Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Flash 10 em 64 bits: alfa, e só para Linux

“A Adobe anunciou hoje o lançamento da versão alfa do plugin Flash 10 para 64 bit. Essa iniciativa vai acabar com um grande problema de usar um desktop 64 bit para navegar na internet, a falta de um plugin flash obrigava a criação de “gambiarras” como uma jaula 32 bit. Como a própria Adobe fala em sua área de download do plugin esta é uma versão alfa mas, se você puder, baixe, instale e ajude a estabilizar o produto.”

Enviado por Adilson Oliveira (adilsonΘlinuxembarcado·com·br) – referência (blogs.adobe.com).

“Saiu hoje a versão alpha do player para 64 bits da Adobe. Em 64 bits, só tem as versões para Linux. OSX e Windows Vista 64 ainda devem esperar. Já viram isto: só tem para Linux, por enquanto! Sinal dos tempos… A versão parece mais estável que usando o ndiswrapper, mas ainda não tem suporte a microfone, câmera, etc. O link para download é http://labs.adobe.com/downloads/flashplayer10.html”

Enviado por Thadeu Penna (thadeu·pennaΘgmail·com) – referência (profs.if.uff.br).

“Muitos usuários de Linux eram verdadeiros contorcionistas e ginastas, quando queriam fazer conteúdos Flash funcionarem com o plugin da Adobe em sistemas de 64 bits. Mas, parece que o sofrimento finalmente terminou. Hoje de manhã foi lançada uma versão alpha (leia-se: versão de desenvolvimento, não recomendada para usuários finais) do Adobe Flash Player 10 para sistemas Linux de 64 bits. Vale lembrar também que o plugin está disponível sob versão beta para o Solaris desde 26 de setembro. Note que, além de serem versões destinadas a desenvolvedores, algumas funções podem não funcionar como o esperado. Mais informações:
http://www.guiadohardware.net/noticias/2008-11/492178A3.html

Enviado por Julio Cesar Bessa Monqueiro (julioΘgdhpress·com·br) – referência (guiadohardware.net).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-11-18

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Leonardo (usuário não registrado) em 18/11/2008 às 10:15 am

    Enfim uma luz no fim do túnel para quem quer usar sistemas 64 bits… e não é um trem!
    Desde que adquiri computadores com arquitetura 64 bits, espero por esse plugin Flash e pelo plugin Java da Sun para 64 bits. O grande problema de usar o Icedtea é a incompatibilidade com alguns applets de bancos. Agora só falta a Sun resolver a parte a que lhe diz respeito e eu poderei finalmente deixar de usar um sistema 32 bits em uma máquina de 64 bits.

    acid-4in (usuário não registrado) em 18/11/2008 às 10:28 am

    Agora só falta o Java 64bits da Sun… finalmente poder pagar contas pelo Banco do Brasil…

    Marcus Jabber (usuário não registrado) em 18/11/2008 às 10:49 am

    Incrivel! :)

    Frank (usuário não registrado) em 18/11/2008 às 10:58 am

    É verdade, ainda falta um Java de 64 bits da Sun. Mas consigo acessar os serviços do Banco do Brasil perfeitamente com o OpenJDK.

    Frank (usuário não registrado) em 18/11/2008 às 11:02 am

    Quanto ao Flash, realmente é uma boa iniciativa Adobe ter finalmente lançado uma versão para 64 bits — ainda que esteja em fase beta.

    Ué, se o povo do gnash e swfdec conseguem, porque o pessoal da Adobe não conseguiria?

    O flash player, assim como no caso da NVIDIA, cumpre seu papel e tem boa qualidade, mas sofre com o fato de ser proprietário e “monoplataforma”. É só lançar uma versão que funciona em outra plataforma que não 32 bits e todo mundo já aplaude, quando há pessoas trabalhando em implementações livres que são multiplataforma.

    Mania que esse povo tem de escrever programas que dependam de uma ou outra arquitetura de processador ou sistema operacional!

