responsável pelo desenvolvimente de negócios da Canonical no Brasil e na América Latina”, pontua Souza Leão.

SERVIÇO:
Lançamento do Ubunto em Pernambuco

Data e local:
Dia 25 (quinta-feira), às 15h, no Park Hotel (Rua dos Navegantes, 09, Boa Viagem)
Dias 26 (sexta-feira), às 19h30, e dia 27 (sábado), às 14h, na Faculdade Maurício de Nassau
Inscrições pelo site: www.fuctura.com.br ou na sede da Fuctura Tecnologia (Rua Nicaraguá, 159, Espinheiro). Mais informações: (81) 3221-9116”

Enviado por Juliana Salvador (com3comunicacaoΘgmail·com) – referência (fuctura.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-09-23

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    marujo (usuário não registrado) em 23/09/2008 às 2:12 pm

    Como tem gente que escreve besteira!

    Não vou perder este lançamento. Estou realmente ansioso para conhecer este novo produto :-)

    Indignado (usuário não registrado) em 23/09/2008 às 2:37 pm

    Não entendo como ainda tem gente que se interessa pelo marketing furado que a Fuctura tá acostumada a fazer. Só quero ver qual vai ser o próximo “mega evento” que virá. Pena que com tudo isso o Software Livre fica mais desacreditado ainda, principalmente no nordeste.

    haha Apesar das piadinhas na verdade é “Lançamento Oficial” quer dizer com suporte e tudo que tem direito, isso é bom já que teremos maiores alternativas hja que as empresas brasileiras agora podem incluir o Ubuntu nos seus computadores.

    patito (usuário não registrado) em 23/09/2008 às 3:21 pm

    Otima iniciativa.

    É um absurdo divulgar algo assim!! Isso é até vergonhoso pro nosso estado.

    Como pode uma empresa ser tão sem escrúpulos?! Gostaria realmente de saber o que a Canonical acha disso. Será que eles tem conhecimento de que o evento está sendo divulgado assim?

    Acho louvável qualquer iniciativa de movimentar a comunidade de software livre aqui em Pernambuco, mas esse evento tem como único objetivo vender os cursos da Fuctura. Não houve contato com a comunidade Ubuntu local e a chamada é totalmente enganosa.

    É lamentável.

    Aldrey Galindo (usuário não registrado) em 23/09/2008 às 3:31 pm

    Esse tipo de evento sempre terá um certo público, mesmo com instituições como a Fuctura. Pois, esses eventos chamam a atenção. Na maioria dos casos as empresas e os usuários preferem esses “mega eventos” por de uma forma ou de outra “reunir” a comunidade e as empresas. Hoje principalmente no Nordeste não temos tanta atuação de Empresas. A oferta de oportunidades é quase nula. São barreiras que devem ser derrubadas com o tempo e o esforço de todos.

    Fabio Reina (usuário não registrado) em 23/09/2008 às 3:37 pm

    Vergonha , Empresas aproveitadora, cada uma viu …………..

    Wagner Santos (usuário não registrado) em 23/09/2008 às 4:30 pm

    Sem querer criar confusão… Mas o grupo Ubuntu-PE não já existe há cerca de um ano? Se não me engano foi lançado oficialmente na Unicap em uma palestra realizada pelo Augusto César (idealizador do grupo). Acho que a Fuctura está esquecendo de informar algo… A sim e aproveito para avisar que o “SPAM Marketing” da Fuctura continua chegando em meus e-mails, favor adicionem a opção de remover o e-mail pois já enviei vários e-mails solicitando a remoção de minhas contas (que só Deus sabe como conseguiram…).

    Cadu (usuário não registrado) em 23/09/2008 às 7:53 pm

    Uma “palavra”: hahahahahahahahahahaha

    André Machado (usuário não registrado) em 23/09/2008 às 8:00 pm

    Como diria o velho sábio… hein?

    Depois de quase um ano da chegada oficial do sistema operacional de código aberto Ubuntu ao Brasil

    O Ubuntu existe desde 2005, já são mais de 3 anos!

    entrada do sistema no País se deu no final de 2007 com o estabecimento da operação comercial da Canonical…

    Desde antes disso era possivel baixar o sistema e pedir cds pelo shipt it!

    está confirmada a participação do diretor de Negócios da Canonical para América Latina, Fábio Filho.

    Uma pesquisa no Google pelas palavras Fábio Filho e Canonical não retorna nenhum resultado referente ao apresentado.

    Como usuário de softwares livres, vou mandar um e-mail para a Canonical perguntando se esse Fábio Filho exerce, de fato, essa função. Se a informação for negada, podemos estar diante de um crime de estelionato, punível de acordo com o artigo 171 do código penal, bem como de falsidade ideológica.

    Não sei que pesquisa você fez na Internet, mas o Fábio Filho é mesmo “o cara” da Canonical no Brasil, conforme noticiado até mesmo aqui no BR-Linux.

