Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Enquete do Globo: “Linux só não é bem aceito por ser gratuito?”

Não vou responder a enquete, porque discordo da premissa. Mas para quem quiser, o link está abaixo, conforme relato do Marcelo:

“No site do jornal O Globo está sendo feita uma enquete com a seguinte pergunta: “Um pesquisador acredita que o Linux só não é bem aceito por ser gratuito. Você concorda?” Não foi informado quem é o pesquisador e não tem nenhuma matéria relacionada. Apenas a pergunta e o espaço para o leitor escrever sua opinião. Já deixei a minha lá. Sou cadastrado no site, portanto, não tenho certeza se leitores não cadastrados podem postar comentários.”

Enviado por Marcelo Nascimento (mvnascimentoΘterra·com·br) – referência (oglobo.globo.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-03-04

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    faz sentido, se fosse pago as classes A e B seriam as primeiras a telos pois seria status, Sucesso

    anonimo (usuário não registrado) em 4/03/2008 às 10:35 am

    como assim, o windows pirata é gratuito e é bem aceito infelizmente. Tb discordo da premissa, o linux tem mudado uma series de aspectos que o faziam parecer um SO para especialistas em computação ainda tem um longo caminho para percorrer mas esta no caminho certo. na maioria dos casos domésticos é só uma questão de inércia, já veio com win pra q trocar?

    Fernando (usuário não registrado) em 4/03/2008 às 10:55 am

    Gostaria de saber por quem, qual o linux não é bem aceito??? Os grandes provedores, empresas multinacionais e orgãos públicos estão cada vez mais aderindo ao Linux, essa pessoa que escreveu esta matéria se baseou em que para dizer isso???
    Se as pessoas, empresas sentem necessidade de ter um SO com suporte contrate a Red Hat a Novell, pois eles são pagos e possuem suporte!!!!

    marcon (usuário não registrado) em 4/03/2008 às 11:00 am

    Sobre isso saiu uma nota na revista Ciencia Hoje numero 245. Não achei disponível no site da revista, mas achei um outro site que cita o estudo:

    “Se é caro, deve ser melhor. A desculpa esfarrapada do consumista inveterado foi agora demonstrada verdadeira, pelo menos segundo reações do cérebro de 20 voluntários em um estudo nos EUA. Bastou dizer que um vinho era mais caro que outro para as “cobaias” humanas acharem que ele era mais gostoso –mesmo quando se tratava da mesmíssima bebida.”
    http://www.educacaocerebral.com/educacaocerebral/modules.php?name=News&file=article&sid=396

    E se o software for pirata, mais prazer ainda, porque “tudo que é proibido é mais gostoso”

    Tem gente que diz:

    Se é tão bom, por que é de graça?

    Eu digo:

    Por que não consegue ser tão bom (seguro, estável, compatível, etc), se o outro que é de graça consegue?

    Acho que antigamente até podia ser, hoje boa parte das grandes empresas já fizeram estudos de software para comparar a qualidade de um ou de outro.

    Quanto aos usuários, creio que o motivo daqueles que não querem mudar para o Linux, como já falei outras vezes, é o simples fato de comodismo. São acostumados com o Windows, todos que conhecem usam Windows e não tem muita vontade de mudar e experimentar coisas novas.

    eje del mal (usuário não registrado) em 4/03/2008 às 11:15 am

    Deve ser mesmo. É como votar pra presidente, você digita numa maquininha e … quem é você? Ninguém sabe. Já quando você vota no paredão do Big Pobre 8, vem mais uma linha na conta telefônica. Dá uma sensação de que você existe!

    Eu acredito em um problema de cultura. Por exemplo: No XP, para você configurar o mouse tem de clicar no ícone da impressora do Painel de Controle. Vai dizer que isto não é complicado.

    Outro exemplo: o Office 2007 mudou totalmente o esquema de menus e barra de ferramentas para uma barra de funcionalidades sensível ao contexto. Todo mundo com quem falo acha uma maravilha, mas este mesmos não conseguem encontrar o botão de negrito no OpenOffice (porque tem um B de Bold, e não um N de Negrito, eu acho).

    Outro fator importante é o fato de o XP parecer fácil. Você baixa um programa em qualquer lugar, qualquer um instala, e a segurança segue escancarada. no “Ruim das Vista” a segurança foi melhorada, porém já há diversas dicas de como burlar a mesma para conseguir instalar os programas que não funcionam (na verdade são inseguros). Aí se instala três ou quatro antivírus em cascata, fica meio lerdinho, mas tudo bem…

    Para piorar a situação, nos concursos públicos o governo continua exigindo conhecimento de produtos MS. E foi de uma dessas provar que eu encontrei o meu epitáfio:

    Só -B salva!