    Por falar nisso, vocês viram aquele banner na página principal do Ubuntu? Parece uma animação em flash, mas não é. Achei muito interessante. Alguém sabe o que é aquilo?

    Abaixo animações em flash pela volta das páginas web com imagens estáticas que não agridem nossa visão! hauahuahau

    Thadeu Penna (usuário não registrado) em 18/11/2008 às 11:09 am

    Um detalhe na chamada: eu confundi o nspluginwrapper com o ndiswrapper. Além de mais estável (o que não era muito difícil) o novo plugin está sensivelmente mais rápido além dos flashs transparentes funcionarem sem problemas. Quanto às limitações, eu nunca usei flash com câmera mesmo :)

    eljunior (usuário não registrado) em 18/11/2008 às 11:32 am

    tenchi, a animação na página inicial do site do Ubuntu é JavaScript.

    Eduardo (usuário não registrado) em 18/11/2008 às 11:42 am

    Frank,

    Como você faz para acessar o Banco do Brasil com OpenJDK? O máximo que eu consigo é acessar pelo Konqueror, mas o plugin de segurança não funciona e eu não consigo realizar transações acima de R$ 100,00.

    Eu utilizo o gcjweb plugin e não carrega o teclado virtual. Fica lá infinitamente e os números não aparecem. Qual a solução que você encontrou?

    gean (usuário não registrado) em 18/11/2008 às 12:12 pm

    Com o openjdk que vem no ubuntu 8.10 o acesso ao banco do brasil funciona, o teclado virtual carrega, e até acessa o site tudo certo.. mas o plugin de segurança ainda não funciona mesmo.

    clientemilionario (usuário não registrado) em 18/11/2008 às 12:40 pm

    Eu ia transferir R$2000000,00 para o Banco do Brasil, mas visto que eles não se importam com o suporte a Linux 64bits, continuarei com meu dinheiro no Itaú.

    Igor (usuário não registrado) em 18/11/2008 às 1:34 pm

    Engraçado, hj a maioria das pessoas compram computadores que dão suporte a 64 bits e continuam usando softwares compilados sob 32 bits. Finalmente a adobe tomou um iniciativa. Falta só a sun. pelo amor de god!!!

    Lucas Timm (usuário não registrado) em 18/11/2008 às 1:47 pm

    MEU DEUS!!! Por isso amanheceu chuvoso em Goiânia… Felicidade meeeeeesmo, morra nspluginwrapper e seu npview!!!!! :D

    @clientemilionario:
    Se você transferir essa quantia para a minha conta, eu faço funcionar pra você

    cristo (usuário não registrado) em 18/11/2008 às 2:42 pm

    Legal, o Linux saiu na frente, acho que a Adobe resolveu escultar os concelhos da ID Software

    BrodocK (usuário não registrado) em 18/11/2008 às 3:49 pm

    tenchi, o fato da “mania de se fazer monoplataforma” tem uma explicação simples: performance.

    Acompanho o blog dos desenvolvedores do flash pra linux a um bom tempo e entre os malabarismos que eles fazem, incluem uma boa porcentagem de assembly no meio do código em partes críticas para ter o máximo de performance possível.

    cristo (usuário não registrado) em 18/11/2008 às 6:51 pm

    @BrodocK

    Para hoje em dia usar assembly para fazer uma coisa dessas acho isso um exagero sem razão, pois hoje é possível sim fazer um programa usando C/C++ sem assembly e ainda mantendo o desempenho (o pessoal do GNASH e SWFDEC que o diga), então não é motivo de usar assembly para isso.

    Mas voltando a esta questão se eles prezam tanto em usar assembly para flash, então seria certo que o próprio flash não consumisse tanta memória ou mesmo tivesse um desempenho tão baixo como tem.

    Pelo que eu me lembre a necessidade de assembly hoje em dia está mais atrelado ao kernel que a softwares deste tipo, atualmente o assembly está mais atrelado a coisas bem espéficas.

