Distribuição Linux para particionamento: Parted Magic 3
“Os criadores do Parted Magic 3.0 se referem à nova versão como a que tem “o changelog mais agressivo até hoje”.
A distribuição GPL destinada ao particionamento de discos rígidos é capaz de redimensionar partições Ext3, Ext2, NTFS e FAT, além de conseguir particionar e configurar discos com ajuda de diversas ferramentas. Como se trata de uma distribuição Linux, o Parted Magic ainda inclui suporte a redes Wi-Fi e softwares como Firefox, ftp e OpenSSH.”
Enviado por Pablo Hess (phessΘlinuxmagazine·com·br) – referência (linuxmagazine.com.br).
Grande Parted Magic! Uso desde a primeira versão. Além do changelog “agressivo” (!!!), outra mudança “agressiva” (!!!) foi no tamanho da ISO: da 30M para 44M.
A interface gráfica continua a IceWIN (acho), mas agora tem até Firefox e suporte a Internet wireless.
Dez, nota dez!
Me salvou uma vez. Vou baixar a nova versão e guardar na minha caixa de ferramentas :-)
Vou comprar um mini-CD pra gravá-lo, pra encontrá-lo facilmente no meio da minha baderna de CDs.
Nunca usei, mas deve ser ótimo, é uma mão na roda.
Usava o CD padrão do Ubuntu mesmo, mas demorava uma vida pra iniciar.
Por falar nisso, eu preciso replicar um computador com Linux + Windows para outros 13 idênticos. Todos estão conectados em rede, e possuem drive CD.
alguém recomenda uma ferramenta (livre) para criar imagem das partições, e que permita dar boot por um CD e acessar as imagens pela rede?
Olha Monge, aqui na escola eu fiz o seguinte:
Usamos o SystemRescueCD, que tem o partimage, uma ferramentas muito boa para gerar e restaurar a imagem. A mesma (que é única) fica hospedada num servidor FTP, na rede.
Eu fiz uma solução com scripts (com direito até a dialog) que funciona muito bem para replicar a imagem: Nós geramos a imagem e a enviamos para o servidor. A partir do servidor, descemos a imagem, guardamos numa partição “escondida” (ext3), e de lá restauramos Windows e Linux para as máquinas.
Amanhã os estagiários irão restaurar os Windows (problemas com o Pascal) dos laboratórios (são 120 computadores, e a imagem tem uns 5 Gb, completa)), e do jeito que fizemos, eles mesmos fazem isso, sem problemas. Claro, para chegar aí foram 3 anos e meio de trabalho, e uma contínua evolução na solução.
Ah, ia esquecendo, o partimage tem a opção de trabalhar em modo servidor (partimaged), para fornecer a imagem, mas aqui preferimos usar FTP mesmo.
Um dia (um dia…) eu vou tentar tornar essa solução nossa mais “palatável” para os usuários “comuns”, e não a nossa aplicação específica. Por enquanto, sugiro que dê uma olhada no Phantom System, do Djanes Suhanko, ou então mande um sinal de fumaça, posso te passar os nossos scripts e o passo-a-passo do que fiz aqui: rio44015@terra.com.br.
[]ão, Ricardo.
Esse SystemRescueCD também é muito bom.
Monge: use a versão do Parted com o Clonezilla.