Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Dolphin: gerenciador de arquivos

“O Dolphin é o gerenciador de arquivos padrão do KDE4, que veio substituir o Konqueror (que a partir desta versão do KDE, passou a ser somente navegador web). As possibilidades de alteração da interface para a navegação de arquivos e sua variedade são pontos fortes que merecem ser destacados. Ele permite desde dividir no meio o espaço de navegação (podendo assim visualizar simultaneamente dois caminhos independentes) até alterar os modos de navegação (e apresenta várias opções: desde a tradicional árvore até as colunas do OS X) – além das personalizações que podem ser feitas pela adição de painéis que podem ser atalhos para caminhos, informações sobre arquivos ou até um pequeno terminal.”

Enviado por Ian Castro (iancsouzaΘhotmail·com) – referência (altcore.blogspot.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-12-06

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Lucas Filho (usuário não registrado) em 6/12/2008 às 11:35 am

    Olá Comunidade,

    Só esqueceram de colocar botões comuns que facilitam a vida dos usuários como: Copiar, Recortar, Colar e Desfazer.

    Aqui na nossa empresa, quando ensinamos para os nossos alunos estas funcionalidades, ficávamos vendo a dificuldade deles em realizar estas tarefas. Foi então que no lançamento do Big Linux 4.2 (http://www.biglinux.com.br) solicitamos ao Bruno Gonçalves que o Konqueror já vinhesse com estes botões. Resultado?… os nossos alunos passaram a compreenderam melhor estes recursos.

    E sinceramente, encher a barra de botões com diversos botões de visualização não é de muita serventia, bastava um que reunisse todos os modos de visão. Seria melhor colocar os citados acima e botões como: Criar pastas, renomear, apagar, excluir, isto sim seria facilidade para os usuários. Pois quem dá aula de informática para “leigos” (90% dos alunos em um curso de informática) sabe muito bem do que estou falando.

    Ai um vai comentar: “Mas nós podemos adicionar estes botões facilmente…” É, para nós que sabemos é moleza, vai pedir para uma pessoa que nem mexer no celular sabe para colocar estes botões pra tu ver o que acontece na grande e esmagadora maioria dos casos.

    Falta um pedagogo na equipe de desenvolvimento de softwares ou os desenvolvedores escutarem algum ; )

    Até mais,
    Lucas Filho
    http://www.open-ce.com

    Filipe Saraiva (usuário não registrado) em 6/12/2008 às 11:37 am

    Eu não gostava do Dolphin na versão do Kubuntu 7.10. Muito ruinzinho… Mas como o software livre tem essa característica de rápida evolução, o Dolphin que uso hoje, no Mandriva 2009, é muito bonito e funcional! Não uso nem mais o konqueror!

    Mas queria lembrar que o konqueror ainda pode ser usado como navegador de arquivos (e demais funcionalidades, como ftp), e não apenas como navegador web.

    Abraços,

    O Konqueror ainda mantém todas suas funcionalidades e ainda pode ser usado como gerenciador de arquivos padrão no KDE 4. Graças a Deus.

    Estou insistindo com o Dolphin há alguns meses e tenho feito vários comentários no bugzilla do KDE. Uso-o no KDE 4.1.3 mas ainda o acho cru. Alguns itens que gostaria de ressaltar:

    *Faltam alguns recursos fundamentais como copiar e mover arrastando arquivos entre as abas. Estou acompanhando um bug report dobre isso, que já foi fechado. Espero que realmente tenha sido implementado no KDE 4.2

    *Deveria ser possível usar as ferramentas do konqueror com o dolphin. A ferramenta de criar galerias de imagens é muito útil para reduzir o tamanho de todas imagens em uma pasta.

    *Alguns atalhos simplesmente ainda não funcionam. Como digitar \servidorwindows ao invés de smb://servidorwindows

    *Minha máquina tem hardware relativamente parrudo, mas ainda assim percebo que o dolphin é nitidamente mais lento que o konqueror

    *A coluna de visualização das pastas sempre exibe todo o sistema de arquivos. Não há a opção de limitar o nível superior a /home/user por exemplo. Isto a deixa demasiadamente poluída.

    *Quando se abre uma nova aba, ela repete a localização da aba anterior. Seria mais interessante que abrisse com a pasta inicial padrão.

