Estatísticas de desenvolvimento do kernel agora traduzidas
“Com autorização do Greg, do Jon e da Amanda, iniciei no dia seguinte à publicação a tradução do artigo intitulado “Linux Kernel Development (April 2008)”. Vejam o resultado no link a seguir.”
Enviado por Tiago Veloso (tiagoveloso·netΘgmail·com) – referência (velosotec.net).
• Publicado por Augusto Campos em
2008-04-08
Em resumo:
Segundo o “cenário de conspiração” teórico que propuz, estamos na fase em que os usuários se sentem importantes e compensados por terem ao seu lado fomentando o desenvolvimento constante do software-livre algumas das empresas tecnológicas de maior sucesso na existência.
Vale notar que esse “deslumbramento” não deixa que percebam os reais motivos que levam essas empresas a contribuir tão massivamente: mais de 70% de todo o desenvolvimento do kernel é comprovadamente feito por desenvolvedores que estão sendo pagos pelo seu trabalho, ou seja, a maioria das inovações e do código em si inseridos no kernel nos últimos tempos são implementações tecnológicas específicas de determinadas empresas. Em outras palavras, essas empreas estão massivamente concentrando todo o copyright do recente desenvolvimento do linux.
Apesar disso, continuam acreditando que isso se deve apenas à busca por serem mais competitivas em seus mercados, uma vez que muitas delas são ferozes competidoras entre si, e se em algum tempo deixarem o desenvolvimento do núcleo, abdicarão de seus direitos sob ele.
Seria o mesmo que acreditar que a FSF no futuro deixaria de contribuir para o software-livre, abandonando seus direitos de copyright sobre projetos de maior relevância, como o GCC e a LibC, para que fizessem deles o que quisessem, com possibilidade de transformá-los em proprietários.