Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Estatísticas de desenvolvimento do kernel agora traduzidas

“Com autorização do Greg, do Jon e da Amanda, iniciei no dia seguinte à publicação a tradução do artigo intitulado “Linux Kernel Development (April 2008)”. Vejam o resultado no link a seguir.”

Enviado por Tiago Veloso (tiagoveloso·netΘgmail·com) – referência (velosotec.net).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-04-08

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    kern (usuário não registrado) em 8/04/2008 às 10:39 am

    Em resumo:

    “O kernel do Linux … se tornou um recurso comum desenvolvido em massiva escala por empresas que são ferozes competidoras em outras áreas.

    (…)
    Apesar do grande número de desenvolvedores independentes, há ainda um número relativamente pequeno dos quais estão fazendo a maioria do trabalho. Nos útimos três anos, os 10 maiores desenvolvedores independentes contribuíram com quase 15% do número de mudanças e os 30 maiores desenvolvedores contribuíram com 30%.

    (…)
    O kernel do Linux é um recurso utilizado por uma vasta variedade de empresas. Muitas delas nunca participaram do desenvolvimento do kernel; elas estão satisfeitas com o software como está e não sentem a necessidade de ajudar a trilhar seu desenvolvimento em nenhuma direção em particular.

    (…)

    Os 10 maiores colaboradores, incluindo os grupos “Unknown” e “None”, somam mais de 75% do total de colaborações para o kernel. Vale notar que, mesmo se assumirmos que todos os colaboradores “Unknown” estão trabalhando em seu próprio tempo, mais de 70% de todo o desenvolvimento do kernel é comprovadamente feito por desenvolvedores que estão sendo pagos pelo seu trabalho.

    O que nós vemos aqui é que um pequeno número de empresas é responsável por uma larga porção do total de alterações do kernel…

    (…)
    A lista de empresas participando no desenvolvimento do kernel do Linux inclui muitas das empresas tecnológicas de maior sucesso na existência. Nenhuma dessas empresas está financiando o desenvolvimento do Linux como um ato de caridade; em cada caso, essas empresas encontram em aprimorar o kernel um auxílio para serem mais competitivas em seus mercados…

    (…)

    Existem inúmeras boas razões para empresas financiarem o kernel do Linux. Como resultado, Linux tem uma ampla base de suporte que não depende de nenhuma empresa isolada. Mesmo que o maior colaborador desfaça sua participação amanhã, o kernel do Linux irá manter sua base sólida com uma comunidade de desenvolvimento vasta e ativa.

    Segundo o “cenário de conspiração” teórico que propuz, estamos na fase em que os usuários se sentem importantes e compensados por terem ao seu lado fomentando o desenvolvimento constante do software-livre algumas das empresas tecnológicas de maior sucesso na existência.

    Vale notar que esse “deslumbramento” não deixa que percebam os reais motivos que levam essas empresas a contribuir tão massivamente: mais de 70% de todo o desenvolvimento do kernel é comprovadamente feito por desenvolvedores que estão sendo pagos pelo seu trabalho, ou seja, a maioria das inovações e do código em si inseridos no kernel nos últimos tempos são implementações tecnológicas específicas de determinadas empresas. Em outras palavras, essas empreas estão massivamente concentrando todo o copyright do recente desenvolvimento do linux.

    Apesar disso, continuam acreditando que isso se deve apenas à busca por serem mais competitivas em seus mercados, uma vez que muitas delas são ferozes competidoras entre si, e se em algum tempo deixarem o desenvolvimento do núcleo, abdicarão de seus direitos sob ele.

    Seria o mesmo que acreditar que a FSF no futuro deixaria de contribuir para o software-livre, abandonando seus direitos de copyright sobre projetos de maior relevância, como o GCC e a LibC, para que fizessem deles o que quisessem, com possibilidade de transformá-los em proprietários.

Este post é antigo (2008-04-08) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.