    Gleidson Lacerda (usuário não registrado) em 4/03/2008 às 11:37 am

    Está parecendo que não tem pesquisador nenhum.
    A Globo.com deu foi uma boa kibada no artigo do Andre Noel

    Thiago (usuário não registrado) em 4/03/2008 às 11:41 am

    Pensar assim é ignorância. O google é bem aceito e é free, o Internet Explorer e o Firefox são bem aceitos e são free. O linux não é bem aceito por algumas problemáticas que ainda o cercam. E pensar ao contrário é fechar os olhos para o real motivo. Se fechamos os olhos, não corrigimos. Isso é o básico de qualquer tratamento: É preciso reconhecer o problema para conseguir corrigir.
    Melhorem o sistema de instalação de programas. O Yumex e o Gerenciador de Pacotes Synaptic são excelentes mas não se aplicam a todos os programas. É necessário algo tão ridículo como o msi e claro, mais compatibilidade nativa (ou de ridícula facilidade de instalação) com formatos padrões.

    lordedipo (usuário não registrado) em 4/03/2008 às 11:54 am

    Não tem nada a ver isso de ser bem aceito por ser pago.

    A questão é:

    Que motivos eu tenho para sair do meu windows xp ou windows 98 para ir usar uma distro linux, como ficarão meus jogos, Need for speed, crysis, e tantos outros, e meus programas, os recursos avançados que só o excel possui, e etc…
    Uso linux sim, não por ser gratuito, mas por atender as minhas necessidades, só não tiro o xp do meu pc pois tem programas que só rodam nele, além de jogos, e eu não quero ficar quebrando a cabeça emulando nada.

    O linux já consegui sim qualidade tecnica principalmente na interface que poderia atender muito a qualquer usuario, sem falar que essa interface mesmo a simplista do xfce é muito superior ao do windows. Enfim, não adianta tentar empurrar linux para o usuario se ele não vai poder fazer coisas que gostaria, é preciso que o sistema tenha um grande diferencial, que poderia justificar a maioria dos usuarios a migrar para ele. Vejam bem o exemplo da Apple, os usuários não migram de windows para mac simplesmente por causa do SO, é porque ela tem um diferencial, além de uma base de programas que podem sustentar alguns usuarios, como programas de edição de fotos e videos, que acabam atraindo muitos designers, mas mesmo assim usuarios do mac se veem obrigados os utilizar o windows, simplesmente por causa dos programas que se rodam nele.
    Para o linux emplacar é preciso que o mercado de hardware e software seja totalmente favoravel a ele assim como é com o windows, exe:

    Por que eu instalaria linux nas workstations de uma faculdade de engenharia civil, se autocad é pra windows, e não venham me falar em qcad.

    Enfim esta ai minha explanação, isso que o linux não engata pro preço é puro mito, basta analisar os fatos.

    Bruno (usuário não registrado) em 4/03/2008 às 12:05 pm

    Ejel acho que você anda bem longe do XP kkk que eu saiba pra configurar o mouse no painel de controle é só ir no icone de um mouse mesmo.

    Não é só questão de ser facil para instalar, tem certos pacotes ai que no site está lá assim.
    Versão para o Debian , para SUSE e outros ai lá em baixo tá demais Linux.

    Se distribuições fossem mais iguais em questão de instalar os pacotes também teria uma coisa bacana.

    Ve se isso ocorre nos sistemas Unix.

    Outra fato certo foi falado , se tem windows na maquina e ta tudo funcionando porque colocar um que nem sei se vai me atender?

    Eu instalei um Windows em um pc popular assim , a menina chegou e disse que queria o Windows instalado porque vinha com um tal de linux que ela não sabia o que era e que queria o windows que ela já sabia mexer.

    Andre Caldas (usuário não registrado) em 4/03/2008 às 12:25 pm

    Bom, apesar de “livre” e “gratuito” não terem nada o que ver (software livre pode ser pago, também), eu acho que se o “Stalmanix” (outro nome para o GNU/Linux) fosse “pago”, então ia ter um monte de gente pirateando!

    Quando alguém compra um CD pirata do windows sai contanto a maior vantagem… isso vale uns R$500!! Se você dá pro cara um CD do Ubuntu ele não se interessa muito… Acho que se o Ubuntu custasse necessariamente R$500, então ia ter um monte de gente interessada em pirateá-lo.