    A grande maioria destes itens já estão reportados no bugzilla do KDE. É aguardar para checar se serão logo corrigidos/implementados.

    O que eu gostei no Dolphin foi a coluna de detalhes/pré visualização do arquivo e também da janela de mídias sempre visível. Sempre que uma nova mídia é conectada ela já aparece ali.

    Pensei que era só eu que achava que o Dolphin tinha um longo caminha a trilhar até chegar aos pés das funcionalidades do Konqueror…

    O Dolphin já está legalzinho para usos mais “simples”, mas todo mundo continua sentindo falta dos excelentes recursos avançados do Konqueror, que parece que, aos poucos, ele está incorporando. Mas assim, quando estiver completo para substituir o Konqueror, ele vai “estar” o Konqueror, só com interface um pouco diferente e mais pesado! Não sei se vai ter muita vantagem!

    Thomas Kaufmann (usuário não registrado) em 6/12/2008 às 4:50 pm

    Sempre usei o Konqueror. Quando fiz upgrade da minha distribuição, o Dolphin veio junto e eu usei durante um tempo, mas não curti.

    Mesmo sendo assumidamente um usuário Gnome, periodicamente testo o KDE para ver como está o ambiente.
    O dolphin está muito bom, mas na minha opinião falta um pouco de polimento. O bom é que o KDE como um todo melhora rapidamente, causando uma saudável concorrência.

    Ah, e o “nova aba” no nautilus também abre uma cópia da pasta atual. Eu considero isto uma vantagem, mas uma opção para este comportamento não deve ser muito complicado de programar.

    Outra: “vinhesse” foi muito feio para ficar quieto.

    Relataram aí que o Dolphin é mais pesado que o Konqueror 3.5. Pra mim o KDE4 como um todo é mais pesado.

    Eu gosto do Konqueror, mas ele ser ao mesmo tempo navegador e gerenciador de arquivos não estava dando certo. Pelo menos pra mim que usava ele pra navegar. As configurações de Web e arquivos acabavam se misturando e isso era mau. Os desenvolvedores se focavam muito com a parte Web e o gerenciamento de arquivos estava sendo deixado de lado. Eu notava algumas características no modo de gerenciamento de arquivos que estavam mal concebidas.

    Eu acho legal deixar o gerenciamento de arquivos com um programa diferente. São desenvolvedores diferentes e com idéias novas. Com o tempo o Dolphin vai acabar adquirindo as funcionalidades que desejamos e vai adquirir algumas boas novidades. É sentar e esperar.

    enceladus (usuário não registrado) em 6/12/2008 às 10:17 pm

    O Dolphin é muito fraco. Ele é um dos motivos de muita gente, insatisfeita com o KDE4, estar se voltando para distros com Gnome (Ubuntu etc) ou mesmo XFCE (Zenwalk etc).

    Marcos Alexandre (usuário não registrado) em 6/12/2008 às 10:18 pm

    “Mas assim, quando estiver completo para substituir o Konqueror, ele vai “estar” o Konqueror, só com interface um pouco diferente e mais pesado! Não sei se vai ter muita vantagem!”
    Pois é. Pra mim eles deram pra trás, voltando a fazer tudo de novo o que já tinha.

    “Os desenvolvedores se focavam muito com a parte Web e o gerenciamento de arquivos estava sendo deixado de lado. Eu notava algumas características no modo de gerenciamento de arquivos que estavam mal concebidas.”

    Daí em vez de concertar e melhorar o konqueror, fazem outro arquivo do zero e ficam refazendo os recursos. Além de demorar mais pra ficar pronto, vão existir dois softwares quando seria possível apenas um. Não pode ser tão difícil fazer um produto com as duas funcionalidades. Até a Microsoft conseguiu! huahuanua!

    Foi mal, não resisti à piadinha! Podem moderar flame!

    Wallacy (usuário não registrado) em 6/12/2008 às 10:21 pm

    Só uma coisa, sempre vejo as pessoas falarem do “botão” de copiar e colar no dolphin.

    Se referem ao menu de contexto dos arquivos? Ou seja quando apertar em um arquivo mostra: Copiar, Colar e Cortar?

