Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Extensão implementa um servidor web rodando no Firefox

“POW: Plain Old Webserver. Um servidor web completamente funcional, com licença GPL, executado como um complemento do Firefox. O POW não somente funciona como tem suporte a SJS (Server-Side Javascript, ou seja, Javascript rodando no servidor, como no Jaxer), PHP, Perl, Python ou Ruby como linguagens para geração de conteúdo dinâmico. O servidor pode ser controlado dentro do Firefox e responde na porta 6670, por padrão. As páginas podem ser protegidas por senha. O POW oferece pleno suporte para acesso a arquivos, sendo possível ler, escrever, criar e apagar arquivos mantidos na área do servidor.”

Enviado por Cid R Andrade (falecomΘprofandrade·pro·br) – referência (blog.cidandrade.pro.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-01-30

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Vai ser o primeiro wisewig que já ví. Edita no bloco de notas e já confere o trabalho.
    Se funcionar realmente, o negócio é o bicho.

    Allan Taborda (usuário não registrado) em 30/01/2008 às 6:27 pm

    Bem que o POW poderia ter suporte a JSP para gerar conteúdo dinâmico, ou então se integrar ao Tomcat! Espero que implementem esta funcionalidade neste servidor web que roda dentro do Firefox (e também deve funcionar dentro do SeaMonkey, creio eu)!

    Se já implementaram servidor web como plugin do Firefox, não duvido nada se criarem uma extensão para compilar código-fonte C++! Fazem extensão de tudo quanto é funcionalidade! Não duvido nada!

    Hum… se ele já suporta Javascript no servidor – e pela referência até consultas a bancos de dados – não deve ser difícil implementar o PHP: Bastaria colocar um filtro onde a página com extensão .php passaria pelo executável do interpretador php e e a extensão pegaria o resultado, mostrando-o ao usuário. Claro que isso é o princípio de funcionamento do CGI, mas é um começo!

    O firefox está começando a ficar igual ao eMacs que tem plugin para fazer tanta coisa que com um pouco de criatividade ele pode até substituir o Bash e mais um monte de programas.
    O firefox daqui a pouco vai poder substituir o Gnome, o KDE e outros ambientes.

    eje del mal (usuário não registrado) em 30/01/2008 às 10:37 pm

    C++, PHP, javascript … tudo funcionando de imediato, né …

    Alguém já ouviu falar de Komodo? Adivinha qual é a base desta IDE???

    Cid Andrade (usuário não registrado) em 30/01/2008 às 11:46 pm

    Hamacker, eu testei e funciona sim. Pretendo fazer testes com PHP e dezenas de acessos concorrentes e colocarei o resultado no blog, o que deve atender o André.
    Allan, bem que eu, você e mais um monte de gente gostaríamos de um servidor JSP/Servlet portável, mas parece que ainda é sonho.
    Wellington, sobre o quanto o Firefox pode substituir outras aplicações eu recomendo um artigo que chegou a ser citado aqui no BR-Linux: >a href=”http://blog.cidandrade.pro.br/uncategorized/quem-pode-imaginar-um-computador-sem-sistema-operacional/”>”Quem pode imaginar um computador sem sistema operacional?”

    Eu ja havia visto o POW a muito tempo atrás, agora parece que ele está bem mais interessante. Roda PHP, Python, e o que mais vc quiser, tudo muito fácil. Tem até uma implementação de algo semelhante ao .htaccess nas configurações dele.
    Estava com preguiça de instalar o Apache em casa… problema resolvido… ja estou brincando com POW + PHP + EXTjs + … muito fácil!

    sdfhskdf (usuário não registrado) em 31/01/2008 às 7:27 am

    Não aceitar JSP não é uma falha, é uma vantagem.
    Troque de linguagem…

    Realmente estão fazendo misera com o Firefox, daqui a pouco ele traz um cafezinho… ;)

    “O firefox está começando a ficar igual ao eMacs “…

    E aí, assim como no caso do eMacs, poderemos dizer:

    “O Firefox é um excelente sistema operacional, só falta ter um bom navegador web.”

    [Brincadeira a parte, sou Firefox até a morte]

Este post é antigo (2008-01-30) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.