    André Caldas.

    Felipe (usuário não registrado) em 4/03/2008 às 12:35 pm

    Acho isso maior besteira uso Linux é gratuito to feliz o resto que se dane com o windows

    lordedipo (usuário não registrado) em 4/03/2008 às 1:05 pm

    Isso é besteira mesmo, não tem nada a ver ser pago ou não, é o simples fato do SO atender ou não as suas necessidades

    Esse é um aspecto importante, é aquela velha história:

    Oferecem para alguém que não sabe nada de carro, a opção de escolher entre uma Ferrari de graça, um Fusca que custa o olho da cara, ou um Fusca roubado mas aceito pela policia é pela sociedade e ele vai escolher é claro o FuscaXPiratão.

    Thiago (usuário não registrado) em 4/03/2008 às 1:28 pm

    bom, pessoal, eu não ficarei me demorando em hipóteses… o negócio é que a Globo, legítima representante do PIG, é fã confessa da m$ e faz de tudo para atrapalhar o Linux. Ou vocês não estão se lembrando daquele episódio do Sérgio Amadeu/Júlio Neves no programa do Jô?

    O SL não precisa das bençãos da elite branca da imprensa brasileira. Se eu topar com um cara da globo num fórum, eu mando ele catar coquinho e procurar ajuda no TechNet da m$.

    Ciao!

    Sall (usuário não registrado) em 4/03/2008 às 2:16 pm

    Bom, concordo com o pessoal aí em cima….. O pessoal só não muda por comodismo…. E uma parte do pessoal que trabalha com informática/internet, só não muda por conta das ferramentas que existem para Linux, que não são (ainda) tão boas qto as de Windows.

    Um exemplo: qual programa para Linux (ou até para Windows) consegue bater o pacote Adobe, com Photoshop, Dreamweaver e Flash (desconsiderando o Adobe Reader)???
    Resposta: NENHUMA! (infelizmente)….

    Como em outras áreas, quem determina a “moda”, ou “tendência” dos usuários somos nós, galera da informática…. Quando os grandes desenvolvedores fizerem ferramentas boas para Linux, aí sim a MS vai ter que ficar preocupada heheh

    Andre Caldas (usuário não registrado) em 4/03/2008 às 2:38 pm

    @Bruno,

    Eu instalei um Windows em um pc popular assim , a menina chegou e disse que queria o Windows instalado porque vinha com um tal de linux que ela não sabia o que era e que queria o windows que ela já sabia mexer.

    Cuidado, Bruno! Me soou como se você tivesse “pirateado” o windows. Você não é livre pra fazer essas coisas… Espero que eu esteja enganado. ;-)

    Andre Caldas (usuário não registrado) em 4/03/2008 às 2:50 pm

    Acho que o windows leva vantagem porque a administração do windows é muito simples… se o usuário tem problemas, você cobra dele uns R$50 para formatar o HD e reinstalar um windows pirata na máquina do sujeito.

    Hoje em dia, quando alguém tem problema com qualquer coisa eu simplesmente digo: “compre xxxx” ou “formate a máquina e reinstale tudo de novo”. Funciona para qualquer sistema operacional…

    O pessoal do software livre tem que aprender a orientar corretamente os usuários de acordo com a filosofia windows. Você tem problemas? Nada de mandar o cara abrir o terminal pra digitar qualquer coisa… manda formatar a máquina e reinstalar tudo de novo. É muito mais fácil. Diga que é uma pena, mas todos os arquivos serão perdidos. Nada de tentar ajudar a recuperar os arquivos do HD antes de formatar… Garanto que ninguém vai reclamar que o sistema é mais difícil de usar.

    Ah… e não se esqueça de sempre cobrar R$50 pelo serviço.

    Antagonistas do Linux sempre arranjam um argumento contra. Para usuários comuns, é ruim porque é de graça e todos sabem que de graça até tiro na testa. Para empresas, é ruim porque não é de graça — “alto custo de TCO” etc.

    O interessante é que esses custos com TCO — principalmente associados à custos com migração de usuários e admins para um ambiente “alienígena” — são diluídos ao longo do tempo e eventualmente somem, pois os usuários e admins já acostumados não precisarão continuamente de treinamento ou de desembolsar licensas Office e tal.

    O primeiro argumento, para usuários domésticos, claramente é falso já que a maioria usa pirata mesmo.