    Pois se for isso sempre teve no Dolphin, ou pelo menos nos relasses do openSUSE…

    Em fim. Eu também sou um dos que prefere o Dolphin ao konqueror, é um pouco mais agradavam navegar por ele, entretanto ainda falta algumas funcionalidades sim, como o compactar com o ark (atualmente só tem as opções de encriptar e assinar o arquivo) e outras coisinhas básicas.

    MaxRaven (usuário não registrado) em 6/12/2008 às 11:00 pm

    “Pois se for isso sempre teve no Dolphin, ou pelo menos nos relasses do openSUSE…”

    E digo mais, tem desde a versão do Dolphin para KDE3.5, usei ele no Slack 11, 12 , no mandriva 2008.1 e 2009 (já kde4), kubuntu e no ubuntu com kde e arch com kdemod4, em todos tem as opções copiar, colar e cortar no menu de contexto. Nunca entendi esta reclamação de falta deste recurso, pq para mim sempre esteve lá.

    Eu prefiro o konqueror para navegação na internet e rede, mas gerenciador de arquivos não abro mão do dolphin hoje em dia e nunca gostei muito do konqueror para isso, tem recurso demais a vista que nunca vou usar na vida.

    Marcelo (usuário não registrado) em 6/12/2008 às 11:21 pm

    Ué, quer copiar e colar? Clica com o botão direito na barra de ferramentas, configurar, seleciona copiar, colar, ou qualquer uma das outras ações disponíveis e joga pra ações atuais. Pronto! Difícil? Porque reclamar que uma função não existe sem antes procurá-la?

    Eu (usuário não registrado) em 7/12/2008 às 12:28 am

    Lucas Filho um corretor ortográfico ia bem aí no teu navegador hein amigão!?

    VINHESSE??

    hahahahahahaha

    Eu (usuário não registrado) em 7/12/2008 às 12:30 am

    Lucas Filho já que tu trabalha numa escola, arruma um curso de português aí!

    VINHESSE??

    hahahahahahaha

    Eu (usuário não registrado) em 7/12/2008 às 4:15 pm

    mas rá-tim-bum vinhesse é mais legal pow!

    O cara quer criticar o dolphin, muito mais leve e prático que o konqueror, pelo simples fato de ser um gerenciador de arquivos e não um misto de gerenciador e navegador.

    E assim como falta um pedagogo na equipe do KDE, tá faltando um professor de português na http://www.open-ce.com, um professor que VINHESSE contribuir na melhoria do que o povo de lá anda escrevendo pelos blogs alheios!

    kkkkkkkkkkkkkkkkkk

    “Clica com o botão direito na barra de ferramentas, configurar, seleciona copiar, colar, ou qualquer uma das outras ações disponíveis e joga pra ações atuais. Pronto! Difícil? Porque reclamar que uma função não existe sem antes procurá-la?”

    Só pelo fato de precisar de procurá-la já mostra que não é tão intuitivo quanto as outras soluções?

    Cadu (usuário não registrado) em 7/12/2008 às 11:55 pm

    “Só pelo fato de precisar de procurá-la já mostra que não é tão intuitivo quanto as outras soluções?”

    É verdade! Esse negócio de ficar procurando coisas é um saco né! Eu acho que eles deveriam implementar um negócio tipo o clip do MS office, que aparece quando o usuário passar o mouse em cima do arquivo, com uma balãozinho dizendo:
    “Oi amigo! Estou percebendo que queres fazer alguma coisa com o arquivo blablabla.bla. O que queres fazer?
    ( ) copiar o arquivo
    ( ) deletar o arquivo
    ( ) abrir o arquivo
    ( ) abrir o arquivo com …
    ( ) recortar o arquivo
    …”

    E o pior é que tem gente que ainda vai achar que não estou sendo sarcástico… hahahaha

    E sobre o “vinhesse”, talvez o cara esteja precisando de um pedagogo também. ;)

    Wallacy (usuário não registrado) em 10/12/2008 às 2:39 pm

    Mais ai que tá… Essa funcionalidade já esta presente… Clica no arquivo e abre o menu de contexto com as opções de “copiar” “colar” etc…

    A pergunta continua, que maldito relasse é esse que não vem com isso já ativado?

Este post é antigo (2008-12-06) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.