Embratel terá ´banda larga´ para classe C
Em cerca de 20 dias, o pacote, batizado de Livre.com, começa a ser vendido em toda a região da Oi, menos no Estado do Rio de Janeiro, que assim como São Paulo só deve ter a opção “em três a quatro meses”, de acordo com Guilherme Luiz Zattar, diretor executivo de negócios residenciais da Embratel.
A tecnologia implementada foi a 1XRTT, uma variação do CDMA que permite conexões à Internet a uma velocidade média de 144 Kbps. “Como a linha discada permite uma conexão de 50 Kbps, teremos uma opção três vezes mais veloz”, compara o executivo.
Segundo ele, em duas semanas de testes feitos na capital paulista “a aceitação foi muito forte” e gerou a adesão de 7,5 mil potenciais clientes. À medida que os assinantes quiserem velocidades mais altas de banda larga, podem optar pelo Vírtua, da NET, de quem a Embratel é acionista minoritária e com quem tem uma parceria comercial.
“Nossa idéia neste momento é mesmo atender a essa classe C emergente”, afirmou o diretor. A rede “Livre” da companhia cobre 95 municípios nas áreas da Oi e da Telefônica.
(via info.abril.com.br)
Saiba mais (info.abril.com.br).
Parece que está ruindo esse monopólio maldito chamado telefônica… tomara que não demore muito a falir, empresa dos infernos!!!
Mais uma banda larga de “pobre” pra infernizar os consumidores.
Alias, considerando as velocidades oferecidas pelas operadoras no Brasil, estamos dependentes de velocidades lentissimas, 144kb pode até ser melhor que uma discada, mas não é o suficiente pra youtube ou qualquer outro site com video, só navegação habitual mesmo, e ainda assim não é lá essas coisas considerando a quantidade de sites hoje em dia que te enviam toneladas de dados o tempo todo via ajax.
E a telefônica não é a unica ruim, aqui no trampo temos dois velox empresariais e mais um link dedicado da embratel, o link da embratel de vez em quando dá alguns problemas loucos e é mais de uma semana de briga com o atendimento até convencer eles que é problema do hardware lá.
E sem contar a velox que teve um problema cerca de duas semanas atrás e a previsão de retorno é pra 12 de setembro, já foi encaminhada uma reclamação a anatel e parece que aqui vão encaminhar pro juridico pra resolver isso.
Agora, se eles fazem isso com consumidores que pagam mais caro por links (empresas), imagina o que não vão fazer com um usuário doméstico que vai usar o plano mais barato possivel?
“(…) a uma velocidade média de 144 Kbps.“
Consegue ser ainda um pouco mais veloz em relação ao ISDN, mas hoje é quase inviável usar uma velocidade assim, visto que a “web 2.0″ está amplamente distribuída em blogs, videosblogs, youtube, etc, e P2P.
“(…) À medida que os assinantes quiserem velocidades mais altas de banda larga, podem optar pelo Vírtua, da NET, (…)”
Bom, depende do assinante, ou melhor, da disponibilidade do cabo até na casa do mesmo.
Virtua é bom ? pode ser… Mas que não tem uma grande distribuição da malha de rede, aaah!, isso não tem !
Eu uso vivozap, que possui 1XRTT e EVDO. O EVDO é satisfatório, enquanto 1XRTT é insuportável.
Falir acho que não tão cedo, mas que está diminuindo está! Agora o povo está usando mais celular que fixo, está vindo leis que estão fazendo eles gastarem mais grana, ainda tem o 3G das operadoras, novas operadoras, mais concorrência, mas falir? difícil, hehe, mas não impossível!
Aqui no Espírito Santo existe um monopólio da OI(Velox), que usa o seguinte lema ou aceita as nossas condições ou não usa nada… e olha que aqui funciona o Livre da Embratel, mais acesso a internet não está liberado aqui. Espero que eles realmente coloquem, mesmo que seja essa velocidade, pois assim vou dá um chute no C? da OI.
A única vantagem desta nova opção é…
Uma opção a mais.
Não importa que não seja a melhor das alternativas, desde que estimule a concorrência. Pois só com o aumento da concorrência é que os preços podem tornar-se mais baixos e, conseqüêntemente, acessíveis às classes C e D.
Não adianta, as operadoras de telefonia aqui no brasil sucateião as conexões, são toneladas e mais toneladas de equipamentos completamente defasados até onde mesmo se diz “telefonia digital”, continua a maioria a ser equipamentos digitais passando por conexões analogicas, ou seja quem acaba tomando com isso é o povo, se aqui fosse como na europa conexões de 8M para a população comum(nivel de empresarial top de linha aqui), e por padrão link dedicado para as empresas(Dedicado mesmo, FrameRelay ou multilink).
Enquanto aqui sofremos com cabo que não chega em todo lugar, e ADSL que é um lixo sempre foi um lixo e vai continuar a ser um lixo!
Que pais é esse?
braziu, meu amigo, braziu ;-)
Que pais é esse?
é a p…. do Brasil.
Está nas “perguntas mais freqüentes” do tal do Livre:
Posso usar o Livre da Embratel em sistemas Unix (Linux, etc.)?
Resposta: NÃO.
Para que mais uma opção que ignora o Linux?
Eis o trecho das “perguntas mais freqüentes” da Embralixo:
Posso utilizar o Giro em meu Macintosh ou no UNIX/Linux ou BeOS?
Não, o Giro só é compatível com Windows 2000 ou Windows XP.
