Escolhendo um cliente BitTorrent: Deluge
Eu lembro que há poucos anos, quando os torrents começaram a se popularizar como meio de disponibilização de distribuições de Linux para download, houve considerável resistência por parte de muitos usuários, e as distribuições e grupos de usuários se esforçavam para explicar a todos como fazer para usar esta tecnologia, tão vantajosa para todos os envolvidos quando se trata de arquivos volumosos e de alta popularidade.
Hoje os torrents ficaram mais populares e bem conhecidos, e cada usuário tem opção de escolher entre vários clientes diferentes, desde plugins de navegadores web até clientes dedicados, além do tradicional cliente original, que eu uso até hoje em sua versão com interface mais básica, por intermédio de um alias que basicamente executa o seguinte comando: btdownloadheadless --max_upload_rate 64 --url "url-do-torrent".
Mas este artigo do OpenComputer traz uma opção bem mais popular e amigável: o Deluge, um cliente torrent multiplataforma e de código aberto, com uma série de recursos interessantes, como a possibilidade de ser controlado remotamente via web, além do bom desempenho.
Embora esteja em inglês, trata-se de um trabalho do nosso participante freqüente Danilo, que sempre atualiza seu site Solutio360 com material sobre código aberto, e em português ;-)
Saiba mais (opencomputer.net).
Bom, com certeza o delugue é um ótimo cliente de Bittorrent. Se você tem um pc não tão bom, ou se quiser usar bittorrent via ssh aconselho você a dar uma lida num post que eu fiz, é sobre o rTorrent que é um cliente de bittorrent em linha de comando super bacana e funcional !
http://warever.info/sr/blog/?p=129
Certamente quem usa o KDE conhece o Ktorrent. Este é, na minha opinião, o melhor cliente torrent (gráfico) que existe.
E, na minha opinião, Torrent é a mehor tecnologia de compartilamento de arquivos que existe, seja pela segurança (dificilmente um arquivo vem corrompido), seja pelo fato de que, quanto mais gente, mais rápido é o compartilhamento, ao contrário de outras tecnologias, onde quanto mais gente pior, por causa daquela questão de filas, etc.
Mas o ruim do torrent é que, para compartilhar um arquivo ou pasta, vc deve criar um arquivo .torrent e disponibiliza-lo na rede, o qu epode ser um tanto assustador para o usuário comum do emule (coloca numa pasta e tudo blz).
O Problema do deluge é que ele não funciona bem no Windows. Com isso o diferencial dele de ser multiplataforma não é ão grande. O único cliente multiplataforma continua o Azureos que é mais pesado que dois elefantes. Mas com o QT 4 imagino que em brave vamos ter um outro cliente multiplataforma.
Há algum tempo quis baixar um torrent enquanto meu irmão jogava no windows e descobri que não tinha como, a não ser com o azureos, mas a minha máquina não suporta Thief III e zureos ao mesmo tempo.
uma pena.
Também recomendo o rTorrent. Ele e o screen são uma ótima dupla.
A última vez que mexi no Deluge ele ainda era meio instável. Acabei migrando pro Azureus e nunca mais voltei… quem sabe algum dia eu o dê uma segunda chance (já que o Azureus não é a coisa mais leve do mundo…).
Uso o KTorrent e não tenho nada a reclamar dele.
Existe um outro cliente torrent chamado Transmission, que muitos dizem ser bom também.
http://www.transmissionbt.com/index.php
Interessante que a interface e funções dele parecem muito com a do Ktorrent, que é muito bom.
É uma boa opção pra quem prefere usar aplicativos GTK.
Fico feliz de não ver o java. Mas ainda prefiro a estabilidade do btdownloadheadless –. Em geral só apelo para algum programa torrent quando quero um arquivo em especial dentro de varios arquivos contido em um .torrent. De resto: a linha de comando me faz muito feliz XD
O deluge evoluiu muito de uns tempos pra cá, pude perceber uma gritante redução no consumo de memória e processamento, entretanto não tem funcionado bem no Ubuntu 7.10. Ainda não descobri porque mas pra mim só funciona a versão do repositório, do getdeb.net ou compilada na mão falha por alguma razão que agora ignoro.
