Fisl 9.0: Sistema de arquivos Ext4
“O palestrante foi Theodore Ts’o, do Linux Technology Center, IBM, e que dispensa cometários. Ele falou sobre as novidades do ext4, o su
scessor do famoso sistema de arquivos ext3, largamente utilizado em sistemas com base em software livre.Primeiro ele começou falando que o ext3 é atualmente um excelente filesystem, mas muitas pessoas apenas não sabem utilizá-lo, e deu exemplos disso, como o feature de indexação de diretórios baseados em hash tree e redimensionamento online. Ele falou de algumas limitações do ext3 como o tamanho total de um filesystem ser de 16TB, devido aos block numbers serem de 32 bits. Essa é uma das diferenças para o ext4.
O palestrante lembrou que o ext4 não será o sucessor do ext3, mas um fork do projeto, com novas funcionalidades e capacidades, mas o ext3 continuará a ser utilizado. Algumas das novas features do ext4 e o restante do artigo sobre a palestra podem ser vistos no link indicado com esta notícia.”
Enviado por Líus Fontenelle Carneiro (liusfcΘgmail·com) – referência (hypercast.info).
“o suscessor do famoso sistema de arquivos ext3, largamente utilizado em sistemas com base em software livre.”
Certo.
“O palestrante lembrou que o ext4 não será o sucessor do ext3,”
Hã ??
“O palestrante lembrou que o ext4 não será o sucessor do ext3, mas um fork do projeto, com novas funcionalidades e capacidades, mas o ext3 continuará a ser utilizado.”
sacou?
Pra quem já quiser conhecer o ext4, o Fedora 9 que atualmente já está em fase beta trabalha com o ext4.
Não será padrão da distribuição (pelo menos na versão 9) mas já estará disponível para os usuários.
Para saber um pouco mais sobre ele, leia a entrevista que Eric Sandeen (desenvolvedor de sistemas de arquivos) deu para o Projeto Fedora (em inglês):
http://fedoraproject.org/wiki/Interviews/EricSandeen
Essa entrevista sai traduzida na próxima revista do Projeto Fedora, no meio do mês que vem.
“algumas limitações do ext3 como o tamanho total de um filesystem ser de 16TB, ”
[ironia]
Puxa. Isso é uma limitação muito grave. Vou ter que testar esse ext4 no hd do meu notebook. Será que ele funciona com pendrive de 16TB também?
[/ironia]