Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Estudo: limite de download não costuma ser respeitado – nem cobrado

Um estudo inglês demonstrou que a maior parte dos usuários estoura o limite de download previsto em seus contratos. O estudo, realizado pela empresa uSwitch, registrou o comportamento de usuários do Reino Unido que assinam banda larga com velocidades como 6 Mbps e 10 Mbps.

Os contratos dizem que os usuários só podem fazer determinado volume de downloads no mês. A cláusula também existe em vários contratos de fornecedores de banda larga no Brasil.

No estudo feito na Europa, mais de 60% dos usuários estoura este limite contratual. As empresas de telecom não têm o hábito de punir os usuários por isso, embora possam fazê-lo, do ponto de vista jurídico. (via info.abril.com.br)

Saiba mais (info.abril.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-10-27

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Douglas Augusto (usuário não registrado) em 27/10/2008 às 7:33 pm

    O problema disso é justamente os consumidores fazerem vista grossa às cláusulas contratuais que dizem respeito ao limite de tráfego e então, na conveniência dos provedores, eles executarem judicialmente os limites. Nesse interim o perigo é que aqueles provedores que fornecem acesso sem cotas não sejam devidamente valorizados e portanto talvez sua política de mercado não sobreviva quando resolverem impor judicialmente os limites; nesse momento não haverá opção de fuga.

    Xandi (usuário não registrado) em 27/10/2008 às 9:07 pm

    Assino banda larga em um provedor de TV a CABO. Eles limitam o volume de Download em 50Gbytes por mês e claramente sempre extrapolei esse volume e NUNCA fui tarifado por isso.

    A punição para quem ultrapassa o limite, é a redução da sua largura de banda para míseros 128Kbps até o fim do mes corrente.

    Mas, a partir do mes passado (SETEMBRO/2008) eles INICIARAM EFETIVAMENTE esse controle.

    Para minha surpresa, pasmem, no dia 05/Set eu já tinha extrapolado o limite de 50Gbytes. E passei todo restante do mes de Setembro com uma velocidade 20x mais lenta do que a contratada.

    Liguei solicitando uma flexibilidade e liberação da minha taxa, visto que assino vários recursos junto, como VoIP, Canais de TV e outros serviços. Mas mesmo assim, não deram arrego.

    Ainda me ofereceram 5Gbytes a mais por R$ 39,90 naquele mes !! Para quem baixa 50Gbytes em 5 dias, não era nada !!!! :D

    Realmente sou usuário SUGADOR e sou do time do perfil agressivo nos provedores e parece que eles começaram a realmente fazer esse controle agora no segundo semestre de 2008.

    Rogério. (usuário não registrado) em 27/10/2008 às 10:21 pm

    Vejam o meu caso, talvez alguns estejam passando por algo assim:
    Tenho banda larga, sou usuário antigo de um provedor de internet e tv a cabo que foi comprado por outro provedor. POR LEI, TODA EMPRESA QUE COMPRA OUTRA TEM QUE ASSUMIR OS CONTRATOS DA EMPRESA COMPRADA. Até aí, tudo bem. A empresa compradora ficou um tempo sem cobrar taxa de franquia, porém ILEGALMENTE E FRAUDULOSAMENTE passou a cobrar no mês passado, quando passei o limite “da empresa compradora”. MAS ACONTECE QUE O CONTRATO COM A EMPRESA COMPRADA NÃO ESTIPULA **NADA* DE LIMITES DE FRANQUIA, PORÉM AINDA ASSIM DIMINUÍRAM 40% MINHA VELOCIDADE. Liguei para eles, me deram um chá de espera no telefone, me disseram que “eu tinha ultrapassado o limite de franquia”. (Me ofereceram um “plano” com mais velocidade e com limite de franquia, engraçadinhos). Expliquei meu caso, que eu sou cliente da antiga empresa comprada por eles, que eu não tinha limites, etc. Passaram um pra outro(e eu tendo que explicar TUDO DESDE O INÍCIO NOVAMENTE! (HMMMMMMM!) Aí me disseram que meu caso era diferente e que não deveriam ter abaixado minha velocidade, e que seria reestabelecido em 24 horas. Ufa! 24 horas se passaram e ainda não tinha voltado, só no dia seguinte, inclusive eles me disseram que haveria um desconto na próxima fatura. Parecia que tinha tudo terminado, mas não tinha! algumas semanas depois, abaixaram a velocidade novamente, e tive que explicar no telefone(tudo novamente) quase chorando. E uma burrinha deles lá dizia “está no contrato”, mas eu disse: Estou Com O Contrato Nas Minhas Mãos Aqui!
    Enfim, novamente “estárá normal em 24 horas!” (Aí foi demais: Eu disse: Vcs. têm 2 horas para resolver, caso contrário vou conversar com outro provedor! Reestabeleceram aprox. 2 horas depois).
    Não pretendo largar este meu contrato tão cedo,

    Rogério. (usuário não registrado) em 27/10/2008 às 10:23 pm

    Obs.: Não quero dar chance a eles cobrarem franquia de mim, se começarem a enxer demais o saco, mudo para outra operadora sem limites. Façam valer seus direitos.

    O Rogério resumiu tudo! Acho mais fácil o consumidor mudar de provedor que trocar o hábito diário! Ainda mais pelo preço abusivo do acesso à internet em nosso país.

    Fabio (usuário não registrado) em 28/10/2008 às 1:44 am

    Rogério X2

    Henrique Brancher Gravina (usuário não registrado) em 28/10/2008 às 11:33 am

    Eu tenho um acesso 3G da claro, e com certeza eles limitam a velocidade, e a coisa é muito tosca. Mês passado foi só ultrapassar os 1GB e em umas 24h eu já estava “trancado”. O pior de tudo é que o sistema deles muda o modo de operação quando não tem tráfego. Quando se estoura o limite a banda é tão pouca que o modem fica intermitentemente trocando entre o modo lento e o 3G, o que deixa quase impossível a utilização já que existe um delay entre um modo e outro.

    Marco (usuário não registrado) em 28/10/2008 às 2:33 pm

    Utilizo a Net e eles deixam bem claro isso, ultrapassou o limite, diminuem o taxa de downloads para a menor praticada pela empresa.
    Resumindo banda larga no Brasil é uma m..

Este post é antigo (2008-10-27) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.