Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Desenvolvimento de módulos para o kernel Linux

“Este material traz informações interessantes para quem quer aprender a desenvolver para o kernel do Linux. O artigo traz algumas informações conceituais resumidas, links úteis, além de um exemplo: um módulo que trabalha com um dispositivo orientado a caractere e um arquivo no diretório /proc, ilustrando o tema.

“Neste primeiro artigo eu vou apenas começar a introduzir o assunto. Pretendo mostrar pro pessoal que não tem segredo nesse tema, e o caminho para o pessoal começar esta “jornada ao centro do Linux”. Futuramente colocarei diversos outros conteúdos relacionados.”

Veja o artigo completo

Enviado por Bruno Moreira Guedes (thbmatrixΘgmail·com) – referência (brunildz.blogspot.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-10-24

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Rockstar (usuário não registrado) em 24/10/2008 às 4:49 pm

    Cara, muito interessante teu artigo, resume bastante o início do livro de Device Drivers da O’Relly, que eu achei meio enrolado…Aqui no Brasil tem muitas empresas que desenvolvem módulos para seus dispositivos ou só a IBM o faz?

    Brunildz (usuário não registrado) em 25/10/2008 às 12:44 am

    Hmm, não cheguei a ler ainda este livro, mas eu já li diversas referências do assunto.

    Quanto às empresas… Bom, device driver em forma de módulo do kernel eu não sei te afirmar com certeza, mas acredito que seja totalmente provável.

    Mas em forma de aplicativo/biblioteca, trabalhei inclusive em uma empresa que desenvolve. Além do mais, sei de inúmeras empresas que o fazem.

    A questão é que, infelizmente, apesar de eu ter provado que é fácil desenvolver um módulo para o kernel, infelizmente a portabilidade é muito baixa quando o driver não é open source. E como nem todas as empresas desenvolvem código aberto, isso ainda é uma dificuldade.

    Para muitas coisas a parte do kernel já está “feita”. São os casos de dispositivos conectados às portas serial e paralela/lp. Ainda assim, os dispositivos conectados à porta USB muitas vezes utilizam um modelo de adaptação destes tipos de conexão.

    Desta forma, você basicamente vai precisar desenvolver seu driver no próprio kernel quando se tratarem de novos dispositivos PCI, dispositivos USB incompatíveis com os tipos de subsistema existentes, etc.

    De certa forma, isso restringe um pouco o uso de módulos do kernel para device drivers. Existe uma “idéia geral” na mente de muitas pessoas de que módulo do kernel é só device driver, mas quando vemos isso a fundo percebemos que não é bem assim.

    Enfim, gostei da “repercursão” de meu artigo e vou publicar mais sobre o assunto em breve. Assim que eu postar algo mando para o br-linux novamente!!

    []‘s

Este post é antigo (2008-10-24) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.