    Enfim, dar ouvidos a trolls não faz bem.

    Fábio Capela (usuário não registrado) em 4/03/2008 às 3:03 pm

    Só para constar, essa de que um produto mais barato pode acabar sendo desprezado não é brincadeira. É por isso que várias empresas mantém linhas de produtos separadas para o consumidor comum e para os que querem a sensação de exclusividade. E muitos trouxas querem de qualquer forma usar produtos de grife, mesmo que só na aparência; porque vocês acham que tem tanto tenis “nike” sendo vendido em camelôs, quando qualquer idiota percebe que não tem como ser um tenis original?

    E isso acontece em empresas também. Quem da área não ouviu algo parecido com “você nunca vai ser despedido por comprar Microsoft” (ou IBM, nos anos 80)?

    Agora, se esse fenômeno influencia significativamente a adoção do Linux, aí são outros quinhentos…

    Isaac (usuário não registrado) em 4/03/2008 às 7:20 pm

    Quando eu digo que eu era usuário ferrenho do Ruindow$ desde a versão 3.1, era freqüentador de carteirinha do fórum Baboo (um dos primeiros até), mas joguei tudo isso pro alto em favor do Linux, dizem que é mentira minha…rs
    E olhem que não são garotão novo não. Já tenho 42 anos…rs
    Mudando de assunto, se for analisar friamente, o Ruindow$ também é praticamente de graça.
    Ele é pirateado por R$ 10,00 numa banca de camelô.
    Nem se me dessem numa caixa lacrada e de graça, eu aceitaria.

    Torres (usuário não registrado) em 4/03/2008 às 7:58 pm

    O motivo do povo brasileiro não acreditar no linux, se dá pelo fato das pessoas não terem um contato com o SL desde cedo. Grande parte da culpa é do governo que não estimula esse contato, na minha opinião o SL deveria ser obrigatório em escolas públicas bem como nas Universidades Federais e porque não nas repartições públicas ?. Na verdade boa parte dos usuários doméstico do OS Windows se tornam analfabetos digitais, por não entenderem nada do que acontece dentro do OS, se limitando ao arrastar/copiar/colar, não podia esquecer do que todos eles conhecem muito bem !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Ctrl+Alt+Del

    Esse é o verdadeiro perfil dos usuários domestico do windows no Brail, daí quando se deparam com o linux, é como ter que aprender tudo novamente, porém agora de forma correta.

    Bruno (usuário não registrado) em 5/03/2008 às 12:02 am

    Andre Caldas , eu piratei sim.
    E digo mais , a Microsoft diz que o xp que instalei é original.
    Então não errei em instalar o XP. ;) afinal ele era original , a Microsoft que diz.

    Maquina veio com um Linux , nem vi qual era rs
    Já coloquei o cd e fui formatando direto.

    Mas acho que cada um tem que pensar o sequinte , o SO que uso atende o que preciso? Se sim, não importa se é um XP , Win 2003 , Vista , Linux(qualquer distribuição) e Unix(Qualquer um).

    Conheço pessoas que estão com o Vista instalado em um notes da Apple. Conheço pessoas que tem um MAc os em um pc normal.

    Então o que interessa é que atenda a necessidade do usuario, sendo de graça , pago ou pirateado.
    Pessoas que trabalham com desenvolvimento , trabalham com um SO que tem sua linguagem.

    Eu mexo com .net , uso Windows 2003.
    Mexo com JSP , php ou python ai é com linux ou unix.

    E ninguem pode me prender ou processar pq instalei uma copia pirata rs mesmo que isso tenha sido feito em mais de 14 pc´s rs

    Bruno (usuário não registrado) em 5/03/2008 às 12:14 am

    Torres , dizer que a pessoa é analfabeto digital porque usa Windows?
    Deixa de ser lesado cara.

    Unix e Linux usam o mesmo conceito de arrastar um arquivo pra uma pasta.
    Eu lembro muito bem da minha au de SO na faculdade e sinceramente o que você disse é totalmente errado.

    O jeito que o Windows funciona é o certo com um SO.
    O Unix ou linux tem o seu jeito de funcionar como SO.

    Agora se você vier dizer que linux é o perfeitão.
    Sinto em dizer que ai você tá erradissimo mesmo.
    Porque se for dizer qual SO é o perfeito, tenho dois na ponta da lingua.
    Qualquer unix e o Mac OS.

    Infelizmente alguns acham que só pq são doutores em linux , acham que os outros usuários são analfabetos pq usam tal SO que não é o seu preferido.