    Acho que é um caso de aplicar a “Hanlon’s Razor”, e assim não acho que seja razão pra começar a bradar por estelionato, falsidade ideológica ou outros crimes. Mas eu também tenho a curiosidade de saber quanto o pessoal da Canonical no Brasil arregalou os olhos ao ver o release que foi enviado à imprensa pela empresa que está promovendo o evento, e a caracterização como lançamento oficial, e a menção à chegada do sistema ao Brasil em 2007, e a grafia errada do nome do sistema, e outros detalhes. Quem sabe algum dia eles contam, depois do segundo chopp em algum evento por aí ;-)

    Pois é, isso foi lamentável:

    SERVIÇO:
    Lançamento do Ubunto em Pernambuco

    Merecia até um “(sic)” ao lado =P

    s (usuário não registrado) em 23/09/2008 às 9:04 pm

    Eu não conheço a Fuctura e queria saber o que ela fez de errado pra todo mundo ta falando mal dela?

    cardoso (usuário não registrado) em 23/09/2008 às 9:04 pm

    Pelos deuses. Esse foi um dos releases mais infelizes que já vi na vida. No mínimo dá a entender que Pernambuco está uns 4 anos atrasado em relação ao resto do mundo.

    Albuquerque (usuário não registrado) em 24/09/2008 às 6:47 pm

    Quem conhece Diógenes e a fuctura sabe que é apenas uma micro empresa que adora sensacionalismo, vide o foco em “hacker” “invasão” que a fuctura tinha (ou tem ainda).

    O problema é que só ela que aparece promovendo eventos assim pois estamos carente de empresas. Temos várias empresas aqui em Recife que abraçaram o linux porém só a fuctura que aparece sempre tentando ser “A empresa Linux” do nordeste, e utiliza esses métodos totalmente não condizentes com a comunidade linux. Isso ta mais pra Microsoft.

    Estamos carentes de empresas que queiram se aprocimar corretamente da comunidade linux aqui em Recife. Talvez as faculdades locais poderiam abraçar essa ideia? De preferência que o pessoal responsável pela Direção dessa parte de linux tenha conhecimento técnico e de filosofia, comunidade, diferente do senhor Diógenes.

    Fabio Filho (usuário não registrado) em 24/09/2008 às 9:23 pm

    Prezado(a)s

    Meu nome é Fábio Filho e sou reponsável pelo desenvolvimento de negócios pela Canonical No Brasil e América Latina.
    Estamos efetivamente realizando um evento em parceria com a Fuctura para DIVULGAÇÃO ( Não lançamento) do Ubuntu na região, em especial dos treinamentos oficiais Canonical.

    Fico a disposição para quem quiser me contatar no email fabio.filho@canonical.com para eventuais duvidas e comentários.

    Atenciosamente

    Fabio

    Diogenes - Fuctura (usuário não registrado) em 24/09/2008 às 10:34 pm

    Ola,

    Sou Diógenes, diretor da Fuctura, empresa de treinamento em Recife PE (Approved Training Partner do NE).

    Soube do estranho comentário de que não havíamos convidado a comunidade Ubuntu PE e que estámos oferecendo as palestras apenas para promover a empresa.

    Acho que devemos ter uma visão diferente de um evento como este e deixar claro alguns pontos. Primeiro que o evento é gratuito e todos foram convidados através de e-mails vindo da Fuctura, ou por amigos ou por alguma faculdade parceira. Eu mesmo pedi para ser divulgado em todas as comunidades, não somente a Ubuntu PE.

    Quando a palavra lançamento usado pelo marketing foi em relação à vinda do Fabio Filho e me parece que trocar o nome por workshop não faria muita diferença, n ao resultado positivo que o evento vai trazer.

    O importante é que toda a região ganha com isso. Teremos mais gente conhecendo e aprendendo linux. Isso foi visto quando trouxemos os diretores da Linux Magazine (subiu o número de assinantes n região), promovemos o evento do SUSE e tb trouxemos o diretor da 4Linux, representando do LPI Brasil.

    Nossa intenção é proporcionar novos negócios para usuários Linux. Quanto ao comentário:

    “Quem conhece Diógenes e a fuctura sabe que é apenas uma micro empresa que adora sensacionalismo, vide o foco em “hacker” “invasão” que a fuctura tinha (ou tem ainda).
    O problema é que só ela que aparece promovendo eventos assim pois estamos carente de empresas. Temos várias empresas aqui em Recife que abraçaram o linux porém só a fuctura que aparece sempre tentando ser “A empresa Linux” do nordeste, e utiliza esses métodos totalmente não condizentes com a comunidade linux. Isso ta mais pra Microsoft.”

    Eu só posso dizer que fico triste porque parece que somente a Microsoft pode fazer mega eventos. Por que nós não podemos fazer uma grande divulgação do linux, seja qual for a distribuição?? Se houve um erro na forma que fizemos procure ver o lado positivo.

