Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Encontro de Municípios na Latinoware

“Auxiliar o processo de informatização do setor público municipal será umas das propostas em análise durante o 1º Encontro 4CMBR – Comunidade, Conhecimento, Compartilhamento e Colaboração dos Municípios Brasileiros”.

O debate ocorrerá dentro do programa de atividades da V Conferência Latino-Americana de Software Livre – Latinoware 2008, marcada para os dias 30, 31 de outubro e 1º de novembro, em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná.

O Encontro 4CMBR acontecerá em parceria com a Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação – do Ministério do Planejamento (SLTI), órgão ligado ao Ministério do Desenvolvimento e Planejamento.

Segundo Frank Alcântara, um dos organizadores da Latinoware 2008 e do encontro dos municípios, a idéia é “estimular uma nova tendência de oferta de softwares de gestão para prefeituras, incluindo informações importantes para a administração, tornando-se um espaço focado em temas relevantes para os municípios”.

Para isso, será lançado dentro do portal do Software Público espaço dedicado aos Municípios Brasileiros – 4CMBR[1]. Além disso, será liberada a solução “I EDUCAR”, programa desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Itajaí (SC), também na área do Portal do Software Público.

Ações – Entre os benefícios do ambiente 4CMBR, serão disponibilizados documentos de diversas ações ligadas à tecnologia da informação municipal e links úteis para os profissionais das prefeituras. O espaço contará ainda com o PDTI (Plano Diretor de Tecnologia da Informação), da Prefeitura Municipal de Fortaleza, livre para download em sua íntegra.

Estarão disponíveis também informações tanto para iniciantes em software livre em prefeituras, quanto para profissionais mais experientes, que desejam aprofundar-se no assunto, além de gestores e técnicos de TI (Tecnologia da Informação).

No portal do Software Público, por exemplo, serão inseridas soluções livres, gradualmente, de acordo com a demanda, principalmente para a gestão municipal, no modelo do software público, a fim de evitar a descontinuidade, respeitar a Constituição vigente ao tema e o ordenamento jurídico, com a aplicação regida no devido amparo legal. O espaço vai oferecer outros recursos como agenda, fórum, perguntas freqüentes e chat.

Apoio – São parceiros do 4CMBR, a ABEP, o projeto VIADIGITAL e o CDTC – Centro de Difusão e Tecnologia do Conhecimento-, além do apoio peculiar do projeto BrOffice.org fornecendo vasta informação – incluindo material para inclusão digital e link direto para download do EDIDOC (gerador automático de documentação padronizada para o BrOffice.org), ferramenta de grande utilidade para administração pública municipal.

O ambiente entra em ação com uma base abrangente e sólida, unindo área acadêmica e técnica, com objetivo de construir um novo cenário para o desenvolvimento do software livre nos municípios.

Fonte:

www.latinoware.org”

Enviado por Luis Felipe Costa (luis·f·costaΘplanejamento·gov·br) – referência (2008.latinoware.org).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-09-10

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Dante C. Basso Filho (usuário não registrado) em 10/09/2008 às 4:49 pm

    Vale a pena conferir galera… A Latinoware do ano passado esteva muito fera… mesmo com a chuva valeu a pena ir… Palestras e mini-cursos mto bem ministrados!!

    Nos vemos por lá!!

Este post é antigo (2008-09-10) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.