Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Desenvolvedor integra e compara KyaPanel e Zimbra

“O KyaPanel é um software com quatro anos de idade. Maduro e confiável no gerenciamento de servidores ele possuí um dos seus módulos focado no gerenciamento de servidores de e-mail.

Algumas de suas características são exclusivas nesse tipo de software, pelo menos entre os softwares FLOSS disponíveis no mercado. O controle por usuário e por domínio do controle de anexos. É claro que há muito mais. Então, se você ainda não conhece bem o KyaPanel, dê uma olhada em sua descrição.

O Zimbra é muito bom. Simplesmente o mais lindo e bem feito Webmail FLOSS disponível atualmente no mercado. Mas Zimbra é muito mais do que apenas “uma cara bonita”. Ele é um servidor de e-mail completo com sua própria interface de gestão.

E esse é o ponto: KyaPanel é um gestor melhor. Ele possui muito mais opções, dando assim, mais flexibilidade no controle e gestão de usuários e domínios.

“Nós apenas fizemos os dois trabalharem juntos, assim, todo mundo pode ter o melhor dos dois ambientes”, comenta Anahuac de Paula Gil, o criador e mantenedor do KyaPanel.
Usando o Zimbra somente como webmail

Nós sabemos que, muito provavelmente, a equipe de desenvolvimento do Zimbra não vai gostar muito disso, mas uma vez que o KyaPanel estiver instalado e integrado, a interface de gestão dele não é mais necessária. Na verdade, usá-la nessas condições pode ser desastroso para o servidor de e-mail.

Desta forma o Zimbra não sabe que o KyaPanel está presente fazendo o trabalho pesado. Mas essa integração é fácil de ser feita graças à interface de administração através de comandos do Zimbra.

Usando o Kya-Filter como content filter para controlar as mensagens por domínio e usuário, têm-se um Servidor de E-mail seguro, funcional, flexível e amigável aos usuários comuns.

Posso controlar os usuários configurando tamanhos diferentes para suas mensagens? Sim. É exatamente isso o que o KyaPanel faz por você. Mas existem mais controles além desse. Pode-se controlar os usuários por tipo de anexo, por destinatário, por remetente, pelo número de destinatários e muito mais. Esse é o tipo de controle que o Zimbra não oferece.

A próxima novidade será o sistema de backup/restore que a equipe de desenvolvimento do KyaPanel está fazendo. Ele será publicado em breve, sob GPL.
KyaPanel

O KyaPanel é um painel para facilitar a administração de servidores Gnu/Linux melhorando a administração de rede. Atualmente são módulos: Gestão de E-mail e Gestão do Samba

O módulo de Gestão de E-mail gerencia servidores com Postfix + Courier e duas opções de base de dados: OpenLDAP e SQL. Se você optar por usar SQL poderá escolher entre PostgreSQL ou MySQL.

A mais inovadora característica do KyaPanel é sua perfeita integração com o Active Directory que permite a sincronização de usuários e senhas do seu servidor Windows e os usuários de e-mail que ficam armazenados no OpenLDAP.

O KyaPanel foi desenvolvido em três camadas: interface em PHP, núcleo em Shell Script e base de dados OpenLDAP ou SQL.

Fácil de instalar e com centenas de opções administrativas desenvolvidas em um código realmente simples, o KyaPanel é a mais atual ferramenta de administração de servidores.

* http://www.kyapanel.com
* http://www.kyapanel.com/wiki/doku.php?id=kyapanel:howto_zimbra_en

E quanto custa?

A verdade é que tanto o KyaPanel, quanto a versão OpenSource do Zimbra nao custam nada. Eles são gratuitos. E não há limitação de nenhum tipo.

Isso porque eles são FOSS, então, além de serem gratuitos, pode-se ver, estudar, alterar e redistribuir seus códigos. Bem-vindo à era da liberdade.”

Enviado por Anahuac de Paula Gil (anahuacΘanahuac·biz) – referência (kyapanel.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-10-30

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Opa, calma aí, o Zimbra tem sim algumas limitações na versão open, e não estou dizendo menos recursos, ele tem algumas limitações comerciais, uma delas é não poder trocar o logotipo do zimbra caso você seja um provedor ou algo assim (com mais de um domínio).

    InFog

    Lembrando que o desenvolvedor do KyaPanel estava passando por dificuldades financeiras. Se o KyaPanel “lhes” for util, contribua com o projeto de alguma maneira nem que seja a doação em dinheiro de alguns trocados, não seja egoísta!!

    Adao (usuário não registrado) em 31/10/2008 às 8:39 am

    O KyaPanel é o antigo JEGUE?

    É o antigo JeguePanel.

    Jack (usuário não registrado) em 31/10/2008 às 1:43 pm

    Sem dúvida alguma o Anahuac, um velho conhecido e colaborador da comunidade de software livre brasileira, está de parabéns. Embora pessoalmente ainda não tenha usado o Kyapanel em um ambiente de produção propriamente dito, já tive oportunidade de instalá-lo e testá-lo e, de fato, trata-se de uma ferramenta excelente.

    Se não estiver enganado, aos interessados em utilizar da ferramenta e ao mesmo passo contribuir com o projeto financeiramente, o Anahuac vende os manuais digitais do “administrador do sistema”. Certamente vale a pena comprar (alunos orientandos meus compraram e estavam bem felizes com os textos)!

    Bem, depois das dificuldades com o projeto anunciadas pelo próprio Anahuac em seu blog, parece que as coisas estão andando bem ultimamente com o projeto, principalmente depois da inclusão do mesmo no Portal do Software Público.

    Boa sorte ao Anahuac… Vida longa do Kyapanel!!!

Este post é antigo (2008-10-30) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.