Em teste informal, criança de oito anos preferem o laptop XO com Linux [corrigido]
“”Uma experiência prática informal recentemente concluiu que uma criança da faixa de oito anos de idade, público-alvo do projeto OLPC, preferem a versão Linux do laptop XO que a interface do Windows. A criança que participou do teste passou a tarde explorando os respectivos notebooks, finalmente escolhendo o Linux para uso contínuo porque havia mais softwares a serem explorados.
Cada interação obviamente contou com seus prós e contras, contudo, mesmo com a navegação na Web mais lenta e a interface mais complicada, a criança usou pelo menos uma vez a interface Windows, mas acabou ficando o o pinguim.””
Enviado por Tiago P. (tiago·pertileΘgmail·com) – referência (guiadohardware.net).
É isso aí, criançada esperta!!!
ai meu pai o eterno lobby do XO no brasil
desiste ai vai … esse trem ja morreu e não enterraram
Creio que no caso as crianças não se interessaram exatamente pelo Linux, mas pelo Sugar, pois o mesmo chama realmente a atenção de qualquer criança, já que como o sugar é simples e bastante simpático, sendo assim bem diferente da interface do Windows, isso acaba atraindo qualquer pessoa.
Quando se olha para a interface do Sugar acaba lembrando um daqueles videogames, no caso óbvios no que oferecem, além de bem estável e leve.
Na verdade, se vocês olharem a fonte vão ver que a autora realizou o teste com apenas _uma_ criança (e não crianças, como ficou na tradução)… O que, em termos científicos e práticos, não significa nada… É impossível concluir o que a notícia em português está afirmando; acho que seria interessante colocar uma nota sobre isso. Dizer que não foi um teste informal que concluiu que crianças na faixa de 8 anos preferem Linux no XO, e sim um teste informal que concluiu que a garotinha Ella, de oito anos, filha de um editor da CNET, prefere Linux no XO.
Fonte: http://news.cnet.com/8301-13860_3-10074298-56.html?part=rss&subj=news&tag=2547-1_3-0-20
Todavia, alguém sabe se existe alguma pesquisa científica real que compara o que as crianças acham das duas interfaces?
Crianças não possuem vícios, sendo assim escolhem o que mais lhes agradam.
Teste com uma única criança e chegar a alguma conclusão foi de doer. Nem a MS faz pesquisa tão “isenta” heheheh
Crianças não possuem vícios, sendo assim escolhem o que mais lhes agradam. [2]
Com certeza o Tux é mais divertido que o Clippy.
É verdade: a notícia em Português está errada e é tendenciosa, pois a jornalista da CNET fez um teste com apenas uma menina, filha de um dos editores!!! E também não dá prá concluir tranquilamente que ela tenha preferido Linux.
Crianças são crianças, nada é igual a élas. Troque ideia com uma e verá a enorme diferença. Quando há interesse e vontade nelas rala qualquer geek querendo aprender uma nova linguagem de programação.
Tem razão um teste com apenas uma criança é dose, vou ver se mando uma retificação.
O Sugar não estava sendo portado pro XP? Que eu saiba a versão do OLPC/Microsoft não viria com o XP-padrão. Não faz sentido.
E você não pretende modificar a notícia, Augusto? Vi que alguns blogs copiaram a notícia daqui sem se tocar que a notícia estava errada… Gostando ou não, o Br-Linux tem uma certa credibilidade por aí, então seria interessante modificar a notícia, principalmente pela responsabilidade que isso traz.
Tem razão. Vou corrigir, embora reproduza ipsis literis a notícia dada como referência. Talvez você queira ir lá sugerir o mesmo.
Pensei nisso. Mas eu não fui lá porque tem que se cadastrar… Eu odeio fazer cadastros, não é pirraça… :).
Mas vou seguir sua sugestão e ir lá.
Augusto, sugiro que observe o título novamente.
Creio que ficou com um erro de concordância verbal: “criança [...] preferem” …