Equipe do Firefox dá suas dicas sobre sucesso em gestão de projetos livres
Em recente conferência de desenvolvimento web, desenvolvedores da Mozilla deram detalhes sobre como ocorre a gestão do trabalho realizado de forma aberta pela comunidade, e o segredo para manter satisfeito este público tão difícil de obter e manter: os desenvolvedores e colaboradores interessados.
Após ver vários casos de insucesso em gestão de desenvolvimento aberto no Brasil (felizmente há casos de sucesso também, para contrabalançar), passei a considerar muito interessantes os artigos que apresentam informações sobre modelos bem-sucedidos de gestão de projetos livres com desenvolvimento corporativo – considerando neste caso o sucesso como sendo a medida de quanto se pôde atingir os objetivos da pessoa ou organização responsável pelo projeto.
Administrar inclui, entre outras, a função Controle, mas como controlar voluntários sobre os quais você não dispõe nem de autoridade e nem do poder de barganha que os contracheques dão? A resposta da Mozilla surpreenderia muitas das empresas que eu já vi tentarem abrir código no Brasil sem mudar seus próprios paradigmas: transparência, inclusão, regras claras de licenciamento, registro e reconhecimento das contribuições. Não é fácil, mas eles explicam como funcionou para eles.
Saiba mais (itworldcanada.com).
massa
“transparência, inclusão, regras claras de licenciamento, registro e reconhecimento das contribuições”
Uai como teria que ser?
Como alguem pode pensar em desenvolver opensourcing, sem pensar em transparência e reconhecimento das contribuições, isso é no minimo estranho, alguem criar um projeto desses e esperar ter sucesso ser isso….
Mas de boa, deve ter um monte de empresinhas por ai, querendo se aproveitar do SL, do mesmo jeito que Assistência Técnica se aproveita dos iniciantes.
O problema é que o publico alvo e os colaboradores de SL. são mais espertos e chatos que dói ai fica feia a coisa pra eles.