Dólar alto pode causar falta de computadores nas lojas no Natal, diz Intel
A dificuldade de negociação entre varejistas e fabricantes, diante das oscilações do dólar, poderá afetar o abastecimento de microcomputadores no país neste final de ano e fazer com que falte PCs nas prateleiras.
A opinião é de Oscar Clarke, presidente da operação brasileira da Intel, maior fabricante mundial de chips de computador. O executivo participou de encontro com a imprensa nesta terça-feira (18) e afirmou que a demanda continua alta, “mas as negociações estão complicadas”.
Clarke explicou que os dois primeiros trimestres deste ano “foram uma maravilha”, com taxas de crescimento de 30% nas vendas em relação aos mesmos períodos de 2007.
“Até a primeira semana de setembro, não percebemos qualquer redução no nível de atividade”, afirmou. O executivo acrescentou, no entanto, que, a partir da segunda semana daquele mês, a empresa começou a sentir “uma certa redução”, muito ligada à oscilação da moeda norte-americana.
Segundo ele, o desabastecimento ainda não acontece porque o varejo tem estoques. “No varejo ainda não se percebe redução na demanda”, disse, mas os fabricantes de computadores já “reduziram drasticamente a importação de componentes”, onde se incluem os chips Intel.
Por isso, ele estima que, diante da demanda que segue aquecida, “é bem provável que falte produto no final do ano”.
Segundo o executivo, o varejo tem informado que percebe uma certa retração de consumo entre os eletrônicos, “mas a demanda por PCs continua muito forte”, ressaltou. (via g1.globo.com)
Saiba mais (g1.globo.com).
Talvez esteja na hora de as pessoas pensarem em alternativas como por exemplo adquirir um computador usado, principalmente quando falamos de famílias de baixa-renda ou mesmo quando o presente for para uma criança.
Por exemplo, há uns dois meses intermediai uma compra de um computador para uma vizinha minha, na verdade para os filhos dela. Configuração: um atlhon 1800 com 512MB de RAM, HD de 60 e placa de vídeo GF2 com 64MB e gravador de CDROM. O valor ficou em 200 reais, o que acredito que não tenha sido muito para a configuração em questão. Isso mais um monitor usado que tinha aqui formou um computador completo para a molecada. O computador roda tudo que eles precisam e acredito que mais que isso seria frescura (além de pagar R$ 3000 numa casas Bahia num computador da positivo que daria problema dali a uma semana).
O bichinho tá usando Linux (ubuntu 8.10, rodando muito bem, obrigado) e até instalei uns joguinhos para a molecada se divertir.
Gosto de épocas de crise. Crises são essenciais para haver mudança. Espero que esta crise dure o suficiente para as pessoas repensarem alguns de seus hábitos, principalmente relacionado à questão do consumo.
A “poprósito”, alguém aí assistiu Zeitgeist Addendum? Se não, assistam. Nem precisa baixar no pirate bay, só assistir no youtube ou google video :-)
Tem sempre um chato que quer acabar com a graça, não? :-)
Fabricante??? Por favor explique melhor isso para mim.
Então quer dizer que temos fabricantes de computadores aqui no Brasil.
Que bom que o português é tal liberal assim, onde o significado de fabricante e montadora é o mesmo. :-)
É uma pena que em outras línguas, como o inglês por exemplo, montadora e fabricante tenham significados diferentes. :-(