Fabricantes apostam em nova plataforma Linux para celulares
“A Samsung Electronics e a LG Electronics apresentaram nesta segunda-feira (11) novos celulares usando software aberto Linux da fundação Mobile Linux. Essa organização afirmou que 18 modelos, de sete fabricantes diferentes, utilizariam o seu software. A segunda maior fabricante mundial de celulares, Samsung, que usou o Linux em seus aparelhos em 2006, lançou o novo modelo SGH-i800, acionado por software LiMo, no Mobile World Congress, enquanto a LG demonstra um protótipo do LG LiMo. O Google também está utilizando o Linux como peça central de sua plataforma Android.
O mercado de plataformas de software para celulares é liderado pela S60, da Nokia, baseada no sistema operacional Symbian, que desfruta de ampla vantagem de mercado sobre o Windows Mobile, da Microsoft. Mas muitos dos pesos pesados do setor de telefonia móvel – como Vodafone, NTT DoCoMo e Huawei – são membros da fundação Mobile Linux.”
Enviado por Sharles (sharles·saΘgmail·com) – referência (g1.globo.com).
O Linx entrar de vez nesse mercado seria uma boa. Com o PalmOS estagnado, o Windows Mobile vem ganhando mercado rapidamente e ameaçando o Simbian. Antes de virar um monopólio, a entrada de um novo rival pode reverter a curva de crescimento do WM
Mas alguém aí sabe se os sistemas são open-source (ou ao menos a “parte interessante”)?