    Para hoje em dia usar assembly para fazer uma coisa dessas acho isso um exagero sem razão, pois hoje é possível sim fazer um programa usando C/C++ sem assembly e ainda mantendo o desempenho (o pessoal do GNASH e SWFDEC que o diga), então não é motivo de usar assembly para isso.

    Acho que a questão aqui é que o gnash e o swfdec não possuem (pelo menos por enquanto) um compilador JIT para o código ActionScript. Eles são interpretadores puros.

    Quando se faz um JIT, a coisa muda de figura. O plugin tem que gerar código de máquina otimizado para a arquitetura em questão, a partir do bytecode ActionScript, e não tem como “deixar essa responsabilidade para o compilador C”. Afinal, agora é o plugin quem é o compilador.

    Frank (usuário não registrado) em 18/11/2008 às 9:52 pm

    Eduardo, para fazer o teclado virtual do site do Banco do Brasil funcionar eu só precisei instalar o JRE do OpenJDK e o plugin Icedtea.

    cristo (usuário não registrado) em 19/11/2008 às 3:13 pm

    @thotypous

    Verdade, mas se você observar os compiladores JIT de Java e o mono, você verá que a quantidade de código assembly é bem pequena e reservada, de forma que se torna permitido fazer de forma multiplataforma.

    Job (usuário não registrado) em 19/11/2008 às 10:19 pm

    A GRANDE PERGUNTA É?

    PORQUE A ADOBE ESTA SE APROXIMANDO DO LINUS?
    R: O MSOFFICE VIA WEB, VAI PROMOVER UMA CERTA TECNOLOGIA CONCORRENTE DO FLASH.

    @cristo,

    Mesmo que tenha pouco código realmente em Assembly, ainda há muito código em C++ mesmo que é específico da arquitetura.

    A máquina virtual do Flash é opensource, então dá pra ter uma idéia:

    $ hg clone http://hg.mozilla.org/tamarin-central
    $ cd tamarin-central
    $ grep -Ri amd64 .

    Olhando o changelog (http://hg.mozilla.org/tamarin-central/log?rev=amd64), vemos que a máquina virtual só começou a rodar no Linux 64-bits em 19 de Agosto.

    Vemos também que o suporte a Windows 64-bits foi incluído até antes – em Março (pelo menos na máquina virtual), mas provavelmente a versão de testes do plugin para Linux foi liberada antes devido à pressão da comunidade.

    Fernando (usuário não registrado) em 24/11/2008 às 12:49 am

    Pra mim isso parece mais um “precisamos de beta(alfa) testers então vamos liberar primeiro pros caras que usam linux e eles acham pra gente o que ta dando errado”

    Eu não duvido que o flash do linux continue em alfa até depois que a versão finao do windows chegar =/

    Fernando (usuário não registrado) em 24/11/2008 às 12:49 am

    Pra mim isso parece mais um “precisamos de beta(alfa) testers então vamos liberar primeiro pros caras que usam linux e eles acham pra gente o que ta dando errado”

    Eu não duvido que o flash do linux continue em alfa até depois que a versão final do windows chegar =/

    Fernando, você pode não usar. Alfa é isso mesmo, em especial no caso de desenvolvimento no modelo fechado. Quem quiser usar, também pode optar entre reportar os bugs encontrados ou não. A empresa não tem algum compromisso ou obrigação de lançar a versão final antes para uma plataforma ou outra.

    Se preferir, use alternativas livres.

    João Dalvi (usuário não registrado) em 25/11/2008 às 11:18 am

    Falou tudo, fernando =D
    Não duvido nada que a versão final do flash para linux saia muito depois que a do windows.

    Animal-X® (usuário não registrado) em 25/11/2008 às 11:20 am

    Aleluia! Já estava na hora…
    Só falta alguns codecs de áudio e vídeo serem feitos em 64Bits que o resto vai estar perfeito!
    Java de 64Bits uso o próprio OpenJDK que já me supre em tudo que preciso.
    Ponto para a Adobe.

Este post é antigo (2008-11-18) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.