DRM: Player Blu-Ray tem chave revogada
“Um relato de um leitor que não conseguia assistir mais discos em seu player Sony BDP-S1, um dos primeiros players BD do mercado, evidencia uma chave AACS revogada. Para quem não sabe o AACS, método de criptografia dos BDs, pode revogar a chave de criptografia de um player, fazendo com que os novos BDs não funcionem com a chave revogada. Veja mais informações no Blog Consumo.”
Enviado por Fabio A. Mazzarino (fabio·mazzarinoΘgmail·com) – referência (consumo.seucaminho.com).
• Publicado por Augusto Campos em
2008-12-18
Isso é que é “defective by design” (algo como, defeituoso por projeto) que a FSF tanto fala.
Imagina se você compra um aparelho que simplesmente deixa de funcionar apesar de ser completamente operante. Imagina você comprar um bicicleta que depois de 3 anos, está ótima mas se recusa a pedalar. ¬_¬
O ideal seria não comprar tanto o aparelho quanto o cd pois promove o uso de tais tecnologias estúpidas controladas por empresas estúpidas.
e viva o torrent e o emule !
Será que um dia teremos um player como vlc/mplayer rodando bluray no linux ? Por favor, não a enjambra atual que desanima rodar um bluray no meu PC ?
@Chico, muito provavelmente. O maior impedimento não é técnico, mas com relação às licenças. E basta lembrar que foi o pessoal do vlc (videolan) que desenvolveram a libdvdcss, aquela coisa que quando usamos indica que nós somos piratas maus e que querem acabar com o direito autoral.
Eu mesmo não acho graça nestas mídias que tem restrições para serem executadas. Para mim, enquanto continuarem com esta história vou ficar com o meu bom DVD mesmo, que embora tenha aquela frescura de regiões, isto nunca me atrapalhou (viva libdvdcss!).
Agora, qual a graça de assistir um filme em alta resolução? Ver as pelancas das atrizes americanas quase cinquentonas mas que se fazem de vinte-e-pouco? hauahuaha
O bluray seria uma ótima ferramenta técnica para backups e transporte de grandes quantidades de dados – futuramente a preços muito modestos.
Mas como entretenimento, pelo jeito, não dá.
Half OFF-topic
Me lembro de meu primeiro DVD player o bichinho iluminava mais que uma árvore de Natal, e piscava tb (possivelmente falha do projeto da fonte0, aquecia mesmo quando desligado (ligado apenas à tomada) se eu quisesse assistir a um Apocalipto seria que ser em duas etapas pois ele começava a travar pedindo descanço. Um estresse só. Quatro meses na assistência já estava com outro que, esse sim, trazia entretenimento, pedi reebouço do outro. Tô feliz. XDDD.
Como o Bruno falou, a capacidade do Blu-ray é útil. Mas passando pra entretenimento a capacidade não é nada – no dvd o filme já vem com qualidade de imagem mais que suficiente, com som 5.1, duas ou três línguas (com suas legendas), costuma vir com making of, cenas cortadas, comentários do diretor – a que muita gente nem presta atenção!!!!! Então a questão é: o que o blu-ray pode nos oferecer que o dvd já não oferece termos de entretenimento? nada que seja necessário ou muito desejável…