Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Famelix 2.1 Release Candidate

“O Grupo de Desenvolvedores e Usuários do Famelix GNU/Linux anuncia o lançamento do Famelix 2.1 – Release Candidate 1, e nesta versão muitas novidades estão presentes. Vejam alguma delas: Suporte a 5 idiomas: Português, Italiano, Espanhol, Alemão e Inglês; Montagem Automática de CD-Rom’s, Pendrive, Disquetes, etc; Atualização Automática de Pacotes (Inclusive do novo Repositório do Famelix); Desenvolvimento de um novo Sistema Operacional baseado diretamente em debian puro, utilizando Live Scripts, o que permite maior compatibilidade com o mesmo; Suporte a diversas Placas Wireless; Suporte a 3d em placas nVidia, ATI e Intel; Compiz Fusion, com todas suas Funcionalidades; Novo Painel de Controle, com muitas funções e facilidades ao usuário; Suporte a Câmeras e Scanners; Suporte a SATA2; Suporte para Laptops; Suporte a Bluetooth; Novo Instalador, com o intuito de facilitar a utilização pelo usuário; Suporte a Flash 9.”

Enviado por Jefferson Guilherme Jurck (jurckΘfameg·edu·br) – referência (famelix.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-02-23

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Mas pra ser fácil precisa ter a cara do Windows?

    ASA (usuário não registrado) em 23/02/2008 às 3:07 pm

    eh eh. nada ver fazer com a cara do windows.

    zer0c00l (usuário não registrado) em 23/02/2008 às 3:11 pm

    Oh não Yet Another Linux Distribution… Já deve ser a 3 em um mês por aqui. Pra facilitar, vou escrever em sigla e da próxima vez é: YALD.

    Minha nossa! Juro que não tenho muito contra distros que imitam a cara do Windows. Mas precisava fazer o site com a cara do WiinXP?!!

    Ser fácil pode ser até “parecer com o Windows”, mas imitar até o papel de parede é querer fazer o usuário acreditar que o sistema é mais um clone mal-feito (quem já jogou num polystation?).

    Confesso que achei o trabalho gráfico da distro muito bem-feito. Mas a escolha de parecer com o Windows não foi, em minha opinião, a melhor escolha.

    Mas, como ouço falar muito bem da distro, deve haver quem goste do seu visual e filosofia.

    Tem distribuições mundo afora mais antigas que outras famosas e mesmo assim merecem frases como “Yet Another Linux Distribution”.

    Até o site imita o login do XP… :-(

    Está faltando só imitar o WGA e mostrar aquela esstrelinha dizendo que o sujeito está sendo vítima de falsificação do windows :-)))

    ASA (usuário não registrado) em 23/02/2008 às 9:39 pm

    alguem mande doacoes em dinheiro para eles poderem comprar uma licenca do windows. assim nao precisam mais usar o Linux com skin de windows.

    Jurck (usuário não registrado) em 25/02/2008 às 10:18 am

    Caros Srs. Agradeçemos as críticas, pois elas sempre são bem vindas,ás vezes é necessário ouvirmos as críticas para podermos saber o que melhorar, infelizmente hoje no país estamos muito carentes de boas distribuições Linux, posso afirmar que dentre todas quejá utilizei(ex: Ubuntu,Kubuntu,Fedora,Conectiva,SlackWare,BackTrack,Kurumin,etc.), citei internacionais também pois realmente é de se admirar o trabalho de cada equipe,porém cada uma tem um foco, um publico alvo distinto, e infelizmente no Brasil não se dá importância para o que é produzido aqui, pois sempre é considerado produto de baixa qualidade, mas devemos mostrar a todos que temos tecnologia e conhecimento suficiente para superar qualquer desafio, não estou dando aula de patriotismo, mas acredito que qualquer um, com um pouco de vontade e dedicação é capaz de fazer um bom trabalho, também não peço que adorem o Famelix, mas que dêem uma chance, infelizmente o Kurumin,segundo Morimoto será descontinuado, realmente é uma grande perda, pois posso afirmar que era a melhor distro Brasileira, mas o que podemos fazer, não se pode comparar um UBUNTU com um Kurumin ou um FAMELIX, pois cada um tem um foco, e como comparar algo que é investido muito dinheiro como o UBUNTU, o FAMELIX tem um número de Desenvolvedores muito reduzido, dos quais nem todos tem tempo de se dedicar 100% á ele, para se ter idéia são somente 3 em período integral, e ao contrário do UBUNTU, não tem financiamento nenhum por trás do desenvolvimento, me dedico o quanto posso e não ganho nada por isso, porém fico muito feliz quando alguém me fala “Poxa realmente essa distribuição merece ser instalada” ainda mais se for de outro pais, fico feliz de saber que pelo menos alguém está entrando no site e pelo menos lendo algo á respeito, para nós desenvolvedores já é uma grande vitória isto, agradeço a compreensão de todos e peço que também colaborem dando sugestões no site, pois relembrando o sitema é todo adaptável podendo ser personalizado da maneira que o usúario quiser já que a base é Debian(inclusive deixar com a cara do UBUNTU).
    Grato a todos……

