Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Desktop virtual: Linux.com dá uma primeira olhada no Ulteo

O Linux.com analisou a versão beta (e restrita a convidados) do Ulteo, o desktop KDE virtual, acessível via navegador web, produzido pela empresa de Gaël Duval, o criador do Mandrake Linux, demitido da Mandriva no início de 2006.

Pela descrição, o serviço me lembrou o acesso remoto a um desktop via VNC, mas com algumas diferenças fundamentais: este desktop é administrado pelo Ulteo, e está sempre disponível, sem os inconvenientes de ter de deixar o computador hospedeiro ligado e conectado à Internet.

Não há acesso a ferramentas de configuração do sistema operacional, apenas a aplicativos como OpenOffice, Gimp, Firefox, Thunderbird, Kopete e VLC. O autor do artigo testou o serviço usando uma conexão de 15Mbps, e relata um pequeno lag, e os efeitos típicos da compressão sobre o visual do desktop remoto apresentado no navegador.

Mas ele gostou, e até mesmo comparou com outras opções de aplicativos hospedados remotamente. E ainda é beta, é bom lembrar. Vamos aguardar mais novidades.

Leia também: Fundador do Mandrake fala sobre o Ulteo, sua nova distribuição.

Saiba mais (linux.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-01-31

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Frank_w (usuário não registrado) em 31/01/2008 às 11:44 pm

    Estranho, primeiro falaram que o ulteo seria o OPEN OFFICE Online. Agora ja é kde. Bem entrei no site e realmente aparece somente “openoffice” e um outro serviço de desktop que talvez seja o tal KDE, porem é soh para beta-testers.

    Quando comecei a ler a noticia pensei em acessar para ver no que dava. Porem quando li “15Mbps” e “relatou LAG” desanimei. :p

    Estou testando o Ulteo desde 01/11/2007. Inicialmente o acesso era ilimitado para o beta testers, agora eles limitaram o tempo ao mínimo, não marquei, mas a sessão não deve durar 15 minutos, em seguida vem um aviso informando que o tempo foi limitado para que outros usuários possam acessar e solicita-se uma visita a store.ulteo.com para uma um acesso pago, este endereço informa que “Ulteo Store is under development.”

    Eu uso numa conexão de 800MB, uso basicamente o Firefox e o OpenOffice raramente, o sistema é estável, porém, a navegação é naturalmente lenta numa conexão de banda “quase larga” como as nacionais.

    Guilherme (usuário não registrado) em 1/02/2008 às 1:37 pm

    Que conexão eh essa, heim…?!

    :)

Este post é antigo (2008-01-31) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.