    Eu sinceramente vejo que a maioria dos linuxistas são analfabetos de Windows que nem saber configurar direito sabem.
    Um XP ou 2003 bem configurado , digo especificamente na parte de segurança, é tão seguro quanto um linux.

    Conheço um cara que é macmaniaco e usa também o windows, ele configura tão bem o Win dele que não usa firewall e nem anti virus.

    Agora saber configurar um win dessa forma, nenhum desses que mete o pau sabe fazer.

    Andre Caldas (usuário não registrado) em 5/03/2008 às 2:16 am

    Bruno,

    Se você piratear o windows ninguém vai te pegar. Por enquanto!

    A minha preocupação é essa. Eu acho que empresas como a M$ têm muito mais poder do que deveriam. Quanto mais poder eles têm, mais políticos eles compram, mais propaganda eles fazem. Se você acredita que as bibliotecas deveriam ser ilegais, e que emprestar livros causa danos ao progresso da ciência, então tudo bem. Agora se você não pensa assim, o que diria para um colega que compra livros de uma editora que esta fazendo lobby para o congresso proibir as bibliotecas?

    Acredito que muita gente tem a falsa impressão de que o monopólio é necessário ao desenvolvimento. Tem gente que acha que todo o progresso em termos de computação se deve ao windows, e consequentemente ao monopólio que a M$ construiu. Por consequência, muitos acreditam que o monopólio é necessariamente benéfico.

    Eu sou a favor do interesse público, e vejo que muitas leis são criadas para favorecer monopólios e grandes empresas, em detrimento do interesse público.

    Um PC com windows pirata é muito mais lucro para eles do que um PC com um sistema livre. Quando as pessoas instalam windows e companhia, sendo ou não legais, isso sempre torna o monopólio da M$ mais forte. O que acontece hoje, é que com internet, assinaturas digitais, “trusted computing” (trecherous computing) e etc, eles conseguem um equilíbrio ainda mais lucrativo entre o número de máquinas com windows pirata/não-pirata.

    Se você apóia a M$, então você apóia que grandes corporações e que o governo dos EUA pressionem o Brasil a adotar leis semelhantes ao DMCA. O DMCA significa na prática que empresas como a M$ ou a Walt Disney são livres para “legislarem sobre o direito à informação” e utilizarem a polícia e todo o aparato legal como forma de opressão! É por isso que eu acredito que a questão não é puramente técnica.

    A sua sorte, é que quando o “controle eletrônico” estiver ainda mais eficiente você terá para onde correr, porque as pessoas que realmente se preocupam trabalharam duro para evitar que você construísse sua própria prisão. Uma leitura interessante é o direito de ler.

    E o mais interessante é que além de construir a própria prisão, você e sua amiga ainda estão contando a maior vantagem: “copiei esse programa que custa R$500 e só paguei R$5!”

    suxsys (usuário não registrado) em 5/03/2008 às 8:15 am

    Eu até concordo nessa enquete, pois ela pode ser aplicada a cerca de 70% dos usuarios normais que eu conheço.
    Se pararmos um pouco com o xiitismo e toda a nossa paixão por OpenSource vamor perceber que quem realmente tem interesse em aprender ou estudar Linux(pelomenos a historia) são pessoas da area ou que tem a necessidade (obrigadas) a aprender, pessoas na sua casa não acreditam geralmente na ideia de SL e também não dão valor já que ele não se encaixa nos valores capitalistas de nossa sociedade(em termos).

    Lembro-me como se fosse ontem que quando consegui instalar e configurar perfeitamente o Slackware 8.1 em minha maquina chamei meu pai para conhecer, ele olhou bem serio pra mim e disse a seguinte frase: “Isso ae da dinheiro?! Parece coisa de comunista, vai trabalhar com Microsoft ou IBM esquece esses sonhos comunitarios”

    E claro que eu não segui o conselho dele, mas isso ficou marcado. Usuarios não tem interesse tecnico, nem filosofico apenas interesse capitalista. “Tudo que é bom é caro!”

    Ps.: Meu pai ficou bem puto comigo quando eu tatuei o Unix no braço… ainda bem que ele acha que o Unix é da IBM =P

    // Penso, logo comento. //

    “Eu lembro muito bem da minha au de SO na faculdade”

    au? auau?

    Depois dizem que usuário de Windows não é tudo analfabeto… Podia ter mais aulas de Português na sua faculdade do que .NET e VB…

Este post é antigo (2008-03-04) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.