    Outra vez que apareceu o Famelix por aqui, falei a mesma coisa que vou falar agora. O objetivo do Famelix é substituir o windows, sem tornar a migração muito traumática para que tem aversão a sistemas diferentes, em muitos lugares mesmo que vc coloque um KDE básico, muitos usuários vão ficar perdidos, assustados e vão falar que droga de Linux…., muita gente fala: -então porque não usa o windows mesmo, -tá vc ou vc ou a empresa vai pagar uma licença para cada compudador mesmo que for para uma tarefa basica.

    Só complementando queria dizer que vou fazer uma experiencia e implementar se possível, e pretendo ajudar os desenvolvedores se a distro me for util…..

    tiaggs, até aí eu entendo. Diminuir o trauma do choque, mas precisava fazer um clone do Windows? Imita desde o papel-de-parede até o próprio tema do site!
    A impressão que deixa – ainda não testei a distro, que parece ser bem amigável, mas não pelos temas – é aquela do polystation. Por fora qualquer um diz que é igualzinho, mas quando o camarada abre a tampa do leitor de CDs e descobre um slot para cartucho, já viu, né? ;-)

    Sim já vi o polystation, tinha uns jogos bem legais de nintendinho, o fio era tão curto que vc tinha que ficar sentado no chão do lado do aparelho huhuahahaha, mas no caso do Famelix é esse mesmo o caso não deixar que usuario descubra que esta fora do Windows e entre em pânico, ta bom forcei a barra, um usuário domestico bobinho nunca usaria um sistema onde não conseguisse instalar aqueles trocentos mil spywares, mas pense em usuarios como a minha mãe, eu deixava o atalho na tela no Xubuntu igual ao windows para ela ver as fotos no outro PC e ela falava: não gostei desse coisa nova não consigo achar nada!
    Era so mudar o visual e ela já achava dificil!

    ASA (usuário não registrado) em 25/02/2008 às 5:59 pm

    eu acho que se o usuario instalar o Famelix e achar alguma dificuldade, e ira achar mesmo se nunca mexeu com Linux, ele irá preferir ficar com o windows piratao mesmo. ou outra. o usuario vai achar que como tem a mesma cara do windows tudo q ele rodava no windows ira poder rodar no Famelix. e ira ficar muito bravo quando souber que programas do windows nao irao rodar no Linux, jogos por exemplo. eu acho que o Famelix poderia ter o menu iniciar parecido com o windows pra o usuario poder achar facil os programas. mas a cara nao precisava ser igual ao windows.

    Dragon (usuário não registrado) em 1/03/2008 às 2:41 am

    A cara não está igual ao Rwindows não.
    Ela está só do jeito que usuários ‘clicadores’ gostam.
    Simples, sem frescura, fácil e organizado.
    Se alguém pede (usuário leigo) uma distro linux para se instalar no pc dele, antigamente eu recomendaria Kurumin, hj? Famelix
    Fácil de baixar, fácil de instalar (menos de 15 minutos em média), fácil de configurar (rede, placa de vídeo, instalar novos programas, configurar TUDO).

    Dragon, vc pode até estar certo. A distro deve ser realmente amigável e fácil. Não discordo disto (mesmo ainda não tendo a utilizado). Mas a principal crítica aqui é: precisava ter utilizado as mesmas cores, os mesmos ícones, os mesmos wallpapers, as mesmas decorações de janelas? Às vezes que a Microsoft tem o direito de processar os outros pelas questões de propriedade intelectual (existe propriedade visual?).
    Uma coisa é basear-se – como o KDE e o GNOME de certa forma se baseiam no visual do Windows e OS X -, mas outra coisa é copiar. Acho isso horrível.

Este post é antigo (2008-02-23) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.