Dica: O básico para o Debian Lenny no desktop
“O Debian é uma distribuição Linux das mais estáveis, robustas e testadas. Que tal tudo isso no desktop? Nesta dica, apresentaremos alguns avanços do Debian Lenny nesse sentido, além de dar várias dicas que deixarão seu Debian “liso” e confortável para um desktop.”
Enviado por Julio Cesar Bessa Monqueiro (julioΘgdhpress·com·br) – referência (guiadohardware.net).
• Publicado por Augusto Campos em
2008-11-20
Aguardo os próximos artigos. Eles ajudam a por o Debian nos “trilhos” do desktop.
Atualmente usu Ubuntu, mas não sei se é só comigo isso: tinha um hardware modesto e o Ubuntu apresentava instabilidades. Comprei um hardware novinho ,poderoso e compatível com linux e o Ubuntu apresenta instabilidades também! (falo de travadas que não permitem ctrl+alt+backspace , firefox fechando aparentemente sem motivos, além de lentidão…)
Espero em breve testar o Debian com propósito de uso em desktop. É uma pena não existir uma distro Debian pronta para uso desktop.(Debian BR CDD está estacionado)
Debian pra Desktop? Há sim, Ubuntu! heheheh
Nao entendo porque dizem que nao ha distro Debian pronta pra Desktop. eu uso Debian Lenny (testing) em 2 desktops ha pelo menos 2 anos e so tenho elogios a estabilidade do sistema. A versao testing consegue aliar estabilidade a atualizacao de pacotes na medida certa.
eu também uso debian no desktop a tempos, no serviço por exemplo ja uso a mais de 3 anos, em casa eu nao usava pq a maquina nao era minha, mas há 1 ano e meio comprei uma pra mim e desde lá só uso debian, agora o lenny, mas antes usava o etch, pode até ser um pouquinho mais complicado para configurar algumas coisinhas, mas nada que uma pesquisa básica nao resolva… e sempre lembro as pessoas, instalar o debian é mais facil q instalar windows, principalmente o hardware
Não existe distribuição perfeita, mas o Debian é muito bom, também no Desktop. Não tem muito o que inventar, basta saber o que está fazendo. Com o debian-multimedia, todos os codecs estão à disposição. Nunca tive problema algum com ele.
Usei o debian no desktop por vários anos e sempre foi muito bom. Mudei para o Ubntu por uma mera curiosidade e acabei continuando com esta, mas o Debian sempre foi muito bom. E como disse o colega anteriormente a versão testing é estável e atualizada o suficiente para tal tarefa.
Também uso Debian tanto em casa (Etch) como no trabalho (Lenny). Certamente, o Debian não vem “de fábrica” com as mesmas firulas, no bom sentido da palavra, do Ubuntu. Mas, é muito estável, inclusive o Lenny, e tem tudo que um bom desktop precisa. É um pouco cru, é verdade, mas bem personalizável.
@Rubens Matos:
Comentário perfeito!
Desde que conheci o Debian o uso em meu desktop e notebook e, não sei como é possível, consigo me maravilhar mais e mais com este sistema a, cada dia.
A versão testing é excelente mesmo, tem algo que as outras distros talvez não consigam alcançar (pelo menos não com a perfeição do Debian): Um primoroso balanço entre pacotes atuais x estabilidade.
Abraços!
Olha cada vez vejo por ai pessoas que reistem ao ter Debian em seu Desktop, não entendo por que este pré-conceito, eu utilizava kurumin, mandriva, slackware e a te ubuntu, depois eu resolvi conhecer o debian, na época eu utilizei o etch, mas ai eu resolvi testar o lenny, isto logo após o lançamento do etch como estável, pois ja usava o etch como testing, depois disso resolvi deixar direto como testing nos repositórios, pois não vi problemas tão grave em utilizar a versão testing em um “Desktop”, ja não digo o mesmo para servidores.
e ele se saiu melhor do que as outras distros testadas antes na minha opinião por sua estabilidade e leveza.