    Grato

    Animal-X® (usuário não registrado) em 25/09/2008 às 7:08 am

    “que é o terceiro maior pólo de Informática brasileiro”

    Terceiro onde meu filho? Sou de São Paulo, passei 2 anos aqui em Pernambuco, enviei currículo até pra Deus e nada de arrumar emprego por essas bandas! Só tem empresas que trabalham com M$ e pagam muuuuito mal. Trabalhei numa empresa só que desenvolve produtos em Zope e tenta ressuscitar o Clipper a todo custo com 3 empregados, ou seja, empresa escrota que explora os seus funcionários.
    O INDT que trabalha com linux, ao invés de incentivar o SL, prostitui ainda mais o mercado de trabalho por aqui só contratando estágiotários para trabalhar pra ela.
    Essa Fuctura tá mais pra aproveitadora do que pra incentivar o Software Livre no nordeste.
    As comunidades aqui são uma vergonha, mais desunidas que eu já vi na vida, muitos caras que se dizem ser bons em linux ou bsd, na verdade são filhinhos de papai se achando o máximo e não fazem nada para as comunidades! No máximo existem alguns eventos de Debian e olha lá. Conheci pessoas boas e engajadas no movimento mas são tão poucas que dá pra contar nos dedos de uma mão.
    Nordeste ainda tem muito que crescer e aprender com o resto do mundo e parar com essa mania de grandeza que num leva a lugar algum.
    Estou voltando para São Paulo pois além de não encontrar nenhum trabalho decente por aqui e minha empresa voltada 100% ao SL não ter ido pra frente em 3 meses após aberta, estou envergonhado de ver as “panelinhas” de Software Livre que existe neste estado.
    Nordeste pra morar e trabalhar, nunca mais…

    Glauber Alexandre (usuário não registrado) em 25/09/2008 às 10:40 am

    Não importando a cidade onde você se encontra, uma coisa é certo exite uma necessidade de uma melhor divulgação do SL para o público em geral.

    Por diversas vezes no ano existem eventos executados na cidade do Recife, tendo a participação da Fuctura ou não e o resultado é sempre a presença de cada vez mais pessoas que não conhece o Linux participando desses eventos.

    O que deve-se observar é o objetivo do evento e o que estamos observando é um ataque sem precedentes a empresa e a figura do dono. E quanto ao

    “Quem conhece Diógenes e a fuctura sabe que é apenas uma micro empresa que adora sensacionalismo, vide o foco em “hacker” “invasão” que a fuctura tinha (ou tem ainda).”

    Qual foi a empresa que você conhece que “começou de cima” a Apple por exemplo começou dentro de uma garagem, e hoje a empresa chegou ao patamar onde esta.

    Acho que os comentários aqui deveria ser citados apenas ao evento, a comunidade de SL de Linux aqui do estado tem trabalhado para fazer uma divulgação para todos os publicos (academicos, empresas e o publico em geral).

    E para finalizar é realmente necessário fazer um evento para apenas o pessoal que já conhece o Linux?, ou o certo seria fazer um evento principalmente para o público geral ? eu acredito que para quem já conhece é “chuver no molhado”, o objetivo é promover para pessoas que nunca viram ou ate mesmo ainda tem duvidas sobre o Linux, seja empresas ou pessoas comuns, e muitas vezes adotam o Linux (não importando a sua distro) como o seu Desktop ou ate mesmo a sua inclusão em empresas no lado servidor. Esse é o objetivo final.

    Abraços a todos, e espero, que para os que possam ir, no evento.

    Wagner Santos (usuário não registrado) em 26/09/2008 às 5:25 pm

    Sim, mas o que fazer para a FUCTURA para de enviar SPAM? :P

    mangue (usuário não registrado) em 26/09/2008 às 5:44 pm

    Já tentei cancelar os spams também e não deu.

    Bem, lendo esse post e as críticas à fuctura, nada me surpreede. Eu já tive uma péssima experiência lá, já ouvi reclamações de outros, inclusive de fora do estado, sobre a honestidade da empresa. Até numa comunidade do orkut, “linux recife” eu acho, tem gente falando algo.

    E isso tudo no mundo linux… que lástima.

    LipeNaskk (usuário não registrado) em 2/10/2008 às 10:50 am

    eita-a lavaram a roupa mesmo hein…talvez eu deva sair da área de TI e ir pra psicologia abrir um consultório somente pra atender usuários e profissionais de linux nervosinhos rsrs…
    de boa, o q o paulista lá falou eh vero, trampo com linux aqui em PE tá mto osso, e a grande maioria ainda eh dominada pelo M$ …além de pagar mal pakas … de qqr forma tambem não dá pra se intimidar o jeito é ir levando e fazendo a nossa parte , um dia esse enconsto da M$ trava que nem ctrl=alt-del resolva e as empresas acordem pra realidade….
    inté !

Este post é antigo (2008-09-23) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.