Duas mil escolas estaduais do PR com acesso à internet e código aberto
O programa Paraná Digital confirmou a conexão nesta quinta-feira (03), de duas mil escolas com acesso à internet – atingindo o índice de 95,24% dos estabelecimentos da rede estadual de ensino com laboratórios de informática equipados e com conectividade.
A coordenadora do Programa Paraná Digital, Irian Marques, explica programa respeito as configurações diferentes em cada escola e desenvolveu um projeto para cada uma, com rede elétrica e lógistica específica para cada caso. “É importante ressaltar que não foi apenas colocado o computador dentro da escola, criamos a infra-estrutura necessária para o pleno funcionamento de cada laboratório. E por serem centralizados, quando algum computador tem problemas não é necessário que o técnico vá até a escola, o problema pode ser resolvido mesmo de dentro da Companhia de Informática do Paraná (Celepar)”, ressalta.
O Paraná Digital usa o projeto Multiterminal (desenvolvido pela UFPR), e cada estação está funcionando com Debian, BrOffice e Firefox.
Saiba mais (softwarelivre.org).
Multiterminal fazendo sucesso!
É, o Governo do Paraná está de parabéns, mas uma vez, um belo marqueteiro do Rei Quião.
Só esqueceram de dizer que é regra do estado que os computadores só podem ser acessados com o supervisionamento do professor… Algum professor está disposto a ficar do ladinho do aluno enquanto ele pesquisa na internet o seu trabalho de escola?
O “supervisionamento”, quer dizer, a supervisão do professor é fácil de fazer: basta ir de mesa em mesa de vez em quando. Não vamos colocar dificuldades onde elas não existem.
Independentemente da coloração política do governo do PR (que não é a minha, definitivamente), parabéns a todas as escolas, aos professores e aos alunos, enfim, parabéns ao bravo povo paranaense, sempre na vanguarda.
“É, o Governo do Paraná está de parabéns, mas uma vez, um belo marqueteiro do Rei Quião.”
O pior que é pura verdade,
desenvolvido pela UFPR)
Parece bobagem mas faz muito tempo que o governo do estado não da a mínima para as Universidades Estaduais, ate na sua campanha a reeleição ele so falava dos projetos feitos na UFPR.
Aqui em Cascavel na Unioeste só de birra ele não quis nomear o reitor escolhido pelo voto dos acadêmicos, e acabou escolhendo o outro que perdeu.
Só complementando, minha irmãzinha estuda em uma escola estadual no centro da cidade e ela mal sabe onde fica o laboratório de informatica.
Quais são as Escolas?
valeu