Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Escolas brasileiras testam ‘laptop tupiniquim’: carteira digital

O pregão para a compra de 150 mil notebooks educacionais [com Linux] pelo governo federal foi realizado no início deste ano. Segundo reportagem do jornal Folha de São Paulo de fevereiro, contudo, o Presidente da República decidiu cancelar o pregão e recomeçar o processo do zero.

Enquanto o projeto do notebook educacional não avança dentro do governo federal, uma opção alternativa chegou a algumas escolas da cidade de Serrana (SP) com a promessa de custo baixo e maior conforto aos estudantes de escolas públicas.

O “lap tup-niquim”, como foi batizado, ou a carteira escolar digital, foi patenteada por pesquisadores do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI) de Campinas e conta com o apoio da Secretaria de Inclusão Social do Ministério da Ciência e Tecnologia e da Secretaria de Ensino à Distância do Ministério da Educação.

Victor Pellegrini Mammana, gerente da Política de Desenvolvimento Produtivo (PDP) de Displays do Governo Federal e um dos responsáveis pela patente do lap tup-niquim, afirma que o governo federal estuda a adoção das carteiras como uma alternativa, e não um substituto, aos notebooks educacionais.

Ele cita, entretanto, em entrevista à Reuters, que “o laptop [educacional] tem certas características, como tela pequena, teclado apertado e o fato de poder ficar obsoleto em pouco tempo”. Por isso, “surgiu idéia de fazer algo diferente, que valorizasse o conforto e a saúde” dos estudantes da rede pública. (via g1.globo.com)

Saiba mais (g1.globo.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-11-13

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Uia (usuário não registrado) em 14/11/2008 às 8:48 am

    Não sei se vocês perceberam, mas nenhuma tela dos “notebooks” dos alunos refelte o que está no quadro da professora? Por que será? :)
    Outra coisa, reparem a aluna de blusa vermelha no canto direito inferior…mais um pouco ela cai da cadeira. Isso era óbvio que ia acontecer, olha o tamanho da tela.

    Flancox (usuário não registrado) em 14/11/2008 às 10:31 am

    Só não pode colocar essas carteiras digitais naqueles colégios cheios de vândalos da zona leste de SP que é jogar dinheiro fora.

    jussy (usuário não registrado) em 14/11/2008 às 2:01 pm

    Essa idéia é legal, porém concordo com a idéia que se colocar essas carteiras digitais na zona leste com tantos vandalos, não vai dá certo.
    Ex:É a escola que foi apedrejada por alunos no bairro do Belensinho em São Paulo.

    Sheylasc (usuário não registrado) em 14/11/2008 às 4:46 pm

    Bom, eu acho que issa idéia do nootbook nas escolas foi uma péssima idéia,idependente de ser na zona leste, ou sul ou norte ou oeste…pode ser que eu esteja errada, mais acho que as crianças não irão desenvolver a sua caligrafia, e a sua postura também será pessima, pois a maioria das pessoas ficam com a coluna lascada na frente do pc, sem postura alguma….e os alunos irão ficar dispersos…os professores estarão explicando alguma coisa e os alunos procurando outras por ex. joguinhos etc….creio que eles irão bloquear muitos sites por ex. orkut, meebo, etc…porem existem inumeros sites de jogos ou mesmo o aluno pode levar um cd de jogo pro pc e jogar lá…e nem presta atenção na explicação do professor…

    acho que vai ser um dinheiro jogadoO no lixo!!!

    ^^

    Arthur (usuário não registrado) em 14/11/2008 às 4:51 pm

    eu concordo com a parte da ideia acima sobre disperçãoo;;;
    pois eu sou um exemplo vivo disso …
    eu estudo em uma escola federal e faço um curso de informatica.
    e tem dias, nem sempre, q eu fico na tela do pc sem prestar atençao no professor e depois eu me “ferro” pq naum vi a materia q foi passada!!!

    mas pelo motivo de inclusão social eu concordo com a aplicaçao deste metodo…

    cristo (usuário não registrado) em 16/11/2008 às 1:27 pm

    @Sheylasc

    Minha caligrafia desde de quando eu nasci nunca melhorou, sempre foi uma merda, sempre tive dificuldade de escrever com a mão (não sou deficiente fisíco).

    Esta história de vai prejudicar a calgrafia, ou internet emburrece pessoas, pois não ler livros inúteis é tudo bobagem, coisas de pessoas que não querem perder seus conhecimentos defasados dizem, jusatemente pelo fator resistencia que claro é natural do ser humano.

    Luís (usuário não registrado) em 16/11/2008 às 11:59 pm

    Se é para ensinar lógica, programação e coisas do gênero, ótimo! Mas se é para ensinar português, matemática, história, geografia, biologia, química etc, será um grande equívoco.

Este post é antigo (2008-11-13) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.