Além de não prever o Linux no serviço, ainda tratam de rebaixá-lo chamando-o de ‘UNIX “barra” Linux’.
É mais um serviço que não oferece suporte oficial ao Linux, sim. Mas diversos usuários relatam sucesso, assim como ocorre com múltiplos outros sistemas, serviços e equipamentos. Creio que deve sim ser informada e divulgada a disponibilidade, e estou à disposição para divulgar também eventuais iniciativas que busquem levar a empresa a suportar oficialmente outros sistemas operacionais.
O Speedy tbm não suporta Linux hehhe, nem a conexão discada da telecômica, não sei como usei por anos, milagre?
Só sei de uma coisa, a anos anunciaram que o tal de livre iria chegar na minha região, chegou, em umas 2 cidades, daquelas bem pequenas (que só tem uma rua asfaltada), aqui nada, nem previsão. Sou louco para tirar o telefone fixo da Telefônica aqui de casa, mas só tem ela.
aqui no triangulo, a CTBC não dá suporte a instalação de seu produto NetSuper ao linux nem a discagem direta através dos modens(500g e compania), não seja por isto, em ambos os casos funciona perfeitamente, apesar do suporte afirmar veemente que não funciona roteado!
Considerando que as empresas…
…fornecedoras de acesso só garantem 10% da velocidade, então 144 Kbps = 14Kbps !!!
Viva o Brazil !
PopolonY2k
PlanetaMessenger.org
Eu trabalhei no suporte Velox e sei de todas as falcatruas. Por isso é importante a concorrência, por menor que seja a velocidade oferecida. Na Telemar (Oi, ou o caramba a 4, só muda o nome, é tudo a mesma m…) às vezes eles colocavam na ura, principalmente do pessoal do nordeste, que o Velox estava passando por uma manutenção e mandava aguardar até o problema ser resolvido. Às vezes o cliente ficava 15 dias sem conectar e sem conseguir falar com o suporte, muitas vezes com problemas banais e corriqueiros que poderiam ser resolvidos rapidamente. Sabem por quê? Porque o “problema” era uma tremenda cascata inventada apenas para reduzir a demanda no atendimento, pois tinha época que eles reduziam pessoal do átendimento da Contax, então para não ficar com uma fila muito grande eles inventavam essa mentira. Outra: tem técnico da instalação, que se vc não molhar a mão dele com 100 “merréis”, ele não instala teu Velox. Uma vez eu atendi um cara que sempre teve 1mb, aí um dia, de repente, a conexão dele caiu para 300k. Disseram pra ele que a central de sua linha só suportava até essa velocidade. Aí ele não entendia o porquê seus vizinhos (que pagavam o tecnico por fora) tinham 1 e 2mb e sequer tinham assinatura oficial do Velox. E ele disse: “Sou honesto, estou pagando por um serviço que contratei de forma legal e quem faz gambiarra leva a melhor. É um absurdo. Me recuso a ceder a esse tipo de falcatrua. Eu quero o serviço funcionando direito”. Sabe o que os técnicos fazem? Tiram a tua linha do equipamento bom para dar lugar ao seu “cliente particular”. Aí, de repente, vc fica com conexão lenta ou até sem, chegando ao ponto de um belo dia o parecer técnico dizer que sua linha não suporta conexão quando outrora vc tinha uma excelente de 1mb que nunca tinha dado problema. A Telemar sabe dessas coisas e faz vista grossa. Portanto, quero mais é que ela afunde!
Estou admirado! Eles lembraram do BeOS?!?!
:o e eu descontente pq a velocidade nominal da minha conexao è 20M mas nos testes so baixa a 9M e uploada a 1M. isso por 25 euros e sem limite de downloads.
voces estao reclamando da telefonica, imagine nós aqui na bahia que so temos a porcaria da TELEMAR. e pior ainda somente ate 1Mega e super caro.
É engraçado… minha conexão é ADSL a 100 KBPS e assisto a filmes do You Tube e Dailymotion, Metacafe e que tais muito bem, obrigado. Acesso sites AJAX sem problemas. Rodo Java Applets bem mais rápido que no tempo da discada. Qual é o problema com a conexão de 114 KBPS?
E mais um detalhe, ainda bem que alguma empresa neste País está pensando em atender a CLASSE MÉDIA (a classe E é ‘pobre’, a classe D é ‘remediada’, as classes B e A são ‘elite’, de acordo com o Governo), que há bastante tempo paga as contas do País praticamente sozinha.
Quanto a suporte ao Linux, francamente, somente alguém completamente incapaz pensaria em usar um sistema que não sabe configurar! A rede está cheia de casos de pessoas que, contra todas as expectativas, configuraram seus Linuxes para usar serviços para os quais não possuíam suporte.
Quando algum provedor/fabricante disser “isso não funciona no Linux” subentendam que ele disse “Não encha meu saco perguntado como fazer isso funcionar no Linux”.
Eu assinava o itelefonica ilimitada, pagava R$ 30,00 por uma conexão de 32 kbps, com o Giro aqui em Maúa/SP, pago R$ 24,00 por uma conexão que fica em torno de 60 Kbps, mas que pode chegar à 150, às vezes na madrugada até chega. Para mim foi uma boa, não tenho interesse em banda larga mesmo.
Detalhe, mesmo tendo que “mentir” e dizer que uso WindowsXP para poder assinar o serviço, ele está muito bem no Linux. Obrigado.
Postei no meu blog a configuração, é super simples.