Como alternativa tenho utilizado o Transmission, no entanto é paleativo pois aguardo o lançamento do Ubuntu 8.04 pra ver o deluge funcionando novamente.
Augusto, fiquei incrivelmente honrado de você ter mencionado o meu novo projeto, OpenComputer.net :) Vou traduzir o texto sobre o Deluge em breve para o solutio360.com e avisarei para vocês.
@cochise e Esdras, compensa testar a última versão do Deluge. Quando eu utilizava no Windows realmente não funcionava bem, mas a nova versão está funcionando de maneira magnífica tanto no meu Windows XP quanto no Ubuntu 7.10.
Eu uso o Deluge no Ubuntu 7.10 sem problema algum, até o momento é o melhor cliente torrent que achei. Me agrada muito o fato de ser feito em Python já que sou um entusiasta dessa linguagem. O Azureus é legal mas é um monstro de pesado.
Eu usei o Deluge por um tempo, funciona bem, mas atualmente estou em lua-de-mel com o Transmission. :) É mais leve, interface super simples e você também pode controlar a criança via linha de comando. Não é à toa que virou o cliente oficial do Hardy. :)
Utilizo o Ktorrent sem problemas, porém gostaria de saber se alguém tem dicas de como driblar o maldito “Traffic Shaping” do virtua? É ativar o torrent e matar o link. :(
pizza, basta denunciar ao procon ;-)
Cochise, recomendo que o teste novamente. Atualmente estou usando o Deluge (em sua última versão) no Windows XP (no Fedora uso o transmission, por vir instalado e ser muito bom) e ele tem me atendido muito bem: leve, estável e com muitos recursos.
Um abraço!
Utilizo o Deluge no Gutsy faz tempo, e atualmente está com um uptime de 11 dias ininterruptos, ou seja, muito estável tanto em termos de execução quanto consumo de memória.
Uso a versão disponibilizada no site do Deluge mesmo.
uso a interface padrão do Gnome mesmo para o cliente. Se integra bem com o Firefox no Ubuntu, basta clicar no link para o torrent e indicar em que pasta despejar o conteúdo. Daí é parar e continuar mais tarde e ele pergunta se quer continuar na sessão anterior ou salvar em novo lugar. Também mostra taxas de download e upload, sendo que vc pode limitar. Fácil.
Se quer salvar outro torrent, outra instância dele é aberta. Realmente não vejo a vantagem de um programa monolítico…
José, o Deludge era o melhor para Linux. Recentemente descobri o Transmission e a simplicidade e praticidade dele me convenceram a usá-lo.
Então, agora estou usando o Transmission e estou gostando. Mas o Deludge também é uma ótima opção.
Demorou mas chegou :)
Quem quiser ler a tradução do texto, aqui vai:
http://www.solutio360.com/index.php/Tecnologia/4-motivos-para-usar-o-Deluge-para-seus-BitTorrents.html
Já que não falaram do utorrent, vou deixar meu “depoimento”.
Até agora é o melhor que encontrei, testei vários, meu anterior era o bitTorrent, horrível, demorava demais para iniciar a baixar, e até a versão do free download manager, esse travava direto.
Não sei se o Utorrent é o melhor, mas roda perfeito aqui, rapidamente inicia os downloads e é leve, na minha visão é claro.
Eu sempre olho nos clientes ques estão baixando meus arquivos e o mais comum era o Azureus, mas agora é Utorrent 1.7, um ou outro BitTorrent. Foi quando ví esse cliente Deluge e vim pesquisar a respeito dele.
Minha versão é a 1.8 beta, não sei pq não tem mais gente usando ele!
E por favor, sem preconceito, é no window$ que eu deixo conectado o cliente…
Ainda não achei uma distribuição que rode legal no meu note…